Quantos dias são necessarios de atestado caso de conjuntivite

Art. 473 - O empregado poderá deixar de comparecer ao serviço sem prejuízo do salário: (Redação dada pelo Decreto-lei nº 229 , de 28.2.1967)

I - até 2 (dois) dias consecutivos, em caso de falecimento do cônjuge, ascendente, descendente, irmão ou pessoa que, declarada em sua carteira de trabalho e previdência social, viva sob sua dependência econômica; (Inciso incluído pelo Decreto-lei nº 229 , de 28.2.1967)

II - até 3 (três) dias consecutivos, em virtude de casamento; (Inciso incluído pelo Decreto-lei nº 229 , de 28.2.1967)III - por um dia, em caso de nascimento de filho no decorrer da primeira semana; (Inciso incluído pelo Decreto-lei nº 229 , de 28.2.1967)IV - por um dia, em cada 12 (doze) meses de trabalho, em caso de doação voluntária de sangue devidamente comprovada; (Inciso incluído pelo Decreto-lei nº 229 , de 28.2.1967)V - até 2 (dois) dias consecutivos ou não, para o fim de se alistar eleitor, nos têrmos da lei respectiva. (Inciso incluído pelo Decreto-lei nº 229 , de 28.2.1967)VI - no período de tempo em que tiver de cumprir as exigências do Serviço Militar referidas na letra c do art. 65 da Lei nº 4.375 , de 17 de agosto de 1964 ( Lei do Servico Militar ). (Incluído pelo Decreto-lei nº 757 , de 12.8.1969)VII - nos dias em que estiver comprovadamente realizando provas de exame vestibular para ingresso em estabelecimento de ensino superior. (Inciso incluído pela Lei nº 9.471 , de 14.7.1997)VIII - pelo tempo que se fizer necessário, quando tiver que comparecer a juízo. (Inciso incluído pela Lei nº 9.853 , de 27.10.1999)IX - pelo tempo que se fizer necessário, quando, na qualidade de representante de entidade sindical, estiver participando de reunião oficial de organismo internacional do qual o Brasil seja membro. (Incluído pela Lei nº 11.304 , de 2006)

Mauricio Kenis

Conjuntivite por clamidia , pode se trabalhar normalmente ou se faz necessário atestado médico ?

A conjuntivite por Clamídia é uma doença infecçiosa. Durante a fase ativa da doença a convivência em ambiente comum pode proporcionar a transmissão direta através do contato com a secreção ocular. Desta maneira seria prudente se afastar do trabalho durante esta fase da doença.

Se a gripe e a conjuntivite são ambas contagiosas, porque você vai ao trabalho quando está gripado e fica em casa quando está com o olho inflamado? De acordo com os médicos, o correto é permanecer afastado para ambos.

A primeira coisa a pensar é que gripe é diferente de resfriado. A gripe é uma infecção respiratória intensa, que começa de forma repentina, provocando dores no corpo e cabeça, desconforto respiratório, calafrios e febre alta, acima de 38,5°.

A recuperação leva pelo menos 7 dias e quando malcuidada pode se agravar causando pneumonia e até mesmo a morte.

Já o resfriado tem sintomas mais leves e não provoca grandes complicações. Quando confirmado que se trata de influenza os médicos recomendam ficar em casa.

 “Caso ocorram mais de um caso de gripe no mesmo ambiente de trabalho, mesma classe de escola ou creche deve ser considerado um afastamento”, explica Eitan N Berezin, pediatra da Santa Casa de São Paulo

A recomendação do Ministério da Saúde é evitar sair de casa durante o período de transmissão da doença e procurar ficar longe de aglomerações e ambientes fechados, mantendo os locais ventilados, mas quem trabalha e/ou estuda sabe que é difícil cumprir esse conselho.

Quanto mais o ambiente é fechado, maiores as chances de o vírus permanecer em suspensão e contaminar outras pessoas.”

Celso Granato, infectologista do Grupo Fleury

Pessoas sem complicações médicas podem se recuperar de gripes, mesmo fortes, em casa com repouso, hidratação e medicamentos para aliviar a dor e a febre. Sem necessidade de procurar um médico.

No entanto, Granato lembra que no Brasil não há uma indicação clara para que os médicos afastem do trabalho os gripados, como acontece em países como a França. A indicação vai depender do paciente, do local de trabalho e da decisão clínica.

A transmissão da gripe ocorre por meio das secreções das vias respiratórias de uma pessoa contaminada ao falar, espirrar ou tossir.

“O vírus pode passar pelo ar, enquanto conversamos a menos de um metro de distância através das partículas de muco que são invisíveis. A outra pessoa aspira e contrai a doença”, explica Paulo Olzon, professor e infectologista da Unifesp.

Outra forma de contágio se dá por meio das mãos, que podem transportar as secreções para objetos, nariz, boca e olhos.

Por que não trabalhamos com conjuntivite?

A razão do afastamento por conjuntivite não é apenas o risco de contágio, mas a dificuldade de usar a visão e a proteção da córnea. Se a conjuntivite não for tratada ela pode até se tornar crônica.

“Conjuntivites são muito sintomáticas e provocam coceira, incômodo a luz e dificuldade visual, devido a secreção. Alguns tipos virais podem ser tão graves ao ponto de lesar a córnea”, explica Maria Auxiliadora Monteiro Frazão Sibinelli, professora de oftalmologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Existem três tipos da doença: viral, bacteriana e alérgica. A terceira não é contagiosa.

Imagem: Getty Images/iStockphoto Diferente da gripe, a conjuntivite dificilmente passa pelo ar. A principal forma de contágio é por meio de objetos que a pessoa infectada compartilha, como toalha, travesseiros e lençóis.

Como os olhos lacrimejam, é inevitável coçar ou encostar neles e é através das mãos que os vírus e bactérias são transmitidos para maçanetas e outros objetos.

Conjuntivite é quase um sinônimo de afastamento de 7 dias, mas esse não é um número exato. De acordo com os especialistas, a necessidade de repouso varia de acordo com o caso. “Em casos mais graves é preciso um afastamento de até 15 dias”, explica Sibinelli.

  • Quantos dias são necessarios de atestado caso de conjuntivite

    Conheça alguns mitos e verdades sobre a gripe

  • Quantos dias são necessarios de atestado caso de conjuntivite
  • Quantos dias são necessarios de atestado caso de conjuntivite
  • Quantos dias são necessarios de atestado caso de conjuntivite
  • Quantos dias são necessarios de atestado caso de conjuntivite

Conjuntivite é a inflamação da conjuntiva, uma membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular e o interior das pálpebras. Em geral, ocorre nos dois olhos e pode durar de uma semana a 15 dias.

Essa condição nos olhos pode ser causada por reações alérgicas a poluentes ou substâncias irritantes como poluição e o cloro de piscinas, por exemplo, e por vírus e bactérias. Neste último caso ela é contagiosa.

Principais sintomas da conjuntivite são olhos vermelhos e lacrimejantes, pálpebras inchadas, sensação de ter areia ou de ciscos nos olhos, em alguns casos ocorre secreção e coceira.

Primeiramente ao suspeitar de conjuntivite deve-se sempre procurar um médico, de preferência um oftalmologista que é o especialista na região ocular, pois existem as infecções bacterianas e virais as que necessitam de repouso, medicamento, colírio, e também, alguns casos por ser infeccioso, ter o risco de contaminar outras pessoas e precisar de atestado e receita médica.

Não utilize colírios por conta própria para tratar conjuntivite. Qualquer medicamento precisa ser prescrito por um médico. Acima de tudo, não se automedique. Alguns colírios são altamente contraindicados porque podem provocar sérias complicações e agravar o quadro.

Lave os olhos e faça compressas com água gelada, que deve ser filtrada e fervida, ou utilize soro fisiológico. Para a conjuntivite viral não existem medicamentos específicos. Cuidados especiais com a higiene ajudam a controlar contágio e evolução da doença.

Se estiver com coceira causada pela conjuntivite de uma olhada no texto sobre coceira nos olhos que talvez tenha dicas que você possa aproveitar.

Como ocorre o contágio e o que fazer se estiver com conjuntivite?

A transmissão se dá por contato direto com alguém infectado ou indiretamente através de contato com objetos contaminados

Evite aglomerações ou frequentar piscinas de academias ou clubes. Lave com frequência o rosto e as mãos. Não coce os olhos (leia o texto sobre coceira nos olhos)

Aumente a frequência com que troca as toalhas do banheiro ou use toalhas de papel para enxugar o rosto e as mãos. Troque as fronhas dos travesseiros diariamente enquanto perdurar a crise;

Não compartilhe o uso de esponjas, rímel, delineadores ou de qualquer outro produto de beleza (esse último deveria ser hábito)

Por fim, além de todas essas dicas, consulte seu médico para que ele te receite colírios, medicamentos, e ateste o repouso necessário.