Empresarios que deram a volta por cima

Empresarios que deram a volta por cima
Empresarios que deram a volta por cima

Ideias inovadoras. Planejamento concluído. Investimento no lugar certo. Sucesso. Opa, sucesso? Ainda não. Nos negócios, e na vida em geral, nem sempre a primeira tentativa dá certo. É comum ver histórias de empreendedores que fracassaram antes de ter sucesso.

Empreendedores bem-sucedidos lidaram com seus fracassos com maturidade, que é a razão básica pela qual eles eventualmente se tornam bem-sucedidos e são celebrados por todos.

Por isso, o FinanceOne trouxe exemplos para você. Conheça algumas delas e use-as de incentivo para não desistir!

10 empreendedores que fracassaram

Conhecidas mundialmente ou não, são inúmeras as histórias de empreendedores que tiveram de lutar muito para realizar seus sonhos.

+ 11 aplicativos para empreendedores que você deve conhecer

Do vendedor de verduras até o dono da empresa que mais rende no mundo, todos abriram mão de algo e continuam fazendo sacrifícios diariamente.

Ser empreendedor não é simples. Tem que ter planejamento, garra e, acima de tudo, dedicação para enfrentar as maiores dificuldades. Os nomes a seguir conseguiram isso. Confira a lista!

1 – Steve Jobs

Certamente você já ouviu falar da trajetória de Steve Jobs, o co-fundador da Apple. A maçãzinha fez e ainda faz tanto sucesso que é difícil acreditar que tudo deu errado diversas vezes.

Até conseguir fazer com que a Apple se tornasse o que é hoje, Jobs passou por inúmeros problemas. Inclusive, foi demitido de sua própria empresa por conta do relacionamento com os colaboradores.

Após se ver em um período turbulento, ousou recomeçar comprando a LucasFilm. Após isso, fechou uma parceria com a Disney e criou a Pixar!, um dos maiores estúdios de computação gráfica, criadora dos filmes Toy Story e Monstros S.A.

Ao voltar para a Apple, Jobs revolucionou ao lançar iPhone, iPad, iMac e muitos outros aparelhos eletrônicos.

+ Empreendedorismo: veja 10 fatores para ter sucesso em 2022

Com carisma inigualável, Silvio Santos foi vendedor ambulante e se tornou uma das maiores personalidades do Brasil. O empreendedor vendeu canetas, capinhas, serviu ao exército e já foi até animador.

Ao sofrer um acidente em seu trabalho na barca, onde organizava bingos e vendia bebidas aos passageiros, Silvio foi convidado para ir a São Paulo e acabou trabalhando com espetáculos de circo.

Nesta mesma época, conheceu Manoel da Nóbrega, que não estava conseguindo administrar bem o Baú da Felicidade.

Silvio o ajudou e não só isso: levantou a marca e assumiu o controle. A partir disso, se tornou um empresário bem-sucedido e conhecido pela persistência e confiança.

Empresarios que deram a volta por cima
Saiba quais são os empreendedores que falharam antes do sucesso

Uma lista de empreendedores que fracassaram sem Walt Disney não seria completa. Sua primeira empresa de animação faliu porque não conseguia cumprir os prazos: seu perfeccionismo o atrapalhou

Devendo uma fortuna aos credores, resolveu ir para a Hollywood. Foi lá que surgiu o Mickey Mouse, personagem que, literalmente, o tirou da miséria. Mesmo sendo desencorajado dezenas de vezes, ele não desistiu e tentou, até estruturar um império.

+ Profissional liberal: 4 dicas para organizar finanças e ter um controle de sucesso

4 – Edimilson Amoim

Fundador da Brasil Uniformes, Edimilson quase precisou fechar as portas de seu negócio. Mesmo faturando por volta de R$350 mil por mês, o empresário devia muita gente e não conseguia arcar com as dívidas da empresa.

O seu erro, segundo o próprio, foi não ter feito um bom planejamento de negócio que se encaixasse com sua realidade de empreendedor.

Para não fechar as portas, precisou utilizar todas as opções de crédito disponíveis e, finalmente, conseguiu dar a volta por cima. Atualmente a Brasil Uniformes fatura mais de R$1 milhão por ano, com todos os prazos e dívidas em dia.

5 – J.K. Rowling

Escrever é empreender. Desempregada e mãe solteira, Joanne Rowling começou a escrever Harry Potter para passar o tempo enquanto lidava com problemas financeiros e emocionais. O hobby virou empreendimento quando decidiu oferecer o primeiro livro para editoras.

Foram oito editoras e todas elas disseram não, até que Rowling conseguiu aprovação da Bloomsbury Press, em 1997. A série do pequeno bruxo ganhou o mundo, sendo traduzida para mais de 60 idiomas.

Rowling é a mulher mais influente do Reino Unido e uma das mais ricas do mundo.

6 – Elon Musk

O empresário é conhecido como o criador da Tesla, a revolucionária marca dos automóveis eléctricos, e do PayPal, o eficaz sistema de pagamentos online, é um caso de empreendedores que fracassaram.

Afinal, antes de ser um respeitado empresário e visionário, os seus únicos recursos eram o seu cérebro e uma visão para mudar o mundo. Antes do sucesso, Musk percorreu caminhos duros e difíceis, muitos deles iguais aos de todos nós.

No princípio da sua carreira, Musk candidatou-se a um emprego na Netscape. No entanto, não recebeu qualquer resposta.

Em 1995, Musk fundou a Zip2, um site que funcionava como uma espécie de páginas amarelas online. Entretanto, o conselho de administração retirou Musk do cargo de CEO por achar que ele não tinha as responsabilidades operacionais necessárias.

Mais tarde, Musk fundou X.com, uma empresa de pagamento online, que veio a chamar-se PayPal. Em abril de 2000, Musk foi nomeado CEO da empresa. Pouco depois, Musk teve uma conversa com o então CTO sobre que sistema operacional usar, Windows ou Unix.

O desacordo resultou na sua demissão como CEO da PayPal, ou seja, de mais uma das empresas que tinha fundado. Reza a história que recebeu a notícia da sua demissão enquanto estava na sua lua de mel. Catita.

Em 2003, Musk fundou a Tesla Motors, uma empresa destinada a produzir carros elétricos. O primeiro carro da empresa foi o Roadster, um veículo de alto desempenho, mas não muito econômico.

O lançamento foi atrasado e a empresa enfrentou graves problemas financeiros, tendo ficado muito perto de fechar. Por sua própria admissão, 2008 foi o pior ano de sua vida. Musk decidiu por todo o seu dinheiro pessoal para salvar a companhia.

7 – Bill Gates

Antes da Microsoft ter nascido, Bill Gates foi mais um dos empreendedores que fracassaram em seus negócios. O seu primeiro foi, de fato, um grande fracasso.

Trata-se da Traf-O-Data, uma parceria entre Gates, Paul Gilbert e Paul Allen. O objetivo do negócio era criar relatórios para engenheiros rodoviários a partir de dados de tráfego bruto.

O negócio chegou a ter algum sucesso, mas Gates e os seus sócios falharam num momento chave.

Numa reunião de vendas, a máquina que construíram para processar os dados falhou quando tentavam apresentá-la a um funcionário do departamento de trânsito da câmara de Seattle.

O grande negócio que podiam fazer, e que ia permitir-lhes ter os fundos necessários para a empresa andar para a frente, não se concretizou. No entanto, a Gates aproximou-se Paul Allen, seu grande parceiro no sucesso da Microsoft.

Embora Gates tenha falhado no seu primeiro negócio, isso não o desencorajou de tentar novamente. Ele foi habilmente capaz de montar uma empresa que revolucionou o mercado de computadores pessoais.

+ 5 dicas valiosas de planejamento para uma empresa de sucesso

8 – Akio Morita

Ele foi o co-fundador e ex-presidente da Sony Corporation. Antes de a Sony se tornar um sucesso, um de seus primeiros produtos, uma panela elétrica de arroz portátil, foi um fracasso instantâneo que quase arruinou seus negócios.

Entretanto, com persistência e inovação, a empresa superou seus primeiros fracassos e construiu uma marca aceita globalmente.

9 – Oprah Winfrey

Ela é considerada a rainha dos talk shows e uma das mulheres mais bem-sucedidas do mundo. Se você já ouviu a história dela, perceberá que ela não apenas teve sucesso nos negócios. ela teve seu próprio quinhão de fracassos.

Na verdade, ela foi demitida de seu emprego como repórter de TV antes de começar seu próprio trabalho.

10 – Stephen King

Antes de se tornar um dos maiores autores de terror do mundo, King teve seu livro “Carrie, a Estranha” rejeitado 30 vezes.

A frustração foi tanta, que ele pensou em desistir e chegou a jogar o manuscrito no lixo, mas sua esposa, Tabitha King, encontrou o material, achou ótimo e o encorajou a continuar. Ainda bem, porque foi este o livro que deu início a renomada carreira do escritor.

Gostou deste texto? Acha que ele pode servir de inspiração para alguém? Então compartilhe em suas redes sociais!