O avanço das tecnologias no mundo contemporâneo e seus benefícios e ou prejuízos para a sociedade

Mudar é preciso, sendo imprescindível estarmos preparados para lidar com a velocidade em que ocorrem as transformações na sociedade. É algo supreendente e sem precendentes o quanto mudamos na forma de comunicar, relacionar, produzir, consumir e se informar... Podemos perceber isso no mundo do trabalho, no consumo e nos hábitos da população, como exemplo pedir uma refeição, um transporte, fazer uma compra, uma transferência bancária e realizar uma reunião pelo celular.

Estamos conectados 24 horas por dia e podemos acompanhar em tempo real tudo que ocorre do outro lado do mundo. A tecnologia e a inovação são dois itens que proporcionam evolução e revolução. Quem não acompanhar esse ritmo de transformação fica desatualizado e fora do contexto social.

Há um tempo falava-se em globalização, que era a quebra de barreiras entre países. Chegamos na era digital, em que as informações transitam em velocidade instantânea e há comunicação direta entre as pessoas, sem limites de tempo e espaço, estamos falando na quarta revolução industrial e na indústria 4.0. Por muito tempo temia-se o avanço tecnológico e não tínhamos a noção de onde poderíamos chegar. Falava-se em substituir o homem pela máquina, mas o que podemos perceber é que houve uma integração entre eles. O maior patrimônio das empresas é seu capital intelectual e de seus colaboradores. O ser humano, principalmente dotado de conhecimento, será sempre necessário na concepção de produtos, serviços e na interface com a máquina. Além de lutar pela sobrevivência em mercado acirrado e de elevados custos, as empresas precisam intensificar essa cultura de inovação para se tornarem competitivas. O grande diferencial é criar meios inteligentes de gerar informações, integrar sistemas e oferecer soluções. São necessárias políticas de incentivo à pesquisa e à ciência. Essa é uma realidade em vários países, que ao longo dos anos têm investido em avanços tecnólogicos e na inovação, como: Alemanha, Estados Unidos, Japão, Coreia. São nações que valorizam e têm orgulho de suas empresas. Não temos noção de onde chegaremos com o avanço da tecnologia, mas precisamos estar preparados. O Sistema CNI (CNI, SESI, SENAI e IEL) tem dado importante contribuição neste sentido, com investimentos em sistemas de informação, na capacitação de seus colaboradores, disseminando conhecimento e oferecendo serviços a empresas nacionais com foco na inovação, na qualificação profissional e no desenvolvimento tecnológico, que redundarão em benefícios para toda a sociedade.

São instituições sérias, transparentes e que estão em sintonia com as demandas do mercado e das empresas. Como exemplo temos o SENAI, considerado um dos maiores complexos de educação profissional e de serviços tecnológicos do mundo, que tem atuado em todo Brasil por meio de seus Institutos de Tecnologia e Inovação, oferecendo formação profissional e consultorias.

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL) coordena a Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), que reúne grandes empresas no desenvolvimento de políticas para desenvolvimento da inovação na indústria. São algumas ações para fortalecimento da indústria nacional, para que seja inovadora e competitiva, o que contribuirá com o desenvolvimento do Brasil.

Que cada um esteja envolvido neste contexto, pois o momento é propício para avaliarmos as oportunidades de mudanças, o como devemos nos preparar para fazermos gestão da própria vida, mudarmos hábitos, pensamentos, posturas e enfrentarmos o futuro.

O artigo foi publicado nesta quarta-feira (11) no jornal Diário da Manhã.

REPRODUÇÃO DO ARTIGO - Os artigos publicados pela Agência CNI de Notícias têm entre 4 e 5 mil caracteres e podem ser reproduzidos na íntegra ou parcialmente, desde que a fonte seja citada. Possíveis alterações para veiculação devem ser consultadas, previamente, pelo e-mail [email protected] As opiniões aqui veiculadas são de responsabilidade do autor. 

Conheça outros temas: Tecnologia 5G , Engenharia, Lean Manufacture, Licenciamento ambiental, Saúde e Segurança no Trabalho, Privatização, Retomada do crescimento, Economia, Cibersegurança, Micro e pequena empresa, Comércio Exterior, Mercado de Carbono, Economia Verde

Veja também 

Com a correria do dia a dia, podemos afirmar categoricamente que não conseguimos mais viver sem utilizar os mecanismos da tecnologia. Estamos vivendo o ápice da influência tecnológica em nossas vidas, algo nunca antes visto desta maneira em toda a história. A comunicação ficou muito mais fácil e o acesso às notícias e informações ficou mais fluente, a alguns toques na tela.

Porém, nem tudo são flores. Apesar de toda a facilidade e comodidade que a tecnologia nos traz, alguns malefícios acabam acompanhando-a junto de seu desenvolvimento. Esses males, porém, não são oriundos da tecnologia em si, mas sim da forma como as pessoas a utilizam e que tem as deixado cada vez mais dependentes. Você conseguiria ficar sem utilizar qualquer ferramenta tecnológica nos dias de hoje? A resposta, com certeza para a maioria das pessoas, é não.

Hoje, estamos rodeados por aparelhos dos mais diversos tipos. São computadores, celulares, tablets, internet, SmartTVs, entre outros que tornam nossas vidas muito mais fáceis. Por outro lado, sabemos que o uso constante destas ferramentas causam danos físicos e psíquicos, como LER (Lesão por Esforço Repetitivo), estresse, varizes, problemas de visão e até mesmo exclusão social.

Até mesmo a obesidade e o sedentarismo são fatores muito ligados ao aumento da tecnologia por conta das mudanças em nossos hábitos que esse novo mundo nos apresentou. Como as pessoas passam a maior parte de seu tempo sentadas, já que hoje é possível até mesmo fazer compras, pedir comida ou solicitar um transporte online, não há mais a necessidade de ir até lojas, restaurantes ou a um ponto de táxi. Além disso, passarmos mais tempo nas redes sociais do que na presença física de nossos familiares, amigos ou de pessoas com quem podemos iniciar algum laço. Isso sem contar o trabalho, que para muitas pessoas é em frente ao computador.

Benefícios da tecnologia

Apesar dos problemas gerados pela dependência, sabemos que a tecnologia também nos traz diversas facilidades e muito mais conforto para as tarefas cotidianas. Com esses mecanismos, podemos fazer diagnósticos precisos mais, melhorar a qualidade de vida, a comunicação e, até mesmo, salvar vidas.

Esses benefícios, porém, só podem ser percebidos quando usamos a tecnologia de maneira sábia.

Se utilizarmos essas ferramentas tecnológicas de maneira acertada, podemos ter excelentes ganhos em nossas vidas, nos tornando mais cultos – por meio da busca por novas informações ao estudarmos ou lermos livros, artigos e notícias, ou encontrando novas formas de trabalharmos para garantir o sustento de nossa família. Da mesma forma que pode ser um malefício a expansão de aplicativos de lojas e restaurantes, que nos deixam a um clique das compras, essa novidade pode ser encarada de maneira positiva, quando pensamos na geração de empregos que muitos autônomos têm garantido.

Além disso, a criação de conteúdo para que outras pessoas possam aprender mais é algo que cresce diariamente. E tais exemplos são alguns Youtubers, que cunharam uma nova tendência em uma nova plataforma digital que é de fácil acesso para todos.

A tecnologia pode ser boa ou ruim. Mas ela depende muito da forma com que é usada em sua vida.

As inovações tecnológicas avançam em escala crescente na era moderna. De fato, a vida no século XXI não é a mesma que a do século XX e a ideia de que os avanços técnicos podem ser freados chega a ser utópica. As sofisticações ocupam cada vez mais seu espaço na contemporaneidade, havendo os que a criticam e também que as apreciam. A todo momento, a realidade se transforma e novidades surgem na mesma proporção.

Viver em alta velocidade, estar conectado a diferentes redes sociais e rodeado de sistemas robotizados se tornou sinônimo de conforto e qualidade de vida. Entretanto, o conceito de qualidade de vida não é o mesmo para duas pessoas se compararmos diversos contextos. A partir do momento que a onda de Smartfones, notebooks e outras ferramentas dotadas de inteligência artificial uniformizaram o conceito de “ser feliz”, este tornou-se artificial.

Este fato se evidencia pela superficialidade com que as pessoas fazem e mantém relacionamentos, seja na amizade ou no amor, e o quanto estas relações são facilmente rompidas e descartadas para sempre. Até mesmo a forma de fazer amizades se alterou com o tempo. Antes não se havia o receio de cumprimentar os vizinhos, ou falar com estranhos em espaços públicos, ao passo de que hoje em dia o contato com o outro se dá de maneira virtual, sem contato nos olhos ou o toque físico.

Muito embora seja este o cenário observado no panorama social contemporâneo, não se deve generalizar e dizer que todos se submeteram à dependência de dispositivos eletrônicos e ao consumo exacerbado. Muito menos dizer que os prejuízos trazidos pela tecnologia são maiores do que seus benefícios e que aqueles não podem ser sanados. O progresso tecnológico abriu um leque de novas possibilidades, como na cura e prevenção de doenças, além de ampliar o acesso à educação e expansão de diversas culturas mundiais bem como suas transformações.

Definir se a tecnologia trouxe benefícios ou malefícios à humanidade é reduzir um vasto campo de ideias a um conceito muito menor. Não se pode dizer que a tecnologia é boa ou ruim, pois isto dependerá do uso que se faz dela. Para não se fazer escravizar pelos sistemas tecnológicos, é necessário educar o autocontrole quanto a seu uso e reconhecer e dar o valor às relações humanas.