O que é ser gotico

Roupas pretas, gosto pela melancolia, tristeza, fazer saraus em cemitérios... Estas podem ser as características para se definir uma pessoa gótica. Mas será que realmente existe uma definição?

Segundo muitos não existe uma verdadeira definição para o que é ser gótico; pois não é um movimento e assim não há características pré-definidas para serem listadas. O termo surgiu há muito tempo, com os Godos, um povo germânico vulgarmente chamado de Bárbaros e que foram os primeiros germânicos a se converterem ao cristianismo. Mesmo esse povo e sua cultura não tendo nada em comum com o estilo gótico é sempre bom lembrar a origem do termo.

O que é ser gotico
Mas pode-se dizer que os góticos gostam da noite, da vida e também da morte, da literatura, da arte, da solidão, do ocultismo, do amor. O mundo dos góticos não pode ser muito caracterizado, cada um define-se de uma maneira. Segundo Leandro Formagi, o Coruja, "o verdadeiro gótico é aquele que consegue enxergar a arte por trás da escuridão. É aquele que consegue transformar a tristeza e a melancolia em poesia". Já Ana Lucia Bertolani, acredita que quem tem a poesia obscura na alma e encontra refúgio na música, arte e estilo de vida que expressa obscuridade poética, pode se considerar gótico. Segundo muitos góticos a confusão chega a ser tanta que alguns já a ouviram perguntas absurdas como se góticos bebem sangue de criancinhas, se dormem em caixão, se é muito usado magia negra ou necrofilia, entre outros absurdos.

O motivo estaria na ligação que muitas pessoas acabam fazendo erroneamente, quando vêem os góticos como vampiros; pois há uma grande confusão por ambos terem gosto pela vida noturna, romantismo mórbido, a maneira de se vestir, caracterizadas por trajes antigos usados nos filmes. Mas principalmente porque grande parte dos góticos tem o costume de freqüentar cemitérios, mesmo durante a noite. Um hábito que pode parecer estranho para quem não entende, mas que segundo Coruja é muito simples. Nos cemitérios encontra-se paz. "É um local tranqüilo, onde pode-se escrever poemas, sem barulhos ou medo de ser assaltado", afirma. Ainda segundo Coruja, o problema de freqüentar cemitérios está nas pessoas que entram durante a noite para promover saques, acabando por deixar a culpa nos góticos, que utilizam o local apenas como fonte de inspiração, respeitando e de certa forma protegendo o cemitério. Ana Lucia complementa dizendo que "a fixação por cemitérios é maior no sentido intelectual, por expressarem a arte gótica e principalmente inspiração", mas Coruja explica e finaliza: "O que é escuridão para a maioria, é a fonte de criação para os góticos".

Texto original de Lilian Akemy Yamada

A palavra gótico possui uma classificação gramatical sendo um adjetivo. Ademais, referida palavra possui 06 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: i o já as consoantes são: g t c. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: ocitóg. Além disso, dita palavra pode ser aquilo que designa o que é proveniente, relativo, criado ou usado pelos Godos, o povo germânico. O termo ganhou também a conotação de duro ou bárbaro, e desde o século XVIII.

Significado de gótico

A palavra gótico é um termo de origem latina gothicus. Além disso, gótico é classificado como um adjetivo que refere-se a algo pertencente ou relativo a godos. Esta foi uma cidade que estava por trás da fronteira oriental do Império Romano e foi parte do grupo de romanos bárbaros. Ademais, dito termo foi cunhado pelo estudioso de Florença, Vasari, que numa biografia de pintores toscanos incluiu uma seção sobre a arte da Idade Média. Desde então, o termo foi usado pejorativamente para se referir à arquitetura pré-renascentista, que foi caracterizada por elementos presentes “indignos”, em contraste absoluto com o estilo arquitetônico clássico com racionalidade e sentido. Na arquitetura gótica que tinha nomes diferentes, tais como francigenum opus (estilo francês) ou gótico tardio, foi assim chamado na Espanha por esses estilos elisabetano e plateresco.

 Por outro lado, nos dias atuais é conhecido como a arte gótica desenvolvida na Europa entre os séculos XII e do Renascimento. Este gênero tem várias semelhanças com seu antecessor (românico), através do domínio da religião e design intemporal das obras. No entanto, as catedrais góticas eram lugares claros e brilhantes, ao contrário das igrejas românicas que eram sombrias e escuras. A concepção de gótico, entretanto, mudou com os tempos. Com a revitalização do medievalismo que teve lugar durante o período romântico, o gótico tornou-se associado com o mórbido e sinistro.

Atualmente, há uma subcultura gótica que ganhou grande impulso a partir de final dos anos 70 no Reino Unido e logo se espalhou ao redor do mundo. Na literatura e filmes de terror são suas principais influências, que se refletem na roupa (ligada à Renascença), penteados, maquiagem e até mesmo no gosto musical. É ainda considerado como uma noção que está associada à escuridão ou a música triste e melancólica. Aqueles que se sentem identificados com este movimento tanto homens quanto mulheres muitas vezes andróginos fazem maquiagem iguais, com destaque para o rosto pálido e com o uso de esmalte preto, porque o preto é a cor favorita deste grupo.

Já no que diz respeito à literatura, dita palavra é conhecida como ficção gótica, um gênero literário em que o terror e a escuridão se misturam. Acredita-se que o primeiro romance do gênero foi “O Castelo de Otranto”, de Horace Walpole, publicado pela primeira vez em meados do século XVIII. A partir daí foram muitos autores que se juntaram a este estilo por suas contribuições para o crescimento do gênero.

Sinônimos de gótico

São sinônimos de gótico as seguintes palavras: cultural

Antônimos de gótico

São antônimos de gótico as seguintes palavras:

Exemplos de usos e frases

O gótico é conhecido como uma cultura advinda desde o renascentismo, ou seja, não é de hoje que se vê essas características num grupo.

Algumas pessoas consideram que os góticos são pessoas esquisitas e sinistras, no entanto, não passa de uma cultura que tem seus hábitos peculiares.

Nunca tive um amigo gótico. Na verdade, não sei muito bem quais são seus gostos e pensamentos. Tudo o que eu sei é que são bem claros e usam roupas e maquiagem escura.

Gótico é um termo classificado como um substantivo e adjetivo masculino, se originando do Latim gothicus, que significa “relativo aos Godos”.

O significado de Gótico é usado para designar o que é proveniente, criado ou usado pelos Godos – povo germânico da Europa do começo da Era Cristã. Godos é um termo que acredita-se ser derivado do Escandinavo antigo gotar, que quer dizer “homens”.

Os Godos viviam entre os rios Elba e Vístula, na Europa.

Como substantivo masculino, gótico também está presente na Literatura, definindo-se como um gênero literário de ficção que possui aspectos de mistério e terror, como, por exemplo, na presença de seres sobrenaturais e em ambientes sombrios. Como adjetivo, gótico explicita um autor deste gênero literário.

Por exemplo: “Na Europa, vários autores góticos fizeram sucesso com suas estórias baseadas em antigas lendas assustadoras.”

Desde o século XVIII, gótico é também a conotação de duro ou bárbaro, sendo que também passou a ser usado para se referir a coisas que são excêntricas, isto é, são diferentes.

Estilo gótico

O estilo gótico desenvolveu-se na Europa, especialmente na França e é considerada uma grande fase da história da arte durante a Baixa Idade Média. É também chamada de Arte das Catedrais, pois tem como característica marcante a notável arquitetura de catedrais, abóbadas e arcos ogivais, grades vitrais e formas esguias.

O estilo gótico tinha aspectos relacionados ao valor estético e ao valor filosófico e, na verdade, surgiu como uma resposta ao estilo romântico – este que se desenvolveu principalmente em Portugal.

A arte gótica vigorou na Europa até o momento do Renascimento Italiano.

O estilo gótico é possível de ser caracterizado analisado as construções e suas estruturas: são mais leves e com vãos mais amplos para alcançar maior luminosidade. As naves das catedrais, por exemplo, por seu formato ogival, proporcionaram maior altura às edificações, graças aos arcos de sustentação. Também a verticalização da arquitetura tinha como significado indicar o caminho para o céu.

Movimento gótico

O movimento gótico é frequentemente caracterizado pela mídia e pela própria sociedade como somente uma forma de os jovens chamarem a atenção para si.

Há muito preconceito em relação a esse movimento, principalmente pelo reforço da imagem negativa vista na televisão, por exemplo, associando os góticos com morbidade ou que estão obcecados pela morte.

Entretanto, o movimento gótico está relacionado com atitudes introspectivas diante do mundo, não somente em aspectos estéticos ou musicais. Os indivíduos considerados góticos são intelectuais, mas que pouco são aceitos na sociedade moderna, por serem chamados erroneamente de “depressivos”.

O significado de Gótico está na categoria Geral

O que é ser gotico

Atualmente, gótico também é usado para se referir aos indivíduos de posturas incomuns e com uma insaciável curiosidade pela cultura. São intelectuais e socialmente pouco aceitos na expressão de sua arte e de si mesmos, demonstrando assim seu desencanto com a sociedade moderna.

Como ser gotica na praia?

Como ser gótica suave no verão? Dicas de looks e make para exaltar sua vampirinha interior em dias quentes

  1. Gótica suave: aposte em camisões para usar como vestido.
  2. Mesmo no verão rola usar peças com cores escuras.
  3. Biquínis plus size pretos, sim! ...
  4. A maquiagem também faz toda diferença no visual gótica suave para o verão.

O que que é gótico?

1. Relativo aos godos, povo germânico. 2. Que é relativo a ou evoca ambientes ou assuntos mórbidos, lúgubres, sombrios ou tristes (ex.: música gótica, roupas góticas).

Quando começou o estilo gótico?

  • O estilo gótico surgiu nos anos 80 pela influencia das musicas punk e rock. Nos anos 90, ele voltou a aparecer influenciado pelo estilo grunge, muito associado à banda Nirvana. O estilo se caracterizou pelo uso de roupas escuras e uma aparência sombria.

Como criar um look gótico?

  • Diferentes peças e acessórios podem compor um visual gótico. Saiba como criar seus looks com diferentes peças e para diferentes temperaturas, com a ajuda das dicas elaboradas em parceria com a consultora de moda Flávia Piña, fundadora da F. Pina Moda e Imagem. Os acessórios podem ser a peça chave de um look mais básico.

Qual a peça chave de um look gótico?

  • Os acessórios podem ser a peça chave de um look mais básico. No estilo gótico, eles comumente levam tachas, na maioria das vezes são prateados e sempre bem pesados. As chokers, também conhecidas como coleiras, e os chapéus ajudam a dar o toque gótico aos looks.

Quais são as joias mais populares entre os primeiros góticos?

  • Joias de prata em formato de caveiras, esqueletos humanos, morcegos e símbolos religiosos como crucifixos, todos os quais são incorporados a anéis pesados, broches e colares. Esmalte de unha. Preto, roxo e vermelho eram incrivelmente populares entre os primeiros góticos.