Em qual continente esta concentrada a maior parte da população mundial

Já pensou no quão incrível é o fato de existirem 7 bilhões de pessoas no mundo? No tanto de diversidade que isso representa? Pois é, a população mundial é enorme e nós somos apenas um pedacinho dela. Para ter uma noção melhor de como ela está distribuída em cada canto do nosso planeta e nas características populacionais de cada continente, acompanhe essa aula de demografia!

A população mundial

Segundo dados da Organização das Nações Unidas, apesar de a população mundial estar constantemente aumentando, o ritmo deste crescimento tem diminuído.

Além disso, a distribuição da população ao redor do globo acontece de forma desigual. A previsão é que daqui aproximadamente 80 anos, ou seja, nos anos 2100, a população alcance a marca de 12 bilhões de pessoas.

Em qual continente esta concentrada a maior parte da população mundial
Figura 1: Mapa da população mundial em anamorfose.

A forma de distribuição da população ao redor do planeta Terra é o fator que ocasionou a diversidade de culturas, de etnias, religiões e todas as demais características próprias de cada povo. Essas características permitem a existência das diferenças e peculiaridades em cada população.

A distribuição da população mundial em cada continente

Para entender melhor como a população mundial está distribuída, vamos analisar os dados de cada continente, começando pelo Asiático.

Continente Asiático

Em relação aos números, a maior parte da população mundial está concentrada no continente asiático. Lá, estão alguns dos países mais populosos do mundo. Por exemplo, a China tem 1,38 bilhão de habitantes e a Índia, com 1,33 bilhão. Abrangendo a população dos demais países, o continente asiático apresenta uma população de 4,46 bilhões de habitantes.

Continente Europeu

No continente europeu, em contraste com o Ásia, a população é menor até mesmo se comparada com alguns países do continente asiático, chegando a 741,4 milhões de habitantes no ano de 2016.

Além dos baixos índices populacionais, a Europa possui baixo índice de crescimento populacional devido à baixa taxa de natalidade e ao envelhecimento populacional. Por conta da baixa taxa de natalidade alguns países como a Alemanha, promovem incentivos públicos para que os casais heterossexuais tenham mais filhos.

Em qual continente esta concentrada a maior parte da população mundial
Figura 2: Pirâmide etária do continente europeu, indicando o envelhecimento da população.

Oceania

Na Oceania os números populacionais são ainda menores que no continente europeu. Dada sua pequena extensão, o continente apresenta uma população de aproximadamente 37 milhões de habitantes, número menor que a população de diversos países do globo, incluindo o Brasil.

Além da pequena extensão territorial, alguns países da Oceania possuem partes do seu território não habitáveis. Como é o caso da Austrália, que possui a  maior parte da sua população concentrada nas regiões litorâneas.

Continente Africano

Diferente dos continentes já citados aqui, o continente africano, apesar de possuir regiões em situação de pobreza extrema, é o continente que possui maior aumento proporcional de sua população.

O equilíbrio em relação aos números populacionais se dá devido ao aumento da população dos grandes centros urbanos. Mas também ao fato da predominância da população rural, onde as taxas de natalidade em geral são maiores. Atualmente a população da África é de 1,2 bilhão.

Continente Americano

Já o continente americano, apesar de sua grande extensão, possui uma população composta por 1 bilhão de habitantes, sendo a população brasileira de 209 milhões e a estadunidense, de 329 milhões. Tanto os Estados Unidos como o Brasil, fazem parte da lista de países mais populosos do mundo a qual pode ser analisada a seguir.

Países mais populosos do mundo

Populoso é um lugar com alto índice de população absoluta. Portanto, os países mais populosos do mundo são aqueles que apresentam os maiores números de habitantes em seu território. Os dez países mais populosos são:

1. China: 1.384.688.986 habitantes
2. Índia: 1.296.834.042 habitantes
3. Estados Unidos: 329.256.465 habitantes
4. Indonésia: 262.787.403 habitantes
5. Brasil: 208.846.892 habitantes
6. Paquistão: 207.862.518 habitantes
7. Nigéria: 195.300.34 habitantes
8. Bangladesh: 159.453.001 habitantes
9. Rússia: 142.122.776 habitantes
10. Japão: 126.168.156 habitantes

Panorama geral da população mundial

A tendência é que daqui alguns anos, a configuração desta lista sofra alterações, pois o ritmo de crescimento destes países é diferente entre eles, uma vez que a realidade social de cada um também é diferente.

Possivelmente alguns destes países sairão desta lista ou trocarão de posição. Enquanto isso, outros vão possuir um ritmo de crescimento populacional cada vez mais acelerado. A Índia por exemplo, provavelmente irá assumir o primeiro lugar em breve, tendo em vista que sua taxa de natalidade é maior que a da China.

Trazendo um panorama geral em relação à população mundial, espera-se que o número de pessoas continue aumentando, porém com um desaceleramento nos próximos anos. Alguns cientistas dizem que no ano de 2050 a população irá parar de crescer, porém nada pode ser confirmado, já que o tema população é algo bastante relativo e mutável.

De qualquer modo, a maior discussão é a organização do espaço, pois sem organização, a situação da qualidade de vida e do desenvolvimento populacional será cada vez mais caótico.

Videoaula

Para revisar e dominar mais ainda este conteúdo, recomendamos a videoaula sobre demografia com o professor Raphael Carrieri, do canal do Curso Enem Gratuito! Depois de assistir, não se esqueça de resolver os exercícios.

Questões sobre população mundial

Para terminar, resolva as questões sobre população mundial selecionadas pelo professor Marcelo e verifique se você realmente está dominando este tema!

Você já fez este questionário anteriormente. Portanto, não pode fazê-lo novamente.

You must sign in or sign up to start the quiz.

Para iniciar este questionário, você precisa terminar, antes, este questionário:

  1. (UEL PR/2019)

    Leia o texto a seguir.

    O prefixo “des” indica anomalia. “Desemprego” é o nome de uma condição claramente temporária e anormal, e, assim, a natureza transitória e curável da doença é patente. A noção de “desemprego” herdou sua carga semântica da auto consciência de uma sociedade que costumava classificar seus integrantes, antes de tudo, como produtores, e que também acreditava no pleno emprego não apenas como condição desejável e atingível, mas também como seu derradeiro destino. Uma sociedade que, portanto, classificava o emprego como uma chave – a chave – para a solução dos problemas ao mesmo tempo da identidade pessoal socialmente aceitável, da posição social segura, da sobrevivência individual e coletiva, da ordem social e da reprodução sistêmica.
    BAUMAN, Z. Vidas despedaçadas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005. p. 19.

    Com base no texto e nos conhecimentos sobre as transformações mais recentes quanto ao tema desemprego no capitalismo, considere as afirmativas a seguir.

    I. A tendência no capitalismo globalizado é tornar os postos de trabalho mais flexíveis para atender necessidades das grandes corporações, levando a questionamentos do modelo taylorista-fordista. II. A perda de identidade em relação ao emprego no capitalismo contemporâneo confirma o fato de que a categoria trabalho deixou de ser essencial para a produção e reprodução da vida social. III. As políticas antissindicais que acompanham as práticas neoliberais apresentam como resultado a supressão das crises econômicas globais com o restabelecimento do pleno emprego.

    IV. O desemprego, no capitalismo globalizado, tem a longa duração como seu traço característico, enquanto avança o emprego precário e de alta rotatividade, como nos call centers.

Ouça este artigo:

A Ásia é o maior continente do planeta, ocupando 1/3 das áreas emersas, e o mais populoso, com 60% da população mundial em seus territórios. A população da Ásia está concentrada no litoral do sul e extremo oriente, mais precisamente nos litorais chinês, indiano e japonês. Um território tão vasto e uma população tão grande acabaram por gerar ao longo de sua história uma grande diversidade étnica e cultural.

A Ásia é um continente de contrastes, sendo o continente que mais cresce e, abrangendo três das maiores economias do mundo (japonesa, chinesa e indiana) ainda tem a maioria de sua população vivendo nos campos, utilizando técnicas rudimentares de cultivo e pastoreio. A exceção são países que possuem um grande desenvolvimento na área tecnológica e educacional, além de uma intensa atividade industrial e que, portanto, possuem uma população majoritariamente urbana, como é o caso de Japão, Israel e Coreia do Sul.

A China é o país mais populoso do mundo, com cerca de 1.357.000.000 habitantes, e apresenta uma intensa concentração populacional no litoral. Possui uma população aproximada de um bilhão e quatrocentos milhões de habitantes – com 92% pertencente à etnia Han. A região oeste contém áreas desérticas e montanhosas, enquanto o leste chinês possui forte industrialização, o que atrai a população. Em 2012, tendo 49% da população agrária, a China vem realizando uma transição populacional do campo para as cidades. Devido ao intenso crescimento populacional, o governo chinês instituiu programas de controle de natalidade. Os programas foram efetivos, mas trouxeram dois grandes problemas. O envelhecimento da população cria uma pressão previdenciária, na medida em que os trabalhadores se aposentam e restam menos pessoas em idade ativa. A preferência por filhos do sexo masculino também desequilibrou a demografia no país.

A Índia é o segundo país mais populoso do mundo e apresenta uma distribuição desigual da população, concentrada principalmente nos litorais sul e nordeste. Com uma população aproximada de 1.300.000.000 de habitantes, o país deve ultrapassar a China nos próximos anos. Com 68% de sua população vivendo em áreas rurais, a população indiana cresceu principalmente a partir da década de 1960, com o avanço da medicina. As taxas de natalidade têm se mantido estáveis desde então. A Índia ainda sofre com graves problemas de desnutrição e falta de saneamento básico, principalmente nas áreas rurais. A preferência por filhos homens acarretou, assim como na China, uma balança demográfica desigual. O governo indiano tem feito campanhas de controle familiar, de forma a diminuir a pressão populacional.

Em contrapartida, há no continente países com populações numericamente menores, como Jordânia (seis milhões de habitantes) e Líbano (4 milhões). A distribuição populacional também é um fator de grande contraste, com algumas regiões extremamente povoadas e outras que constituem imensos vazios populacionais. Enquanto Bangladesh, por exemplo, possui o impressionante índice de cerca de 1.154,74hab./km², a Mongólia, por sua vez, apresenta uma densidade demográfica de 2hab./km² e o Cazaquistão, 6hab./km².

Existe também uma grande disparidade nas condições de vida das populações asiáticas, por consequência das desigualdades socioeconômicas entre os países. Enquanto o Japão e a Coreia do Sul têm baixíssimas taxas de mortalidade infantil e ótimos índices de expectativa de vida e renda per capita, países como o Afeganistão e Bangladesh estão entre os mais pobres do mundo.

As principais religiões professadas na Ásia são o Budismo, no extremo oriente, o Hinduísmo, na Índia e o Islamismo, no Oriente Médio e centro da Ásia. As principais línguas faladas são o inglês e hindi, na Índia, o mandarim, na China, o japonês, no Japão, e o árabe, no Oriente Médio.

Fontes:

GARCIA, Valquíria Pires; BELLUCCI, Beluce. Radix: geografia. São Paulo: Scipione, 2013.

http://geografiaetal.blogspot.com.br/2009/10/populacao-da-asia.html

http://mimisebastiaoprofgeohist.blogspot.com.br/2011/10/asia-populacao-e-economia.html

http://www.oocities.org/toptekbr/dados/Asia.htm

http://professormarcianodantas.blogspot.com.br/2013/06/natureza-asiatica-e-populacao.html

http://geografia10.webnode.com.br/news/asia/

http://claudiatorales.blogspot.com.br/2011/10/asia-um-continente-de-contrastes.html

https://noticias.terra.com.br/mundo/asia/populacao-urbana-supera-a-rural-na-china-pela-primeira-vez,71386380c0ada310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html

http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/10/151029_china_bomba_demografica_cc

https://fernandonogueiracosta.wordpress.com/2011/04/07/populacao-da-india/

http://veja.abril.com.br/blog/cidades-sem-fronteiras/transformacao/india/

http://pt.knoema.com/atlas/%C3%8Dndia/topics/%C3%81gua/Saneamento-Popula%C3%A7%C3%A3o-Rural/Saneamento-B%C3%A1sico-percent

http://www.ufjf.br/ladem/2015/08/07/27444/

https://geobancodedados.wordpress.com/2014/11/23/densidade-demografica/

http://www.indexmundi.com/