C em que meios de comunicação encontramos textos como esse

C em que meios de comunicação encontramos textos como esse

Daniela Diana

Professora licenciada em Letras

Os Meios de Comunicação representam os veículos ou instrumentos utilizados para difundir a informação entre os homens. São exemplos: o rádio, a televisão, o telefone, o jornal, a revista, a internet, o cinema, dentre outros.

A partir do desenvolvimento da ciência e das novas tecnologias, os meios de comunicação têm avançado significativamente, proporcionando a difusão dos conhecimentos e da comunicação no mundo.

C em que meios de comunicação encontramos textos como esse
Ícones dos Principais Meios de Comunicação

Comunicação

Segundo a "Teoria da Comunicação", o emissor (ou locutor) é aquele que emite a mensagem. Já o receptor (ou interlocutor) é quem que a recebe e a decodifica.

O "canal de comunicação" designa o local, ou o meio pelo qual a mensagem será enviada para o receptor.

Assim, os meios de comunicação se aproximam do “canal”, na medida em que eles representam o veículo entre o emissor e o receptor. A linguagem pode ser escrita, sonora, audiovisual como, por exemplo, o jornal, revista (comunicação escrita), rádio e televisão (comunicação audiovisual), etc.

História dos meios de comunicação

A história e origem dos meios de comunicação surgem da necessidade humana de se expressar. Na pré-história, a arte rupestre (desenhos primitivos dentro das cavernas ou grutas) já aponta essa importância na vida dos homens.

Desde o surgimento da escrita e do alfabeto, o homem vem desenvolvendo maneiras de expandir o conhecimento e criar uma “cultura” humana.

Isso é justamente o que nos difere dos animais, ou seja, a criação de uma cultura, gerada pela comunicação humana. As espécies animais não possuem uma "linguagem" que os permitam criar culturas, crenças e tradições que serão passadas de geração em geração.

Foram séculos de desenvolvimento até chegarmos ao ponto de comunicação que chegamos, ou seja, na era das tecnologias da informação e da cultura de massa. Esses meios representam, em grande parte, fatores de desenvolvimento da sociedade humana, uma vez que disseminou (e continua disseminando) o conhecimento pelo mundo, em diversos tempos e espaços.

Depois da escrita, surgiram os suportes como o papiro, os pergaminhos e, mais tarde, os livros, difundidos a partir da criação da imprensa no século XIV.

O correio é considerado um dos mais antigos meios de comunicação, sendo que os egípcios já utilizavam para enviar documentos e cartas. Antigamente, as aves, como pombas e corvos, eram utilizadas para o envio das mensagens.

Com o desenvolvimento dos estudos sobre eletricidade, já no século XVIII, surge o telégrafo, instrumento ligado por fios e eletroímãs. Baseado na emissão de impulsos eletromagnéticos, ele enviava mensagens a longas distâncias.

Esse instrumento foi considerado uma das grandes revoluções dos meios de comunicações sendo um dos primeiros sistemas modernos de comunicação.

Os telégrafos foram essencialmente utilizados pelos governos, onde a mensagem (escrita ou visual) era transmitida por códigos. Nesse contexto, surge o Código Morse, inventado pelo pintor estadunidense Samuel Morse (1791-1872).

No século XX, o rádio e o telefone foram os principais meios de comunicação.

Por meio de ondas eletromagnéticas, o rádio foi criado e utilizado para propagar as informações, bem como servir de entretenimento, com as músicas e radionovelas. Ele foi um importante instrumento de comunicação utilizado durante os períodos de guerra.

Já o telefone, representou a evolução do telégrafo. Esse instrumento ligado por fios emite mensagens de voz a longas distâncias em tempo real, enquanto os telégrafos só enviavam desenhos ou mensagens de texto.

Diferente do telégrafo, o telefone se expandiu sendo muito utilizado atualmente: telefone público, analógico, digital, sem fio e celulares.

Nos séculos XX e XXI, a televisão e a internet foram (e continuam sendo) os principais meios de comunicação.

A televisão é um instrumento de reprodução de som e imagem simultâneos que funciona por meio de ondas eletromagnéticas. Já a internet, representa um sistema global de redes de computadores que utiliza das mais variadas tecnologias de rede: eletrônica, sem fio e óptica.

Pesquisas apontam que a televisão ainda é o meio de comunicação mais utilizado pelo homem e, em segundo lugar está a internet, que cada vez mais se expande pelo mundo no campo das comunicações instantâneas.

Tipos de meios de comunicação

De acordo com o campo e atuação, existem dois tipos de meios de comunicação:

  • Individual: os meios de comunicações individuais estão pautados na comunicação interna, interpessoal (entre as pessoas), por exemplo, a carta (correio), telefone, fax.
  • Massa: os meios de comunicação de massa são mais amplos e externos. Têm o intuito de comunicar um grande número de pessoas, por exemplo, jornais, revistas, internet, televisão, rádio.

Classificações dos meios de comunicação

Segundo o tipo de linguagem utilizada (escrita, sonora, audiovisuais, multimídia, hipermídia), os meios de comunicação social são classificados em:

  • Escritos: linguagem escrita dos jornais, livros e revistas.
  • Sonoros: linguagens através de sons, por exemplo, o rádio e o telefone.
  • Audiovisuais: fusão de som e imagem, por exemplo, a televisão e o cinema.
  • Multimídias: reunião de diversos meios de comunicação diferentes (texto, áudio, vídeo, etc.).
  • Hipermídias: fusão de meios de comunicação por meio dos sistemas eletrônicos de comunicação, por exemplo, CD - ROM, TV digital e internet.

Para saber mais:

C em que meios de comunicação encontramos textos como esse

Licenciada em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 2008 e Bacharelada em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2014. Amante das letras, artes e culturas, desde 2012 trabalha com produção e gestão de conteúdos on-line.


C em que meios de comunicação encontramos textos como esse


1.    Após a leitura do texto acima, responda:

a)    Como se chama textos como esse acima?

b)    Qual a finalidade desse tipo de gênero textual?

c)    Em que meios de comunicação encontramos textos como esse?

d)    Que tipo de informação principal esse texto apresenta ao leitor?

e)    Cite algumas informações secundárias trazidas no texto?

2.    Com base no infográfico acima, responda:

a)    As informações presentes no infográfico foram divulgadas por quem?

b)    Em qual região brasileira possui os estados mais violentos de 2016?

c)    Qual estado possui o maior número de latrocínio em 2016?

d)    Em qual horário ocorria o maior número de incidência de violência em 2016?

e)    Com qual idade a maioria dos policiais foi assassinada em 2016?

3.    Sobre o infográfico em estudo, assinale V para verdadeiro e F nos parênteses:

(  ) Os infográficos são focados em um tema. Todas as informações e imagens são selecionados para ressaltar esse foco, no caso desse, em estudo, a temática central é a violência no Brasil no ano de 2016.

( )Infográficos geralmente incluem gráficos, tabelas e representações pictóricas de dados relevantes. Esses itens oferecem representações visuais da informação que está sendo compartilhada e ajuda a quebrar o conteúdo, tornando-o mais fácil de digerir. No infográfico acima, por exemplo, os ícones utilizados são pouco populares, dificultando o entendimento do assunto por parte de muitos leitores.

(  ) Ao comparar o numero de mortes violentas no Brasil em 2016 com a bombas nucleares no Japão em 1945, o autor do infográfico teve a intenção de impressionar, chocar o leitor com a real situação da violência no Brasil.  

4.    De acordo com os dados do infográfico em análise, é possível compreender que:

a)     A violência no Brasil é um fenômeno comportamental de agressividade complexo que envolve todas as camadas da sociedade, principalmente as mais abastadas.

b)    Não houve aumento da violência entre os anos de 2015 e 2016.

c)    A polícia nunca é vítima da violência, porém é uma das classes agressivas socialmente. 

d)    Homens de pele negra foram as maiores vitimas de violência em 2016.

e)    O estado menos violento do Brasil em 2016 foi o Amapá, com apenas 2,4 % de homicídios registrados. 

5.    Pelos dados apresentados no infográfico acima no tocante à violência, pode gerar no leitor um sentimento de:

a)    desdém

b)    desconsideração

c)    pouco caso

d)    preocupação

e)    inveja

6.    No trecho:

61.283 mortes violentas intencionais, maior número registrado no brasil

Com relação a palavra destacada é INCORRETO afirmar:

a)    Fica pressuposto para leitor que em outros países pode ter havido mais de 61.283 mortes violentas.

b)    Pode ser substituída sem alterar o sentido original do texto por “até hoje”.

c)    Indica a noção de tempo.

d)    Essa palavra desempenha a função de produzir um efeito de sentido no leitor a partir da informação temporal que apresenta.

e)    Fica pressuposto para leitor que nos anos anteriores foram assassinadas mais de 61.283 pessoas.

7.    No trecho:

Equivalem, em números, às mortes provocadas pela explosão da bomba nuclear que dizimou a cidade de Nagazaki , em 1945, no Japão.

A palavra em destaque pode ser substituída, sem alterar o sentido original do texto, por:

a)    Desfalcou

b)    aniquilou

c)    Diminuiu

d)    rareou

e)    simplificou

8.    Assinale a única alternativa que NÃO TRAZ um FATO: 

a)   Vários fatores contribuem para que a violência no Brasil, entre eles o alto índice de corrupção de órgãos públicos e políticos brasileiros, o que pode contribuir com o sentimento de revolta e desobediência;

b)     O Brasil teve 7 pessoas assassinada por hora em 2017.

c)    2.666 pessoas morreram em latrocínio.

d)    4.222 pessoas mortas em decorrência de intervenções de policias Civis e Militares.

e)    453 policiais Civis e Militares foram vítimas de homicídios em 2016.

 9.    Acerca dos infográficos, assinale a alternativa INCORRETA. 

a)    Foram criados com recursos de software de edição.

b) Considerados representações visuais da informação, os infográficos são amplamente utilizados não somente no jornalismo, como em manuais técnicos e científicos.

c)    Criado depois da escrita, o infográfico é a junção de textos com ilustrações.

d)  Derivam dos mapas e estratégias de guerra adotados pelos ingleses na Primeira Guerra Mundial.

e) Corresponde ao ato de organizar imagens em um determinado espaço, facilitando a compreensão.

10. Leia o infográfico para responder ao que se pede.

C em que meios de comunicação encontramos textos como esse

A partir da leitura do infográfico, é INCORRETO afirmar que:

a) A confiança nas mídias sociais foi mais afetada do que a nos telejornais.

b) A maior parte dos espectadores de telejornais não teve sua confiança abalada.

c) O aumento de confiança em relação às redes sociais se encontra acima da média dos veículos de comunicação.

d)Os aplicativos de mensagens foram considerados mais confiáveis do que os de mídias sociais.

11. Cada vez mais utilizada pelos veículos de comunicação para criar o aspecto visual da informação, a infografia envolve um conceito moderno, em que se aliam imagem e texto para oferecer ao leitor a melhor percepção do assunto tratado. O termo infográfico vem do inglês informational graphics e o seu uso revolucionou o layout das páginas dos jornais, revistas e sites.(Fonte:http://www.abi.org)

C em que meios de comunicação encontramos textos como esse

Analisando o infográfico como um recurso jornalístico pode-se afirmar que

a)    Não podemos considerar a infografia como um recurso jornalístico, mas apenas um meio de ilustrar dados que poderiam ser facilmente reportados por charges.

b)  A ideia da infografia no jornalismo não precisa está relacionada com a pauta. As rotinas diárias já incluem a infografia como opção jornalística, da mesma forma que a fotografia.

c)    A redundância da informação é uma das principais características desse aplicativo, ou seja, deve-se primar por repetir de forma ilustrativa exatamente o que a matéria está dizendo.

d) Como as fotos são iguais no mundo inteiro, em razão da distribuição das agências, o infográfico também oferece essa possibilidade, promovendo assim um barateamento do jornal.

e)  São formas de representar informações técnicas que devem ser, sobretudo atrativas e transmitidas ao leitor em pouco tempo e espaço. Um bom infográfico, além de ser bem produzido, deve responder às tradicionais perguntas do lead.

12. (ENEM 2011)

C em que meios de comunicação encontramos textos como esse

COSTA, C. Superinteressante. Fev. 2011 (adaptado). (Foto: Reprodução/Enem)


Os amigos são um dos principais indicadores de bem-estar na vida social das pessoas. Da mesma forma que em outras áreas, a internet também inovou as maneiras de vivenciar a amizade. Da leitura do infográfico, depreendem-se dois tipos de amizade virtual, a simétrica e a assimétrica, ambas com seus prós e contras. Enquanto a primeira se baseia na relação de reciprocidade, a segunda

a)    reduz o número de amigos virtuais, ao limitar o acesso à rede.

b)    parte do anonimato obrigatório para se difundir.

c)    reforça a configuração de laços mais profundos de amizade.

d)    facilita a interação entre pessoas em virtude de interesses comuns.

e)    tem a responsabilidade de promover a proximidade física.


13. 

C em que meios de comunicação encontramos textos como esse

A leitura do infográfico indica que

a)o Nordeste é a região com maior índice de violência contra a mulher.

b)o medo da violência contra a mulher é maior nos municípios com até 50 mil habitantes

c)quanto maior o nível de escolaridade, menor a tendência de culpar a mulher pelo estupro.

d)entre brasileiros do sexo masculino, a percepção da violência contra a mulher é mais acentuada

GABARITO

1.


A) CHAMA-SE INFOGRÁFICO.
B) DIVULGAR INFORMAÇÕES E AJUDAR O LEITOR A COMPREENDÊ-LAS MELHOR.
C) ENCONTRAMOS EM JORNAIS, REVISTAS, SITES, LIVROS DIDÁTICOS, VESTIBULARES.
D) TRATA SOBRE OS ÍNDICES DE VIOLÊNCIA NO BRASIL EM 2016.
E) "2666 PESSOAS MORRERAM DE LATROCÍNIO" – “453 POLICIAIS CIVIS E MILITARES FORAM VÍTIMAS DE HOMICÍDIES EM 2016”.

2. 


A) PELO FORUM BRASILEIRO DE SEGURANÇA PUBLICA
B) A REGIÃO NORDESTE
C) GÓIAS
D) OCORRERAM À NOITE
E) ENTRE 40 E 49 ANOS.

3. VFV


4. D
5. D
6. E
7. B
8. A 
9. D
10. C
11. E
12. D
13. C


Page 2