Por que as mulheres se masturbam

Deixar de ser sinônimo de tabu e passar a ser um caminho para o autoconhecimento. Infelizmente este ainda está longe de ser o cenário em que vivemos no que diz respeito à masturbação feminina. 

Apesar de ainda muito a conquistar, o empoderamento feminino e maior abertura da sociedade para discutir diversos temas, que até então não entravam em pauta, fizeram com que fossem dados muitos passos para maior entendimento sobre o assunto. 

Como a Fleurity acredita que o conhecimento é um dos melhores caminhos para a liberdade de escolha e quebra de tabus, reunimos aqui tudo o que precisa saber para entender de uma vez por todas por que você precisa se masturbar. Confira!

Por que a masturbação feminina é tabu? 

Religião, cultura e até mesmo a anatomia humana fazem parte da construção do tabu em torno da masturbação feminina ao longo do tempo, de acordo com a análise de especialistas no tema. 

Historicamente a figura da mulher foi relacionada à alguém que cuida e serve ao outro - sendo que esse imaginário também influencia no que diz respeito ao sexo. 

Por mais que a sociedade tenha avançado ao quebrar preconceitos, o prazer feminino ainda é um tabu: de acordo com uma pesquisa realizada pela USP em 2017, pelo menos 40% das mulheres brasileiras disseram não se masturbarem.

No círculo familiar, o assunto pode se fortalecer como um tabu, seja porque o assunto não é sequer tratado, ou pelos pais assumirem um papel de serem contra a masturbação feminina na criação de uma filha, quando a mesma começa a descobrir sua sexualidade.  

Além disso, no que diz respeito às diferenças nas anatomias da mulher e do homem, especialistas acreditam que o fato do órgão reprodutor masculino ser externo acaba por influenciar na naturalidade com que o homem tende a ter ao lidar com seu pênis. 

Como exemplo prático podemos analisar a quantidade de vezes que um homem se toca para urinar durante toda a sua vida, o que fortalece seu autoconhecimento corporal. 

O mesmo não costuma acontecer com as mulheres.

Como a sexualidade feminina sempre foi tratada como tabu em diversos âmbitos, ainda é comum encontrar mulheres que chegam à fase adulta sem nunca ter tocado em sua vagina, seja para introduzir um absorvente interno ou para se autoconhecer, por exemplo.  

O mesmo tabu que muitas mulheres ainda têm de tocar sua vagina faz com que algumas ainda tenham receio, inclusive, de utilizar coletores menstruais, criados para facilitar o dia a dia feminino - além dos outros diversos benefícios deles. 

E quando falamos sobre a masturbação feminina ainda ser um tabu e sobre a falta do autoconhecimento, começamos a entender o porquê é importante se maturbar. 

A importância da masturbação feminina

Ao compreender os benefícios de incluir a masturbação nas formas de se obter prazer é importante lembrar que o orgasmo, como um processo biológico, se retroalimenta. 

Isso quer dizer que um estímulo sexual como a masturbação feminina libera substâncias químicas no corpo, o que aumenta a libido e faz com que a busca pelo prazer se torne mais constante - além da sensação de bem-estar também sentida. 

O benefício é individual, ao proporcionar prazer a si mesma, mas também pode ser levado para uma relação a dois. 

Quando a mulher conhece melhor seu corpo, entende suas preferências sexuais e potencializa seu autoconhecimento, tudo isso reflete positivamente durante a relação sexual. 

Afinal, quando a mulher sabe como fazer seu corpo sentir prazer e tem segurança para expor durante o sexo, fica muito mais fácil que ambos se conectem e cheguem ao orgamos juntos. 

Masturbação feminina: mitos e verdade

  • Se masturbar vicia
  • Mito! De acordo com especialistas, diversas características fazem parte do diagnóstico de um vício, como o descontrole, o prejuízo social e sintomas da abstinência, por exemplo. 

    Em alguns casos a masturbação pode ser utilizada como uma forma de “fuga”, mas é pouco provável que o ato se enquadre nas características clínicas de vício ou dependência.

  • Homens se masturbam mais do que mulheres
  • Verdade! De acordo com um levantamento realizado pelo portal inglês Metro com mais de 15 mil pessoas em diversos países, em média, os homens se masturbam 2,5 vezes mais do que as mulheres. 

  • O uso de vibradores vicia
  • Verdade! O uso de vibradores precisa ser consciente para que o prazer não esteja dependente deles, já que a intensidade promovida por um vibrador é naturalmente superior ao que é possível fazer com os próprios dedos. 

    É interessante alternar sempre estímulos, sendo naturais e com o uso de produtos eróticos. 

  • Existe um passo a passo de como se masturbar
  • Mito! Cada detalhe do nosso corpo nos faz únicos e não seria diferente com a região vaginal. Cada mulher reage de uma maneira a determinados estímulos, por isso é importante se conhecer e testar toques e intensidades que vão estimular mais. 

    Alguns géis e vibradores disponíveis no mercado podem ajudar a masturbação ser um processo mais prazeroso para a mulher. Vale também testar para entender os diferentes tipos de estímulos proporcionados por estes produtos.  

    Agora que você já sabe todos os benefícios, mitos e verdades sobre a masturbação feminina, que tal conferir diversos outros temas sobre a saúde e empoderamento feminino? 

    Acompanhe o blog da Fleurity, que conta muitos outros conteúdos com temas como gravidez na adolescência, história de mulheres na ciência, além de um guia completo falando sobre o conceito de pobreza menstrual.  Confira agora!

    A masturbação feminina ainda é questão pouco naturalizada, já que não há estímulos para a mulher entrar em contato com o prazer sexual sem a necessidade de um parceiro ou parceira. Pelo contrário.

    Como há muito tabu e vergonha para se falar do tema, as pessoas se questionam se há perigo em se masturbar com frequência. Afinal, é normal para mulheres se masturbar todos os dias? Conversamos com a ginecologista Karina Tafner para tirar a dúvida.

    Masturbação feminina todos os dias: pode?

    De acordo com a médica, está liberado: mulheres podem se masturbar todos os dias, quantas vezes quiserem. "Não tem problema nenhum, pelo contrário, ao se tocar, a mulher conhece mais seu próprio corpo e experimenta a liberdade para ter mais prazer até com outra pessoa".

    Entre os pontos positivos apontados pela ginecologista estão:

    • Aumento da libido
    • Diminuição do estresse
    • Capacidade de fantasiar sozinha
    • Desprendimento de tabus sexuais

    A psicanalista e escritora Regina Navarro Lins também aponta a masturbação feminina como uma forma de autoerotismo que desassocia o prazer da mulher à satisfação do homem, no caso de relações heterossexuais, por exemplo.

    "Não tem nenhum risco real, qualquer coisa negativa associada à masturbação é mito", pondera Karina. "Só é preciso tomar cuidado com objetos ou posições para não se machucar".

    Fique atenta também há indícios de vício em sexo, e caso haja, procure terapeutas sexuais ou médicos que possam orientá-la.

    Cabe, então, avaliar quais são as barreiras emocionais ou psicológicas que fazem a masturbação com frequência ser um problema para algumas mulheres: é muito comum que se pense que masturbação é traição, que é algo sujo ou que há alguma competição entre o prazer sentido em relações sexuais com outras pessoas e sozinha.

    Se masturbar faz bem

    Imagem: JulyProkopiv/iStock

    Vale dizer que, cada vez mais, fazer movimentos no clitóris, na vulva e na vagina com as mãos ou brinquedos eróticos têm sido estimulado, tanto pelo mercado quanto por profissionais de saúde feminina.

    As pesquisas também provam que se masturbar faz bem — e inclusive, é capaz de fazer com que mulheres tenham orgasmo mais facilmente, como aponta uma encomendada pela Trojan, marca de camisinha, com o Conselho de Informação e Educação Sexual do Canadá (SIECCAN) e divulgada em julho.

    Segundo o estudo feito com jovens de 19 a 24 anos, apesar de os homens terem quase duas vezes mais chances de se masturbar pelo menos uma vez por semana do que as mulheres (65% dizem que fazem, contra 35% das entrevistadas), as mulheres têm maior probabilidade de sentir prazer ao se masturbar (38% delas frente 29% dos homens). Isso pode ser explicado pela frequência maior da masturbação masculina tornar o ato "mecânico". Já a mulher cria uma conexão maior consigo mesma.

    Hora de se tocar: dicas

    Há algumas posições e práticas que facilitam o prazer feminino solo: o uso do chuveirinho do banheiro para estimular o clitóris, a movimentação dos dedos sobre a calcinha são algumas das opções. No ato sozinha, podem acontecer algumas reações pouco esperadas — e que são normais: ter câimbra, chorar ou fazer xixi estão entre elas.

    A masturbação feminina ainda é um tema tabu. No entanto, sua prática pode benefícios para a saúde e fazer com que a mulher se sinta muito bem. Uma reportagem  do The Huffington Post traz uma série de dados recentes relacionados à masturbação feminina que comprovam seus benefícios.

    Segundo a Dra. Lauren Streicher, professora adjunta de Obstetrícia e Ginecologia da Universidade Northwestern, nos EUA, a masturbação pode melhorar o sono, aliviar o estresse e melhorar a relação da mulher com o seu próprio corpo.  A médica também observou que, assim como realizar um exercício físico ou receber uma massagem, a auto-estimulação é uma ótima maneira de relaxar emocionalmente e fisicamente.

    Tomando essas informações como ponto de partida, o site elencou as razões para toda mulher se masturbar regularmente. Conheça algumas delas a seguir.

    1. Isso faz você mais feliz – “Nós sabemos que o prazer faz as pessoas se sentirem bem”, afirma Streicher. O orgasmo libera dopamina, endorfina e oxitocina, que podem melhorar o humor.

    2. Você se torna mais confortável com o seu corpo – Seu corpo deve ser seu melhor amigo – é uma das únicas coisas que ficarão com você por toda a sua vida. “É extremamente importante que as mulheres apreciem sua própria anatomia e saibam como se dar prazer”, disse Streicher.

    3. Ela pode melhorar sua vida sexual – A masturbação permite que você explore seu corpo e descubra o que a faz se sentir melhor. Conhecer o seu corpo desta forma pode torná-la mais confiante na cama, afinal depois de descobrir do que você gosta, é mais fácil dizer ao seu parceiro onde tocar.

    4. Ela melhora o seu sono – Há uma razão para a maioria das pessoas sentirem sono após o sexo. O orgasmo alivia fisicamente e emocionalmente a tensão e esgota o corpo. “Geralmente as pessoas dormem melhor depois de se masturbarem”, afirma Streicher.

    5. É uma ótima maneira de liberar a tensão sexual – Se você optou por não ter relações sexuais ou simplesmente está passando por um período de seca, a masturbação é uma ótima maneira de satisfazer a sua libido.

    Postingan terbaru

    LIHAT SEMUA