O que estudar para concurso publico de enfermagem

Olá concurseiros! Vocês sabem como se preparar para prova de Enfermagem em concursos públicos? Não? Então essa é uma ótima oportunidade para tirar algumas dúvidas e se inteirar sobre o tema. Confira nosso artigo!

Confira as Apostilas de Enfermeiro e Técnico de Enfermagem para o Concurso EBSERH e parcele SEM JUROS

Enfermagem

O Enfermeiro(a) é um profissional preparado para atuar em todas as áreas da Saúde: assistencial, administrativa e gerencial. Isso faz com a Enfermagem seja um dos setores mais requisitados nas universidades e em cursos técnicos.

Em Concurso Públicos a procura é muito grande, pois em muitas oportunidades oferece vagas para candidatos de todos os níveis. Sendo essas vagas para:

  • Enfermeiro (que exige nível Superior em Enfermagem);
  • Técnico de Enfermagem (necessitando de Curso Técnico); e
  • Auxiliar de Enfermagem (necessitando apenas de nível Fundamental).

Muitas pessoas se identificam logo de cara com a profissão pela sensação de contribuição com a sociedade de uma forma direta. Colaborando com a saúde e bem-estar das pessoas.

Um dos certames mais aguardados do Brasil, o Concurso EBSERH, trará diversas vagas para o cargo de Enfermagem, por exemplo.

Pensando nisso, criamos aqui tópicos de como se preparar para provas de Concurso Públicos, e também detalhamos as principais questões que costumam cair numa Prova de Enfermagem.

Criar um cronograma de estudos é essencial para se dar bem na realização de uma prova. E nos exames de concurso não é diferente. Pensando nisso, organizamos um guia de estudo para ajudar os interessados em fazer esse certame.

  • Materiais de estudos são necessários para que você se inteire sobre o que irá cair na prova e se prepare de maneira eficaz. As Apostilas Solução são um ótimo instrumento de conhecimento, trabalhada com base nos editais relacionados ao concurso em questão e com longa experiência no ramo, o material é dos mais requisitados e elogiados do país;
  • Leitura do Edital é indispensável para que o candidato tenha noção do que irá cair na prova. E trabalhar os estudos fundamentados no documento oficial pode fazer a diferença;
  • Estudar as provas anteriores relacionadas ao concurso também é uma ótima forma de preparação. Refazer as questões e revisa-las lhe ajudarão a se instruir para o certame;
  • Organize seus estudos, sua rotina e seus horários. Foque nas matérias que você possui mais dificuldades e nas que tem um valor maior na pontuação. Anote tudo, e filtre os conteúdos que fazem mais diferença;
  • Descanse tanto mentalmente quanto fisicamente, se alimente bem, reforce seu corpo com alimentação adequada e realize uma prova tranquila.

Confira as Apostilas de Enfermeiro e Técnico de Enfermagem para o Concurso EBSERH e parcele SEM JUROS

O que mais cai na prova de Enfermagem para Concursos?

A profissão de Enfermeiro pode atuar em diversos setores, dentre eles estão: Enfermagem Cirúrgica, Urgência e Emergência e UTI. E é em cima delas que preparamos um compilado das questões que mais costumam cair nas provas.

Separamos por porcentagem algumas das áreas da Enfermagem que mais caem na prova. Saiba quais são elas:

Centro Cirúrgico

O máximo é de 35.

  • Cirurgia Segura – 30%
  • Cirurgia Limpa – 23%
  • Pós Cirúrgico – 20%
  • Transplantes – 18%
  • Tempos Cirúrgicos – 7%
  • Laparoscopia – 2%

Clínica Cirúrgica

O máximo é de 25.

  • Controle Hemodinâmico – 21%
  • Drenos Gerais – 19%
  • Infecção de Ferida Cirúrgica – 17%
  • Tipos de Cicatrização – 13%
  • Dreno de Tórax – 12,5%
  • Tipos de Curativo – 9%
  • Fístulas – 7%
  • Exame Físico Pós Cirúrgico – 1,5%

UTI

O máximo é de 12.

  • Lesão por Pressão – 10,7%
  • Distúrbios Hidroelétricos – 8%
  • Pneumonia Associada à Ventilação – 7,9%
  • Monitorização Respiratória – 6,9%
  • Gasometria – 6,6%
  • Edema Agudo de Pulmão – 6,2%
  • Tromboembolismo Pulmonar – 5,9%
  • Pneumotórax e Hemotórax – 5,9%
  • Morte Encefálica e Manutenção do Potencial Doador – 5,5%
  • Monitorização da Glicemia – 5,5%
  • Balanço Hídrico – 4,5%
  • Efeito Colateral de Opiáceos – 4,1%
  • Queimaduras – 3,1%
  • Aspiração Traqueal – 2,8%

Na lista acima você pode notar que são muitas as matérias que fazem parte da prova de Enfermagem, ou seja, o foco tem que ser diversificado, porém dar uma atenção a mais para as que caem com mais frequência pode ajudar.

Curtiu o texto? Fique sempre atento as publicações do Blog Editora Solução! Conteúdo dedicado para você, concurseiro(a)!

Confira as Apostilas de Enfermeiro e Técnico de Enfermagem para o Concurso EBSERH e parcele SEM JUROS

Olá, Pessoal, tudo bem com vocês? No artigo de hoje vamos falar sobre os concursos da Área da Saúde. Vamos lá?

Lembrando que dia 16 de agosto de 2021, iremos apresentar um evento sobre os concursos da Área da Saúde, não dá para perder não é mesmo?

Concursos da Área da Saúde

Várias oportunidades imperdíveis para Concursos da Área da Saúde em 2021. Devido à pandemia de Covid-19 muitos órgãos públicos lançaram editais e estão precisando de profissionais o mais rápido possível.

As vagas compreendem vários cargos, tais como: médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionistas, fisioterapeutas, osteopatas, fonoaudiólogos, dentistas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, biomédicos, farmacêuticos, etc.

Afinal, quem não quer estabilidade financeira?

Muitas pessoas desejam ser concursadas, mas nem todas pagam o preço.

Devido à alta concorrência, passar na prova exige bastante planejamento e dedicação, e no caso de um concurso público na área da saúde, não é diferente.

Então vamos falar um pouco sobre esses concursos previstos, últimas provas, matérias exigidas, histórico de cobrança, entre outros.

Alguns Concursos da Área da Saúde 2021:

Concurso Ministério da Saúde

Após divulgar a dispensa de licitação, que escolheu a FGV como banca examinadora do novo concurso para temporários, circulam informações de que a pasta confirmou o edital para o segundo semestre deste ano.

“A abertura está prevista para o segundo semestre de 2021, no qual constará os critérios de seleção, inclusive, como se dará o certame, as respectivas fases do processo de seleção e a forma de execução, seja por meio de aplicação de provas ou análise curricular“, informou representante do Ministério da Saúde.

OBS: A seleção será para atender à necessidade temporária dos hospitais e institutos federais localizados na cidade do Rio de Janeiro.

O que estudar para concurso publico de enfermagem
O que estudar para concurso publico de enfermagem
Dispensa de Licitação FGV

Veja o perfil de cobrança da FGV

Um dos pontos mais relevantes ao se preparar para concursos públicos é conhecer o perfil da banca organizadora. A banca FGV, por exemplo, é uma banca cheia de particularidades e exceções para cada uma das disciplinas. Geralmente, os concursos organizados por ela traz questões de múltipla escolha, com cinco alternativas em cada uma. Os enunciados das questões são elaborados, testando o raciocínio e a concentração do candidato. 

Último Concurso do Ministério da Saúde

O último concurso ofertou 4.117 vagas temporárias em cargos de níveis médio e superior. Os candidatos aprovados foram lotados em Hospitais Federais do Rio de Janeiro. Os cargos ofertados foram:

  • Nível Médio: Técnico de Enfermagem (865 vagas), Atividades de Suporte em Gestão e Manutenção Hospitalar, Apoio Técnico e Diagnóstico (604 vagas);
  • Nível Superior: Medicina (1.137 vagas), Enfermagem (996 vagas), Atividades de Gestão e Manutenção Hospitalar, Apoio Técnico e Diagnóstico (604 vagas).

Segue as matérias cobradas nos concursos do Ministério da Saúde com seu percentual de incidência na prova:

Português26,42%
Direito Sanitário22,80%
Noções de Informática17,62%
Direito Administrativo13,47%
Direito Constitucional8,29%
Redação Oficial 7,77%
Raciocínio Lógico2,07%
Ética na administração Pública1,55%
Matérias cobradas Ministério da Saúde e Percentual
O que estudar para concurso publico de enfermagem
O que estudar para concurso publico de enfermagem
Matérias Cobradas nos concursos do Ministério da Saúde

Por esses gráficos podemos verificar que 3 matérias totalizaram mais de 66% das incidências das últimas provas, são elas:

1° Português;

2° Direito Sanitário;

3° Noções de Informática.

Concurso SUSAM

Foi publicada no Diário Oficial a portaria que estabelece Comissão Especial para o concurso da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas.

Segue as matérias cobradas nos últimos concursos da SUSAM com seu percentual de incidência na prova:

Português35,21%
Odontologia17,13%
Direito Sanitário14,85%
Farmácia13,41%
Nutrição6,65%
Veterinária6,65%
Fisioterapia5,51%
Matérias exigidas nos últimos concursos da SUSAM
O que estudar para concurso publico de enfermagem
O que estudar para concurso publico de enfermagem
Gráfico Matérias exigidas nos últimos concursos da SUSAM

No concurso da SUSAM, assim como do Ministério da Saúde, verificamos uma enorme importância de Português e Direito Sanitário.

Concursos da Área da Saúde 2021: Você está começando agora a estudar para os concursos da área da Saúde?

Crie um planejamento adaptado a sua realidade

Você deve elaborar um planejamento que seja compatível com o seu dia a dia. Lembrando que esse planejamento deve ser flexível e possível de cumprir, caso contrário é mais fácil você acabar se frustrando e desistindo de estudar.

O primeiro passo para elaborar esse planejamento é organizar a sua rotina. Mas como eu faço isso?

Você deve anotar todas as suas obrigações diárias, o horário que elas devem ser realizadas e quanto tempo leva para realizá-las. Deve também incluir o tempo de deslocamento, trabalho, alimentação e outras obrigações.

Após fazer isso elabore uma planilha com o tempo que restou disponível, então calcule os horários livres que você pode estudar por dia, lembrando sempre de aproveitar qualquer intervalo. Quando tiver com esses passos definidos, selecione as matérias que você vai estudar.

Como eu sei as matérias que eu tenho que estudar?

O último edital do concurso que você quer é um ótimo parâmetro para saber quais matérias você deve estudar. Normalmente, os Órgãos Públicos mantêm um padrão para a realização do concurso, como vimos, nesses 2 grandes concursos da área da saúde matérias como Português e Direito Sanitário foram extremamente importantes.

Não esqueça que da publicação do edital para a prova são poucos meses e, nesse período, é impossível finalizar todo o conteúdo exigido com dedicação. Sendo assim, quanto antes você iniciar seus estudos, mais você terá tempo para se preparar para a prova, até porque como já foi dito os concursos estão bastante concorridos. 

Quais são as matérias básicas dos concursos da Área de Saúde no geral?

As matérias básicas que caem na maioria dos Concursos da área da Saúde são:

  • Português;
  • Raciocínio Lógico-Matemático;
  • Legislação do SUS; e
  • Informática.

Para o cargo de Enfermagem há conteúdos que são cobrados independentemente do edital ser para Enfermeiro generalista ou especialidades, são:

  • Código de Ética;
  • Segurança do Paciente;
  • Legislação em Enfermagem;
  • Imunização;
  • Administração em Enfermagem.

Defina a metodologia de estudo: Ciclo ou cronograma de estudo

O método de ciclo de estudos considera a sequência de disciplinas que devem ser estudadas em uma ordem determinada anteriormente, independentemente do dia ou horário que você tem para estudar. Nesse caso, caso você não consiga terminar uma matéria por algum motivo, será possível recomeçar os estudos a partir de onde parou no ciclo.

Quando você cria um ciclo de estudos, você não se limita a horários pré-determinados. No ciclo de estudos, o foco está na quantidade de tempo que vai ser dedicado a cada disciplina.

Exemplo: Se em um ciclo a pessoa determina que serão reservadas 1 hora e meia para Direito Constitucional e 1 hora e meia para Direito Administrativo. Vamos supor que essa pessoa só consiga estudar 1 hora na segunda-feira, mas na terça ela consiga estudar 2 horas, ela estudará 1 hora Direito Constitucional na segunda, na terça ela estudará primeiro a meia hora restante de constitucional e posteriormente 1 hora e meia de Direito Administrativo.

Se a pessoa não conseguir, por algum motivo, estudar em um dia da semana, ela deverá retornar ao ponto em que parou no último dia de estudo.

O objetivo do ciclo de estudo é continuar de onde você parou para ir seguindo as cargas horárias. Então, o ciclo acaba sendo mais eficiente principalmente para quem não tem uma rotina certinha de estudos todos os dias, principalmente para quem trabalha e estuda.

O cronograma de estudo é o método para organizar sua rotina diária, definindo horários e dias para cada disciplina. É importante ter em mente que como o cronograma vai ter dias específicos para cada disciplina, você deve criar um que seja compatível com sua realidade, do contrário é mais provável você se frustrar e acabar negligenciando algumas disciplinas.

Concursos da Área da Saúde 2021: Quando criar seu planejamento determine intervalos de estudo

Um ponto muito importante ao estudar para concursos públicos é colocar intervalos entre os tempos de estudo (ou entre as trocas de disciplina). Foi cientificamente comprovado que o cérebro humano entra na parte descendente da curva de concentração após 60 minutos de estudo. Com isso, após esse tempo, seu rendimento vai começar a cair, por isso vale a pena adotar intervalos que duram entre 10 a 15 minutos a cada 60 minutos de estudo.

É importante você fazer intervalos com a quantidade de tempo previamente determinada. Fazer mais intervalos ou prolongá-los pode acabar sabotando seu planejamento de estudos.

Faça questões de concursos

Ao resolver questões, você vai compreender como é a exigência da banca em relação àquele assunto. As bancas possuem um estilo próprio de cobrança, tendendo a cobrar mais determinados assuntos do que outros, passamos então a entender a estrutura das questões e o nível de detalhamento necessário. Todo candidato a uma vaga deve ter como um dos métodos a resolução de questões anteriores.

Crie seu próprio banco de questões com base no último edital do concurso que você quer, sempre que surgir dúvidas ou que errar uma questão marque para ver aquele ponto específico.

Faça simulados para testar seu desempenho. Como diz o estatístico William Edwards Deming.“O que não pode ser medido, não pode ser gerenciado”.

Você precisa avaliar como está o seu conhecimento. Isso é feito por meio da realização de simulados, testes e mantendo uma comparação dos resultados.

Assim, será possível analisar se seu planejamento de estudos está no caminho certo ou se é necessário alterar alguma coisa.

Espero que tenham gostado do artigo!

Um abraço e bons estudos!

Leonardo Mathias

@profleomathias

Cursos e Assinaturas

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

https://www.gov.br/saude/pt-br

Ciclo x Cronograma de Estudo: Qual funciona melhor para mim?

Concursos Saúde: [ATUALIZADO 2021] – Mais de 48 mil vagas!

Cursos e Assinaturas

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

.