Como estudar a longa distância

A lei de diretrizes e bases da educação estabelece com direito das pessoas que não concluíram seus estudos em idade apropriada a possibilidade da conclusão e qualquer época, contudo ela não diz como isto deve ser feito, ou seja, se é presencial ou a distância. Na verdade a LDB, como o próprio nome sugere, ela determina as bases para a educação, mas como isto vai chegar até as pessoas, dependerá de várias circunstâncias.

Estudar sem sair de casa

Como estudar a longa distância

Quando se fala em supletivo a distância, deve ficar claro que estamos falando que os estudos para o as provas do EJA serão feitas a distância e não necessariamente a prova. Então você pode estudar sem sair de casa, mas terá de fazer a prova presencialmente.

A lei de diretrizes e bases estabelece que os conhecimentos do candidato, independente de como ele adquiriu esses conhecimentos devem ser considerados, podendo ser aproveitados para efeitos do EJA – Educação de Jovens e Adultos, mediante exame. Isto significa que se você estudou em uma escola presencial ou a distância não faz diferença, o importante é você ser aprovado no exame.

Com isso o termo supletivo a distância deveria ser melhor definido para “estudos a distância para o supletivo ou EJA”, já que a prova em si, sempre será presencial.

Como faço o supletivo a distância?

O governo federal disponibiliza um programa chamado Encceja que é uma prova realizada geralmente anualmente que permite a certificação de pessoas adultas no ensino fundamental e médio, caso essas não tenho feito a conclusão dessas modalidades de ensino na idade própria.

Contudo o Encceja é apenas uma prova e uma vez aprovado você recebe certificação. Contudo, é necessário estudar por conta própria ou se inscrever em um curso preparatório para o exame.

Se você precisa fazer um curso preparatório, poderá procurar uma escola estadual na sua cidade, uma vez que algumas delas oferece o curso gratuitamente. Existem também as escolas particulares que oferecem cursos preparatórios de forma pagar, caso exista em sua cidade isso seja uma opção.

Se quiser estudar por conta própria, próprio site do enseja disponibiliza os materiais para estudar para as provas do ensino fundamental e do ensino médio, conforme pode ser visto abaixo:

Materiais de estudos do Encceja.

Livros. Os livros usados no Ensino Fundamental e Ensino Médio nas escolas públicas podem ser usados também para o estudo para o EJA. Procure uma escola pública mais próximo e verifique a disponibilidades desses livros na biblioteca. Outra opção seria as bibliotecas públicas que geralmente fazem a locação de livros para estudos.

Sites sobre matérias escolares

Sites sobre matemática

Existem vários sites que tratam do assunto desde a explicação dos conceitos matemáticos até exemplos e exercícios oferecidos a quem deseja aprender mais.

Álgebra, estatística, conjuntos de números, probabilidade, funções de primeiro e segundo grau, entre outros assuntos ligados a matemática e seus códigos.

Sites sobre língua portuguesa

A língua portuguesa é outro desafio enorme para quem precisa estudar com a finalidade de prestar uma prova do EJA ou qualquer outra modalidade de supletivo.

Nos sites encontrados pelo link acima é possível encontrar bastante material sobre literatura, gramática e ortografia, bem como o emprego da língua portuguesa ou português no nosso cotidiano.

Sites sobre história

Estudar a história é necessário para compreendermos inclusive o presente e nos preparar para o futuro. História do Brasil, as guerras, os impérios, as religiões, conflitos, epidemias, grandes invenções e conquistas, a evolução tecnológica, a revolução industrial, entre outros assuntos são geralmente bastante cobrados em provas de ensino fundamental e médio, tanto no ensino regular como em competências como o EJA – Educação de Jovens e Adultos.

Sites sobre geografia

A geografia é o estudo do homem no tempo e no espaço. Seu campo de estudo é absolutamente amplo e portanto requer um vasto conhecimento para quem deseja estudar para prestar exames. Na geografia são estudados assuntos como o homem e a sociedade, o trabalho, a relação campo e cidade, os aspectos naturais, entre outros. Os sites por trás do link acima mostrarão vários desses aspectos e os conteúdos para estudo.

Sites de educação com conteúdo das matérias do Ensino Fundamental e Médio. Veja algumas opções:

Sites sobre ciências da natureza

As ciências da natureza são muito amplas também e podem incluir a astronomia, biologia, física, química, ciência da terra, horologia e interdisciplinas. Neste link você encontrará muitas informações a este respeito, suas definições e muita coisa para estudar.

Sites sobre ciências humanas

As ciências humanas podem abranger a administração, artes, biblioteconomia, ciências contábeis, direito, economia, filosofia, geografia, história, jornalismo, letras, música, pedagogia, serviço social, entre outros.

Youtube e o estudo por vídeo-aulas

Estudar por vídeo-aulas tem sido um dos métodos mais empregados atualmente. Afinal há bons professores que disponibilizam bons conteúdos e verdadeiras aulas nos seus canais do Youtube. Veja abaixo os principais canais e vídeos sobre as matérias que você precisará estudar para a prova do EJA:

Livros didáticos

Outra forma de você estudar a distância é através dos livros didáticos que podem ser comprados em livrarias ou pela internet ou ainda emprestados em bibliotecas públicas.

A vantagem de usar este tipo de material é que eles foram preparados de forma sistemática e portanto irá tratar do assunto de forma mais aprofundada e contará com recursos didáticos-pedagógicos que poderão ser muito úteis para o seu aprendizado.

Importante

Embora estudar sem sair de casa seja uma possibilidade, em muitos casos o auxílio de um professor é fundamental. A ideia do supletivo a distância pode parecer tentadora e fácil, mas se o aluno não for autodidata, fica complicado assimilar e organizar todo o processo de estudo. Esta é uma decisão que cabe a cada um tomar.

EJA pelo ENEM

Recentemente o MEC criou uma opção para certificação de Jovens e Adultos através do ENEM, o Exame Nacional do Ensino Médio. Com ele, o aluno estuda em casa e a distância usando os materiais acima citados e outros e ao fazer a inscrição para o ENEM deverá informar que deseja usar o resultado da prova para certificação do ensino médio.

Desta forma, ele realiza o exame do ENEM da mesma forma que os demais candidatos, inclusive a mesma prova, a diferença é que o resultado da prova é que é usado para atestar que ele tem conhecimentos o suficiente para receber o diploma de conclusão do ensino médio. Para que isso aconteça é necessário:

  • Informar, no ato da inscrição para o ENEM, que deseja usar a prova para certificação do ensino médio;
  • Não zerar na redação;
  • Conseguir pelo menos 400 pontos na prova objetiva.

Infelizmente a opção acima citada de fazer a conclusão do ensino médio pelo Enem, não está mais disponível e portanto não é possível fazer a prova do Enem com a intenção de obter a certificação do ensino médio, conforme foi relatado acima.

De fato essa opção existiu e esteve disponível em algumas edições do Enem a partir do ano de 2010, mas não está mais disponível, sendo que agora a opção que o governo oferece para pessoas que desejam fazer a certificação do ensino médio é através da prova do Encceja, conforme explicado no início desse artigo.

Algumas dúvidas

É muita coisa para estudar, não existe algum resumo?

Para casos como esse é que se recomenda uma escola presencial, especialmente aquelas com cursos preparatórios para o EJA. Lá os professores terão condições de direcionar os materiais a serem estudados, bem como os temas mais importantes que você deverá focar. Estudar por conta própria é vantajoso, mas você acaba tendo que estudar mais.

Vale a pena fazer o ENEM para concluir o ensino médio?

Vale sim. Creio que seja uma das melhores alternativas hoje, embora seja uma prova bem extensa (dois dias) e bem difícil, pois ela é aplicada a alunos que estão buscando classificação para entrar nas melhores faculdades do país. Mas, você não precisa acertar tudo, apenas 400 pontos de um total de 1000 possíveis. Na prática, você precisa tirar 4 de média, quem é bem menor do que 6 que é aplicado nas escolas regulares.

Veja a observação acima sobre este assunto.

Não conclui o ensino fundamental, e agora?

Informe-se na secretaria de educação da sua cidade, mas salvo engano, se você for aprovado no exame de certificação do ensino médio, não precisará concluir o fundamental. Eu sei que é meio contra-senso, mas o fundamental é para crianças e se uma pessoa já adulta tem condições de fazer uma prova de nível médio, isto atesta que já está implícito ali nos conhecimentos do fundamental. Mas informe melhor na secretaria de educação, pois não sei se existe ulgum procedimento formal para esta dispensa.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp


VEJA TAMBÉM:

Os alunos de educação online têm uma série de vantagens, como organizar sua rotina da forma mais conveniente e acessar conteúdos de todos os lugares e a qualquer horário. Porém, você sabe como estudar a distância?

Assim como no ensino presencial, os cursos online trazem uma série de desafios. E caso não sejam superados, você pode acabar comprometendo o seu rendimento nos estudos. A boa notícia é que atitudes simples podem contribuir para um ótimo desempenho.

Ler também: 4 dicas para estimular o uso da biblioteca online

Dicas de como estudar a distância

Por mais que o estudante online enfrente obstáculos, uma boa dose de dedicação e motivação podem fazê-lo seguir em frente até a conclusão do curso escolhido. Neste caso, algumas dicas de como estudar a distância podem ajudar.

Veja quais são elas:

Seja organizado

Como a rotina de estudos de um aluno online é criada por ele mesmo, a organização deve ser o primeiro passo para o sucesso.

Para isso, é possível criar uma série de métodos e ações para organizar a sua agenda. Planeje uma rotina diária, semanal e mensal de forma com que os dias e horários fiquem predeterminados.

Você pode utilizar diversos recursos com essa finalidade. Por exemplo: gerenciadores de tarefas, planilhas, calendários ou mesmo anotações em agendas.

Compreenda que o ensino online é como o presencial

Cursar uma faculdade online deve ser visto com a mesma seriedade do que estudar pelo método presencial. Porém, alguns alunos acabam subestimando o curso e, por isso, não se dedicam como deveriam.

A consequência é o baixo desempenho nas aulas e avaliações e pode até mesmo gerar a reprovação. Portanto, é essencial compreender que a única diferença entre os métodos é a sala de aula física ou a falta dela.

Faça os exercícios

Tão importante quanto assistir às aulas é fazer os exercícios para visualizar e fixar melhor os conteúdos. Essa certamente é uma das sugestões mais importantes de como estudar a distância.

Quando o cérebro entra em contato com os mesmos temas mais de uma vez, ele entende que os assuntos são importantes. Logo, devem ser assimilados e é justamente isso que acontece.

Outro benefício de realizar os exercícios do curso é a autoavaliação. Com isso, o estudante consegue analisar quais conteúdos foram fixados e quais precisam ser revisados.

Tenha um local apropriado para os estudos

Essa é outra dica fundamental de como estudar a distância. Afinal, as distrações são uma das principais dificuldades dos estudantes de EAD.

O indicado é que se tenha um local apropriado para os estudos. Procure um ambiente calmo, livre de interferências e bem iluminado. Isso irá contribuir para a concentração e, consequentemente, para um melhor desempenho.

Ler também: Os livros e as tecnologias digitais: como incentivar a leitura na Era Digital?

Como uma biblioteca digital pode auxiliar nos estudos?

Além das dicas citadas acima, uma que não pode ficar de fora do nosso artigo é a leitura e o acesso a livros e conteúdos de qualidade. O que é responsável pela boa formação de estudantes.

E, hoje, não é mais necessário ir até uma biblioteca física para ter contato com obras de autores renomados. A Minha Biblioteca é uma plataforma digital de livros que conta com um repleto acervo de livros. São mais de 7 mil títulos acadêmicos de todas as áreas do conhecimento.

Por meio da plataforma online e intuitiva, o aluno pode estudar e fazer suas pesquisas de forma prática. Com diversas funcionalidades, você tem a opção de realce de cores, anotações e pesquisa por palavra-chave. Além disso, é possível acessar o sistema por meio de qualquer dispositivo eletrônico.

Verifique se sua instituição de ensino possui a Minha Biblioteca ou se quer saber mais acesse o nosso site.

Como estudar a longa distância