Quem foram os primeiros contribuintes da Geografia pesquise sobre a formação deles e anote

Ouça este artigo:

A Geografia é uma das mais antigas ciências desenvolvidas pela civilização ocidental, tendo seus conceitos básicos delineados na Grécia Antiga, onde esta se desenvolveu como ciência e método de pensamento filosófico. No início era conhecida como História Natural ou Filosofia Natural. Como maiores contribuintes deste início do desenvolvimento desta disciplina podemos citar Tales de Mileto, Heródoto, Eratóstenes, Hiparco, Aristóteles, Estrabão e Ptolomeu. Com a expansão grega promovida por Alexandre da Macedônia (Alexandre, o Grande), o interesse pelo estudo das novas terras colonizadas aumenta consideravelmente, em especial pelos fatores práticos que o conhecimento da matéria proporcionava, como incremento das técnicas de navegação, que contribuiriam para uma atividade comercial mais intensa, e bem como os melhoramentos que a geografia adicionava à agricultura, indicando épocas, climas e solos ideais a um melhor cultivo.

No período de auge do Império Romano, a geografia irá contribuir com mais uma gama de conhecimentos, como por exemplo o chamado "périplo", ou seja, a descrição dos portos, rotas e escalas que os navegantes da época dispunham para realizar o comércio, tão necessário ao funcionamento do Império, e também, por outro lado, garantindo sua eficaz proteção militar. Dois exemplos de obras dedicadas a este segmento da matéria geográfica que sobreviveram aos dias atuais são o "Périplo do cartaginês Hanão, o navegador", e outra de autor não identificado, e mais amplamente difundida, o "Périplo do Mar Eritreu" (Mar Eritreu é o antigo nome que os gregos utilizavam para se referir ao Mar Vermelho).

Com a queda do Império Romano do Ocidente, os árabes irão se destacar no conhecimento geográfico, através da tradução de muitas das obras chaves da geografia grega, bem como obras originais de Al Idrisi ou Ibn Batutta, que percorreu todo o norte da África e Ásia.

As explorações relizadas pelos portugueses no século XVI irão dar novo impulso à exploração e conhecimento de diferentes regiões do globo. Elas foram em grande parte inspiradas por obras de viajantes como Marco Polo, que conheceu boa parte do Oriente Médio e Extremo, que causou impressões fortes em muitos, que apelidarão jocosamente seu trabalho de "Il Millione" (O Milhão), devido ao exagero que acreditam ali estarem contidos.
É a partir de século XVIII que a geografia foi sendo discretamente reconhecida como disciplina, recebendo a atenção de grandes intelectuais como Kant, Montesquieu, Goethe, que desenvolveram a chamada "geografia social". Cem anos mais tarde, teremos a Escola Alemã, com o conceito de determinismo, que ligava o clima ao desenvolvimento intelectual do ser humano. Na década de 30 do século XX, predominariam as ideias da Escola Francesa e o conceito de possibilismo, que estabelecia que as escolhas feita pelo ser humano levariam ao seu respectivo desenvolvimento cultural.

A partir de então, a Geografia passa a adotar conhecimentos acessórios como a estatística, além de novos equipamentos, como o computador e o satélite.

Bibliografia:
não identificado. História da Geografia. Disponível em: http://www.fiorgeograf.com.br/historia_da_geografia.htm. Acesso em 16/05/2011.

No início era conhecida como História Natural ou Filosofia Natural. Como maiores contribuintes deste início do desenvolvimento desta disciplina podemos citar Tales de Mileto, Heródoto, Eratóstenes, Hiparco, Aristóteles, Estrabão e Ptolomeu. A cultura grega foi a primeira cultura conhecida a explorar ativamente a Geografia como ciência e filosofia, sendo os maiores contribuintes Tales de Mileto, Heródoto, Eratóstenes, Hiparco, Aristóteles, Estrabão e Ptolomeu. Os dois primeiros a tratarem a Geografia como ciência moderna, isto é, com o seu próprio objeto de estudo e a sua própria sistematização epistemológica, foram Alexander Von Humboldt (1769-1859) e Carl Ritter (1779-1859). Esses dois pensadores foram sucedidos por Vidal de La Blache e Friedrich Ratzel. INTRODUÇÃO Na antiguidade, o estudo da geografia utilizava-se de observações astronômicas e estudos filosóficos, como os de Aristóteles, que foi o primogênito a classificar o Planeta Terra como uma esfera. Porém, somente no século XIX, é que a geografia é sistematizada como disciplina acadêmica. Com o surgimento da ciência geográfica, surgem também as primeiras correntes do pensamento geográfico....Correntes do Pensamento Geográfico

  1. Determinismo geográfico. ...
  2. Possibilismo geográfico. ...
  3. Método regional. ...
  4. Geografia teorética ou quantitativa. ...
  5. Geografia crítica. ...
  6. Fenomenologia ou Geografia humanística. ...
  7. Geopolítica.
A Geografia irá surgir como ciência no século XIX, na Alemanha. Os autores considerados como os “pais” da Geografia são os alemães Alexander von Humboldt e Karl Ritter. Heródoto Heródoto (484-425 a.C.) – Filósofo e historiador, considerado o pai da História e da Geografia, inseriu a história dos povos no contexto geográfico. Na Idade Moderna a Geografia se constitui Ciência com embates das “Escolas” alemã e francesa. Na contemporaneidade aparecem diversas “Correntes Geográficas” e o espaço geográfico torna-se o objeto de estudo da Geografia. Escolas da Geografia Possibilismo  Para combater o Determinismo Geográfico, surge na França, no século XIX, com Paul Vidal de La Blache, o Possibilismo. ... Escolas da Geografia Método Regional  A Geografia Regional surge com o filósofo Kant e o geógrafo Ritter, opondo-se ao Determinismo e ao Possibilismo. Sob essa ótica, os geógrafos ergueram os pilares das correntes do pensamento geográfico identificadas como Geografia tradicional que são: o determinismo geo- gráfico, o possibilismo e o método regional. Friedrich Wilhelm Heinrich Alexander Freiherr von Humboldt, melhor conhecido como Alexander von Humboldt, geógrafo, astrônomo, naturalista e explorador alemão, morre em Berlim em 6 de maio de 1859. É considerado o “Pai da Geografia Moderna Universal”. Humboldt é considerado, juntamente com Ritter, o pai da Geografia moderna. Nascido em 1769, pertencia a uma família aristocrática prussiana. Ao início do século XIX, um conjunto de pressupostos histórico para a sistematização da Geografia já havia ocorrido. A Geografia irá surgir como ciência no século XIX, na Alemanha. Os autores considerados como os “pais” da Geografia são os alemães Alexander von Humboldt e Karl Ritter. Anaximandro Período Arcaico O mais antigo geógrafo conhecido é o filósofo milesiano Anaximandro (-610/-724) , o primeiro a desenhar um mapa do mundo conhecido conforme as crenças da época.

A Geografia é uma ciência moderna, sistematizada enquanto tal a partir do século XIX. Entretanto, não se pode dizer que antes disso ela não fosse praticada. A expressão foi criada pelo filósofo Erastóstenes no século III a.C.

Com o tempo, essa ciência atravessou diferentes caminhos e teve diferentes definições. Atualmente, entende-se a Geografia, grosso modo, como a ciência que estuda o espaço geográfico, isto é, aquele habitado pelo homem ou que seja de interesse para este, tanto em seus aspectos naturais quanto em seus aspectos humanos.

Assim como todo o conhecimento produzido à luz da ciência e da razão científica, o pensamento geográfico se destacou pelas diversas contribuições de inúmeros notáveis pensadores.

Os dois primeiros a tratarem a Geografia como ciência moderna, isto é, com o seu próprio objeto de estudo e a sua própria sistematização epistemológica, foram Alexander Von Humboldt (1769-1859) e Carl Ritter (1779-1859). Esses dois pensadores foram sucedidos por Vidal de La Blache e Friedrich Ratzel.

A partir daí, inúmeros pensadores se destacaram ao longo do pensamento geográfico, dentre eles, podemos destacar: Eliseé Reclus, Richard Hartshorne, Carl Sauer, Pierre Jorge, Yves Lacoste, Yi-Fu Tuan, Paul Claval e muitos outros. Entre os brasileiros, merecem destaque: Josué de Castro, Antonio Christofoletti, Milton Santos, dentre outros.

O objetivo desta seção é proporcionar algumas contribuições no que se refere à difusão dos pensamentos dos principais geógrafos da história, ressaltando as principais contribuições destes para a Geografia e para as ciências em geral. Tal pressuposto deverá ser alcançado utilizando-se uma linguagem simples e objetiva, que facilite o entendimento para estudantes dos ensinos médio e fundamental, a fim de fazer com que se interessem mais pelas bases teóricas que nortearam o pensamento geográfico.

Por Rodolfo Alves Pena

Graduado em Geografia