Por que os zigurates eram importantes para os mesopotâmicos

Por que os zigurates eram importantes para os mesopotâmicos
O zigurate de Ur é uma construção de origem suméria, sendo uma combinação de templo e moradia divida com observatório de astronomia. Créditos: Josh McFall, 26.07.2005 / Montagem: Eudes Bezerra.

Tão antigos quanto às pirâmides do Egito, os zigurates são construções intrigantes e que por vezes geram misticismo, sendo inclusive associados à existência da bíblica Torre de Babel, que seria um grandioso zigurate (mas inexiste comprovação científica).

Nas cidades mesopotâmicas, as construções mais importantes eram as ligadas às grandes instituições, ao templo e ao rei.

Sendo a moradia da divindade tutelar da cidade, o templo era o símbolo central do bem-estar local e, em geral, a estrutura mais alta.

Os reis reformavam e reconstruíam os templos dos centros religiosos importantes como sinal da aprovação divina. (RATHBONE, 2011, p. 118)

Boa leitura!

TÓPICOS SOBRE O ZIGURATE

1. O que é zigurate ou o que eram os zigurates?
2. O primeiro zigurate, o Zigurate de Ur
3. Zigurates X Pirâmides
4. Como era feito o zigurate
Referências

1. O QUE É ZIGURATE OU O QUE ERAM OS ZIGURATES?

O zigurate é um templo religioso e observatório astronômico que as sociedades da Mesopotâmia construíram, sendo o mais famoso o de Ur, no atual Iraque.

Em suma, os zigurates eram templos destinados à adoração dos deuses, o que refletia bastante a devoção religiosa das sociedades que criaram e reproduziram diversos tamanhos dessa imponente construção.

Fizeram tanto sucesso que acabaram se espalhando além da Mesopotâmia, como no Irã que veremos um zigurate bem famoso e ainda existente por lá.

2. O PRIMEIRO ZIGURATE, O ZIGURATE DE UR

O primeiro zigurate conhecido foi edificado na cidade de Ur, durante o reinado de Ur-Nammu, ao final do terceiro milênio a.C..

Ur era o centro do culto ao deus da Lua, Sin (ou Nanna), e o zigurate fazia parte do complexo religioso, cercado por uma muralha, que abrangia o armazém do templo, a residência da alta sacerdotisa e um palácio real.

Havia também uma cozinha para o preparo de refeições do deus. O padrão do tempo se repetiu mais tarde em outras cidades, talvez para que as construções monumentais pudessem ser vistas com mais destaque.

O Zigurate de Ur foi posteriormente restaurado pelos reis neobabilônicos, cientes de sua responsabilidade para com os centros religiosos antigos da Suméria — os babilônios eram grandes engenheiros e arquitetos, além de compiladores de tecnologias estrangeiras.

Por que os zigurates eram importantes para os mesopotâmicos
O zigurate de Ur (Templo da Lua), Iraque. Essa construção foi a primeira do tipo a ser descoberta e teria sido erguida entre 2113 e 2096 a.C. por ordem do rei sumério Ur-Nammu. Detêm 21 metros de altura por 62,5 x 43 metros em suas bases. Créditos: Josh McFall, 26.07.2005.
Por que os zigurates eram importantes para os mesopotâmicos
Escadaria do Zigurate de Ur, Iraque. Créditos: Newhouse, E. L., ed., The Builders, The National Geographic Society, Washington, D.C., 1992.

3. ZIGURATES X PIRÂMIDES

Apesar da proximidade e semelhança com as pirâmides do Egito Antigo, eram construções com estrutura interna e finalidade bem distinta.

As pirâmides egípcias são estruturas complexas com a destinação mortuária do representante dos deuses na terra, o faraó, sendo a maior delas a pirâmide de Queóps, localizada no Complexo de Gizé com a sua imensa esfinge.

Os zigurates, por sua vez, não possuíam destinação mortuária nem a vaidade do poderio faraônico, sendo templos religiosos destinados à moradia dos deuses e à observação dos astros.

Ainda, as cidades costumavam crescer ao redor desses templos-cidades, irradiando, assim, a fervorosa religiosidade do seu povo.

A título de curiosidade: os sumérios teriam descoberto cinco planetas!

4. COMO ERA FEITO O ZIGURATE

Típicos templos da antiga Mesopotâmia, sua origem é apontada como vinda dos misteriosos e incríveis sumérios e logo teria se alastrado aos demais povos da região, sendo erguidos às dezenas entre 2200 e 500 a.C..

As construções eram feitas com tijolos queimados através da sobreposição de plataformas, que contavam com escadarias circundando a estrutura.

Atualmente, ao menos vinte construções do tipo resistem ao tempo e a maior delas se encontra em Chogha Zanbil, no Irã, onde impõe dimensões 24 metros de altura por 100 metros de base.

Por que os zigurates eram importantes para os mesopotâmicos
Chogha Zanbil Zigurate, Irã. Créditos: Mobina Ganbaryan.
Por que os zigurates eram importantes para os mesopotâmicos
Reprodução em maquete do zigurate de Chogha Zanbil. Créditos: Jona Lendering.

REFERÊNCIAS:

BEZERRA, Eudes de O. Sumérios: História, características e invenções (resumo). Acesso em: 25 maio, 2022.

CLINE, Eric H.; GRAHAM, Mark W.. Impérios antigos: da Mesopotâmia à Origem do Islã. trad. Getulio Schanoski Jr.. São Paulo: Madras, 2012.

COLE, Emily. História ilustrada da arquitetura: Um estudo das edificações, desde o Egito até o século XIX, passando por estilos, características e traços artísticos de cada período. trad. Livia Chede Almendary. São Paulo: Publifolha, 2011.

GIORDANI, Mário Curtis. História da Antiguidade Oriental. 13 ed. Petrópolis: Vozes, 1969.

LENDERING, Jona. Ziggurat. Disponível em: << http://www.livius.org/za-zn/ziggurat/ziggurat.html >>. Acesso em: 25 maio, 2022. Link não mais disponível.

Museu Britânico. Ziggurats. Acesso em: 25 maio, 2022.

RATHBONE, Dominic. História ilustrada do mundo antigo: Um estudo das civilizações da Antiguidade, do Egito dos faraós ao Império Romano, passando por povos das Américas, da África e da Ásia. trad. Clara Allain. São Paulo: Publifolha, 2011.

IMAGEM(NS):
Buscou-se informações para creditar a(s) imagem(ns), contudo, nada foi encontrado. Caso saiba, por gentileza, entrar em contato: [email protected]

PALAVRAS-CHAVE SECUNDÁRIAS: sociedades hidráulicas, pirâmides, zigurate, zigurates, torre de babel, mesopotâmia, antiguidade oriental, sumérios, egípcios, egito antigo, arquitetura suméria, religião suméria.

Por que os zigurates eram importantes para os mesopotâmicos

Os zigurates eram os principais centros da adoração religiosa politeísta dos sumérios. ... Sua função religiosa era muito importante, pois os antigos mesopotâmicos acreditavam que os zigurates serviam de morada para os deuses. Através destas construções, acreditavam que os deuses estariam mais perto da sociedade.

Qual é a função do zigurate?

O próprio zigurate é a base sobre o qual o Templo Branco repousa, e sua função é trazer o templo mais próximo aos céus, de forma que pudesse prover acesso desde o solo até lá, por meio de degraus — a estrutura teria a função, portanto, de uma ponte entre os dois mundos.

Qual foi o principal Zigurate construído na Mesopotâmia?

Zigurate de Etemenanki ou Torre de Babel A estrutura original foi construída por Hammurabi e restaurada por Nabucodonosor no século VII a. C. A obra era composta de amplas escadarias em toda sua volta, sete andares e cerca de 91 metros de altura, tendo no topo o santuário.

O que é trabalho de figuração?

Além de garantir uma renda extra, fazer figuração permite conhecer de perto o mundo por trás das cenas, incluindo a rotina de gravações e, claro, atrizes e atores famosos. ... Por outro lado, trabalhar como figurante também exige muita disciplina e responsabilidade.

Como os zigurates foram construídos?

Eram construídos de pedra ou de tijolos cozidos ao Sol. A entrada era feita através do topo do templo, sendo que o acesso ocorria através de uma rampa espiralada, construída nas paredes externas do zigurate. ... - Os zigurates foram criados pelos sumérios.