A linguagem usada nesse texto é mais formal ou mas informal por que

A linguagem usada nesse texto é mais formal ou mas informal por que

Português, 03.11.2020 17:00 alice4349

Respostas

A linguagem usada nesse texto é mais formal ou mas informal por que

1- Mais informal, pela forma que as personagens falam

2- Hãããããã!?

3- Destacar as palavras com pronuncia mais forte

4- Pois antigamente se usava rapaz em vez de adolescente agora se pronuncia adolescente(jovem)

Espero ter ajudado também estava fazendo esse tema ksksk

A linguagem usada nesse texto é mais formal ou mas informal por que

eu preciso do texto para saber

Explicação:

A linguagem usada nesse texto é mais formal ou mas informal por que

Explicação:

1 a

2 b

3c

as frazes sao formais para o leitor compreender o texto

A linguagem usada nesse texto é mais formal ou mas informal por que

Resposta de: dailaneazevedo

Explicação:

qual o nome do texto se não,não vai dar pra responder

A linguagem usada nesse texto é mais formal ou mas informal por que

Resposta de: aryadnesanttos15

INFORMAL,POR CAUSA DO FALA SÉRIO

Explicação:

A linguagem usada nesse texto é mais formal ou mas informal por que

Resposta de: mickablack09

Informal.

Explicação:

Pelo fato desse tipo de linguagem não ser usada com um advogado por exemplo...

é uma demonstração de intimidade!

falamos assim com alguém geralmente mais próximo. No caso o exemplo "mãe",que é uma pessoa que temos uma certa intimidade e liberdade de fala.

espero ter ajudado!

A linguagem usada nesse texto é mais formal ou mas informal por que

Resposta de: yarawaneska49

Informal.

Explicação:

Pois como a personagem vive todos os dias com sua mãe não há motivos para ela ser formal em todo tempo.

A linguagem usada nesse texto é mais formal ou mas informal por que

mande uma foto do texto em anexo para ajudar

A linguagem usada nesse texto é mais formal ou mas informal por que

Quando falamos de mitologias antigas, poucos deuses tiveram tanta popularidade e adoração como Zeus. Zeus era o rei dos deuses gregos e governante do Monte Olimpo.Ele era o deus do céu, do raio, do trovão, da lei, da ordem e da justiça. Foi primeiro adorado pelos gregos.

Embora ele seja mais conhecido como deus do trovão, Zeus foi o deus mais importante dentre as crenças religiosas gregas, e ele possuía muitos títulos que enfatizavam diferentes aspectos de sua autoridade.

Explicação:Espero ter ajudado

A linguagem usada nesse texto é mais formal ou mas informal por que

resposta:

da pra vc mandar uma foto do texto

A Linguagem Publicitária é aquela utilizada nas mensagens publicitárias, a qual possui forte intencionalidade de provocar sensações no leitor, ou seja, de convencê-lo.

Aspectos da Linguagem Publicitária

Note que a linguagem publicitária não precisa ser necessariamente escrita, ou seja, esse tipo de discurso utiliza de outras modalidades ou pluralidade de códigos, seja a linguagem escrita, visual e auditiva, com o objetivo central de conquistar o público.

Os meios mais comuns de encontrarmos a linguagem publicitária é nas faixas, cartazes, anúncios, outdoors, revistas, dentre outros.

Antes de mais nada, devemos lembrar que o principal intuito da linguagem publicitária é persuadir as pessoas.

Nesse caso, pensemos nas empresas que utilizam da linguagem publicitária, para difundir determinada marca, produto ou serviço e aumentar suas vendas (lucro).

Elas focam sobretudo, na linguagem persuasiva, ou seja, com o intuito de convencer as pessoas a comprar ou adquirir tais produtos e serviços.

Já que a intenção maior da linguagem publicitária é persuadir as pessoas, ela é muito atrativa, ou seja, chama a atenção da população, envolvendo a linguagem verbal e não verbal, por exemplo, imagens atrativas e coloridas, frases de efeito, ou mesmo, a interação com o público, tal qual ocorre em algumas campanhas publicitárias.

Muitas vezes, os textos publicitários misturam a linguagem verbal (textos, letras, palavras) com elementos que apresentam uma linguagem não-verbal, tal qual as fotografias, imagens, desenhos, dentre outros.

O que importa, afinal, é conquistar o público e por isso, a linguagem publicitária é cuidadosamente produzida por meio de efeitos retóricos, aspectos estilísticos, recursos expressivos e técnicas argumentativas peculiares.

De tal modo, para atrair o público ela utiliza a linguagem coloquial, ou seja, a linguagem informal, dinâmica e cotidiana, em detrimento da linguagem formal ou culta.

Além disso, outra importante caraterística das mensagens publicitárias é a criatividade, onde o uso do humor torna-se uma ferramenta recorrente para atrair o público.

Características da Linguagem Publicitária

Para facilitar o estudo, segue abaixo as principais características da linguagem publicitária:

  • Intenção principal de convencer o leitor
  • Linguagem dinâmica, coloquial, direta, simples e acessível
  • Intertextualidade (relação com outros textos) e humor
  • Recursos visuais, sonoros e interativos
  • Linguagem retórica, apelativa e persuasiva
  • Verbos no imperativo e uso de vocativo
  • Linguagem conotativa (figurada) para gerar múltiplas interpretações
  • Figuras de linguagem e/ou vícios de linguagem
  • Função apelativa da linguagem (conativa)
  • Rimas, ritmo e trocadilhos
  • Neologismos e estrangeirismos

Exemplos de Linguagem Publicitária

  • Abuse e use C&A! (Lojas de roupas e acessórios C&A)
  • Beba Coca-Cola! (Coca-Cola)
  • Compre Baton! (Chocolates Baton)
  • Vem pra Caixa você também! (Banco Caixa Econômica Federal)
  • É impossível comer um só! (Salgadinhos da Cheetos)
  • Tem 1001 utilidades. (Esponja de aço: Bombril)
  • Se é Bayer é bom. (Indústria Farmacêutica Bayer)
  • É Gripe? Benegripe! (Remédio benegripe)

Saiba mais no artigo: Texto Publicitário.

Funções da Linguagem

De acordo com a intencionalidade do locutor (ou enunciador) do discurso linguístico, fica claro que a linguagem possui diversas funções, no entanto, todas compartilham a mesma intenção: de interagir com o interlocutor (receptor da mensagem).

Essas funções foram estruturas pelo linguista russo Roman Jakobson (1896-1982), em 1960.

Segundo os estudos de Jakobson, a linguagem possui seis funções, sendo a linguagem publicitária sobretudo de “função conativa”, mas que pode também apresentar a “função poética”, em alguns casos:

  • Função Referencial: informar sobre algo no sentido denotativo, ou seja, destituída de subjetividade, por exemplo, os textos jornalísticos.
  • Função Emotiva: discursos marcados pela subjetividade do locutor, por exemplo, os diários pessoais, repletos de emoções e sentimentos do autor.
  • Função Poética: de caráter subjetivo, essa função é caraterística dos textos literários, por exemplo, os poemas. Entretanto, ela pode ser usada na linguagem publicitária.
  • Função Fática: utilizada para interromper ou estabelecer a comunicação e a interação entre o locutor (emissor) e o interlocutor (receptor), essa função é característica dos diálogos (cumprimentos, saudações, despedidas, conversas no telefone, etc.).
  • Função Conativa: utiliza a linguagem apelativa, persuasiva com o intuito de convencer o receptor da mensagem, por exemplo, as mensagens publicitárias.
  • Função Metalinguística: uso de metalinguagem (linguagem que fala dela mesma), por exemplo, os verbetes de dicionários e as gramáticas que explicam a linguagem escrita, através dela mesma.

Veja mais em: Funções da Linguagem e Ambiguidade.

O gênero jornalístico tem como principal característica a integração entre o leitor e o jornal, sendo que essa modalidade requer um tipo específico de linguagem, chamada de linguagem jornalística. Esta, por sua vez, é composta por algumas especificidades que têm objetivos bem delimitados, partindo do pressuposto de que todos e todas devem compreender o conteúdo a ser transmitido. Ser bem compreendido requer perícia com as palavras, pois não é interessante para o gênero em questão ser alvo de ambiguidades e diferentes interpretações.

A linguagem jornalística deve seguir alguns preceitos. São eles:

Objetividade: a linguagem jornalística deve ser objetiva e evitar termos literários, como metáforas e linguagem conotativa. Isso acontece porque a mensagem deve ser transmitida de maneira clara, a fim de que sejam evitadas diferentes interpretações e possíveis dificuldades do leitor em compreender aquilo que está sendo dito ou lido.

Simplicidade: a linguagem jornalística deve prezar por termos aceitos no registro formal da língua, evitando vícios de linguagem e vocábulos eruditos ou obsoletos.

Imparcialidade: deve evitar expressões que denunciem a opinião de quem escreve a notícia para que o leitor possa fazer seu próprio juízo de valor sobre aquilo que está expresso no jornal.

Linguagem referencial: o foco deve ser mantido na notícia.

Empatia com o leitor: a linguagem jornalística deve projetar no leitor os sentimentos daqueles que estão envolvidos na notícia.

Linguagem narrativa: predominantemente há a ocorrência da narração, gênero associado aos verbos carregados de ação. A narração confere maior ritmo aos fatos, assim como linearidade.

Universalidade: os fatos narrados devem ser de interesse geral, evitando assuntos que sejam de pouca relevância para a sociedade.

O estilo jornalístico pode ser facilmente notado em um texto, pois alguns elementos aparecem com bastante frequência:

Frases curtas: estão associadas à objetividade do texto, lembrando que a notícia deve demandar pouco tempo de leitura, por isso a preferência por esse tipo de construção frástica.

As locuções verbais devem ser evitadas: locuções verbais não são bem-vindas, sobretudo quando podem ser substituídas por um único verbo equivalente.

Uso da ordem direta da língua: as inversões são comuns no gênero literário, portanto, devem ser evitadas na linguagem jornalística. A linguagem direta da língua, sujeito+ verbo+complementos e adjuntos adverbiais, deve ser predominante.

Uso de repetições: as repetições, quando não estão em excesso, são aliadas no processo de memorização daquilo que está sendo dito ou lido, pois permitem que as informações sejam mais bem assimiladas.

Vejamos um exemplo em que a linguagem jornalística pode ser facilmente denotada no texto jornalístico:

É possível observar no texto acima vários elementos presentes na linguagem jornalística, cujos textos têm como principal objetivo demonstrar circunstâncias e também fornecer uma análise de suas causas e de seus efeitos.