O que estudar para o concurso de diretor de escola

O último concurso da SEE/SP (Secretaria de Educação do Estado de São Paulo) para o cargo de diretor de escola teve seu resultado final divulgado em setembro do ano passado, o que significa que a seleção terá validade até setembro de 2019.

Até lá, a SEE/SP deve começar a pensar nos preparativos de seu próximo certame, caso não queira correr o risco de ficar sem concursos em validade para suprir eventuais afastamentos, aposentadorias e desligamentos voluntários.

Se você pretende concorrer a uma das vagas, pode utilizar este simulado para auxiliar seus estudos. O teste conta com questões selecionadas por professores da Fábrica de Ideias Pedagógicas, curso aprovado pelo APEOESP (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo). O gabarito pode ser encontrado no final das questões.

Simulado

1) Conforme o artigo 129 da Constituição Estadual de 5 de outubro de 1989, é assegurado ao servidor público estadual: A) O direito de remoção para igual cargo ou função, no lugar de residência do cônjuge, se este também for servidor e houver vaga, nos termos da lei. B) Mudança de função, nos casos em que for recomendado, sem prejuízo de seus vencimentos ou salários e demais vantagens do cargo ou função-atividade. C) O percebimento do adicional por tempo de serviço, concedido no mínimo por quinquênio, e vedada a sua limitação, bem como a sexta-parte dos vencimentos integrais, concedida aos vinte anos de efetivo exercício.

D) O direito de afastar-se de suas funções, durante o tempo em que durar o mandato, recebendo seus vencimentos e vantagens, nos termos da lei.

2) Segundo o pensamento do professor Azanha, a democracia interna e a autonomia da escola são condições necessárias para que ela: A) reproduza procedimentos a partir de diretrizes, normas ou critérios administrativos. B) abandone sua tarefa de captar valores e sentimentos de uma época. C) reproduza o espaço e a conveniência da participação comunitária. D) assuma o papel de produção de conhecimento e criatividade.

E) assuma a tarefa de defender e adotar a uniformidade pedagógica.

3) Segundo Gomes, há duas abordagens sociológicas que levam às diferentes visões da escola: o paradigma consenso e o paradigma do conflito. Como a escola é socialmente complexa, pode-se afirmar que sempre há uma dosagem de consenso e de conflito, como ingredientes desta cultura. Assinale a alternativa cuja frase retrata a coexistência de situações de consenso e de conflito na escola. A) agir moralmente é agir em termos do interesse coletivo. B) a unidade da autoridade e a regularidade derivam do conceito de disciplina. C) o processo de negociação ocorre entre professores e alunos, de acordo com um sistema de normas compartilhadas. D) a escola é organizada com base no principio da autocracia para mediar conflitos latentes entre professores e alunos.

E) os professores são agentes de imposição cultural sobre os estudantes.

4) Em face das mudanças histórico-sociais, a escola recebe novos desafios, a que não consegue responder imediatamente, convivendo com o que era e com o que tende a ser. Uma síntese de algumas tendências da escolarização tradicional e contemporânea está presente nas escolas. Assinale a alternativa que apresenta tendências de escolarização contemporânea. A) escola centrada no processo de ensino e no educador. B) espaço restrito para a autonomia do aluno. C) unicidade aparente de valores, normas e padrões de comportamento. D) autoridade do professor é automaticamente conferida pelo papel profissional.

E) escola centrada no processo de aprendizagem e no aluno.

5) Segundo Gomes, “A expansão do acesso à educação, praticada por numerosos países, como o Brasil, constituiu uma democratização parcial de oportunidades. É muito mais fácil garantir o acesso à escola através da oferta de vagas, do que interferir no processo de escolarização para reduzir as diferenças internas, sobretudo no que concerne à qualidade. Assegurando o acesso, é preciso garantir condições equivalentes para que todos permaneçam no sistema e sejam bem-sucedidos ao longo do que é definido como educação básica” Com relação a isso, é correto afirmar que a inclusão e permanência na educação básica dependem: A) da definição de formas efetivas de intervenção, que impeçam que o mérito se relacione à origem social do aluno. B) do desenvolvimento de um currículo único estabelecido pelo sistema de ensino. C) do grau de dificuldades e diferenças com que os alunos ingressam na escola. D) de um processo educativo que diminua as desigualdades sociais e as possiblidades de êxito para os menos favorecidos.

E) da didática desenvolvida na sala de aula que prioriza a memorização dos conteúdos ministrados.

Preparação para o concurso

  • Apostila para diretor de escola
  • Simulado de diversas disciplinas

6) Segundo Gomez-Granell, há três pontos básicos para um Projeto de Cidade Educadora. O primeiro ponto trata do conceito de cidade educadora. Nele, destaca-se a utopia da cidade como projeto educativo. Quer dizer: a cidade em todos os seus espaços, em todo o seu território e em todas as oportunidades de coexistência humana pode se tornar, potencialmente educativa. Então, a educação não é só escolar ou institucionalizada, porque muitas outras formas de organização, ou de se projetar a vida humana na sociedade, podem ser construídas, apostando: A) Nas crenças e nas tradições familiares. B) Na bagagem intelectual do aluno. C) Na criatividade humana, na vontade de repensar a nossa existência na sociedade. D) Na competência do ser humano de resolver os problemas por meio da fé e da confiança.

E) Na natureza humana e no instinto humano, que nos aproximam mais do nosso lado animal, primitivo.

7) A educação (segundo Gomez-Granell) deve voltar-se, na essência, para a cidadania, uma cidadania emancipatória e que o ponto de partida para começar a articular e mobilizar um projeto de Cidade Educadora, é o __________________. Não é a Prefeitura sozinha que vai desenvolver projetos, nem a mobilização deve ficar só a partir da _______________. Deve ocorrer articulação das várias Secretarias, sob uma vontade política definida de quem está no comando das políticas públicas municipais. Nesse sentido, as ações podem ir evoluindo para a mobilização dos diferentes _____________; todas as instituições já organizadas ou outras ainda que poderão ser criadas no sentido de organizar a sociedade civil. Assinale a alternativa que melhor completa as lacunas do texto acima: A) Poder Legislativo Municipal, Secretaria da Educação, grupos étnicos. B) Poder Executivo Municipal, Secretaria da Educação, agentes sociais. C) Poder Judiciário Municipal, Secretaria do Desenvolvimento Humano, vereadores. D) Poder Legislativo Municipal, Secretaria dos Esportes e Cidadania, agentes sociais.

E) Poder Executivo Municipal, Secretaria do Desenvolvimento Social, grupos étnicos.

8) Citando Zitkoski (2004), Gomez-Granell diz que se a cidade continuar a ser projetada apenas na lógica do mercado, do comércio, que é a tendência hegemônica no contexto da cidade contemporânea, ela se torna cada vez mais inviável, porque a maioria das pessoas: A) está acostumada a viver em grandes centros industriais. B) vem das zonas rurais e não entende o conceito de cidade. C) está descontente com o crescimento desordenado das cidades litorâneas. D) está sofrendo a cidade e não está vivendo com qualidade de vida.

E) já não tem mais perspectiva de melhora da vida nas cidades.

9) Item 1 – Em 1932, um grupo de intelectuais preocupado em elaborar um programa de política educacional amplo e integrado lança o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova.
Item 2 – O Manifesto redigido por Fernando de Azevedo e assinado por outros
Conceituados educadores, como Anísio Teixeira.
Item 3 – O Manifesto propunha que o Estado organizasse um plano geral de educação e definisse a bandeira de uma escola única, pública, laica, obrigatória e gratuita.
Item 4 – Na época do Manifesto, a igreja era concorrente do Estado na área da educação. A) É verdadeiro o que se afirma nos itens 2, 3 e 4. B) É verdadeiro o que se afirma nos itens 1 e 2. C) É verdadeiro o que se afirma nos itens 1, 2 e 3.

D) É verdadeiro o que se afirma nos itens 1, 2, 3, e 4.

10) Acerca da análise sobre a escola pública feita por Anísio Teixeira, na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, em “a escola pública universal e gratuita” (1956), marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) Com a chegada da democracia e a consciência da emancipação política, atingida pelo povo brasileiro, deve-se repensar os problemas de organização e, entre eles, o de educação. ( ) Deve-se reestabelecer o verdadeiro conceito de educação. ( ) Uma das sugestões apresentadas para o fortalecimento de algumas tendências e correção de outras da expansão educacional é a padronização das escolas, independentemente das suas condições locais. ( ) A escola primária é o fundamento, a base da educação de toda a nação. ( ) A escola primária, visando a formação de hábitos de trabalho, de convivência social, de reflexão intelectual, de gosto e de consciência, deve e precisa ser de tempo parcial para que as atividades não fiquem extensas. A sequência está correta em A) V,V,V,F,F. B) V,F,F,V,V. C) F,V,V,F,V. D) V,V,F,V,F.

E) F,V,V,V,F.

11) A história da defesa do princípio do ensino público e gratuito no Brasil envolveu vários defensores da Escola Nova. Entre esses diferentes defensores destacam-se os seguintes: A) Fernando de Azevedo e Anísio Teixeira. B) Anísio Teixeira e Florestan Fernandes. C) Anísio Teixeira e Demerval Saviani. D) Paulo Freire e Florestan Fernandes.

E) Fernando Azevedo e Florestan Fernandes.

12) São princípios da pedagogia progressiva proposta por Anísio Teixeira: A) O eixo da escola se desloca para a criança, não sendo mais o adulto, com seus interesses, a sua ciência, a sua sociedade, que é o centro da escola, mas a criança, com seus interesses, sua espontaneidade e os seus projetos. B) O centro da escola é a socialização de conteúdos e valores universais, sendo o conhecimento culturalmente relevante e socialmente legitimado o foco da educação escolar para uma nova sociedade. C) A escola está em crise e no centro dessa crise está o professor, o elemento central da renovação da escola, pois sem os saberes do professor não se podem construir novas pedagogias. D) Renovar a escola é prioritariamente acolher toda a diversidade de pessoas, uma vez que a diferença é uma vantagem pedagógica, sendo preciso superar a lógica da escola uniformizadora e homogeneizante.

E) Uma nova escola requer a denúncia das desigualdades sociais, visto que uma sociedade desigual gera uma escola desigual, e apenas uma escola igualitária pode ser nova para uma nova sociedade.

13) Esse educador brasileiro integrou o movimento por renovação da educação brasileira. Foi um dos signatários do documento intitulado “Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova”. Essa descrição se refere a: A) Paulo Freire. B) Darcy Robeiro. C) Demerval Saviani.

D) Anísio Teixeira.

14) Anísio Teixeira difundiu os pressupostos do movimento da Escola Nova. Assinale a alternativa que melhor apresenta as ideias deste educador brasileiro. A) Escreveu a obra Emílio – minucioso tratado sobre educação, no qual prescreve a formação do educando no convívio com a natureza, resguardado ao máximo das coerções sociais. B) Defendeu o ensino de “tudo para todos” e foi o primeiro teórico a respeitar a inteligência e os sentimentos da criança. C) Concebeu a pedagogia do oprimido, defendeu como objetivo da escola ensinar o aluno a “ler o mundo” para poder transformá-lo. D) Revelou os processos de aprendizado das crianças, levando a conclusões que puseram em questão os métodos tradicionais de ensino da leitura e da escrita.

E) Idealizou a implantação de escolas públicas de todos os níveis, que refletiam seu objetivo de oferecer educação gratuita para todos.

15) Para Torres, a criatividade que os brasileiros têm é ao mesmo tempo uma fortaleza e sua principal fraqueza. Essa forma volúvel de encarar qualquer novidade acaba fazendo com que o Brasil compre fácil ideias vindas de fora. Os brasileiros, em geral, fascinam-se facilmente e estão sempre atrás de uma novidade. Custa manter uma rotina e consolidar um processo. Percebe-se que os professores estão muito ávidos apenas pelo que é novidade. Em outros países esta característica seria tida como boa, pois são muito conservadores. É o caso do Equador. Lá os professores simplesmente não têm esta vocação para a mudança, o que no caso deles seria bom. Seria fantástico um pouquinho de contaminação deste espírito inovador brasileiro no Equador. Já no Brasil, os professores estão dispostos continuamente a mudar. Isso faz com que exista: A) Muita fragilidade na sua prática, pois se passa de uma moda à outra muito rapidamente. B) Enfraquecimento da cultura dos alunos, pois não sabemos quais os gostos dos professores. C) Desvalorização da cultura nacional, já que os alunos passam a consumir somente o que é importado. D) Discrepância na prática do professor, pois ele não está seguindo o currículo.

E) Muita satisfação por parte dos alunos, pois eles valorizam apenas o que é novidade.

Gabarito

1C
2D
3C
4E
5A
6C
7B
8D
9D
10D
11A
12A
13D
14E
15A

APOSTILA PARA DIRETOR DE ESCOLA

O que estudar para o concurso de diretor de escola

O que estudar para o concurso de diretor de escola
O que estudar para o concurso de diretor de escola
O que estudar para o concurso de diretor de escola
O que estudar para o concurso de diretor de escola