O que é sexta feira 13

A sexta-feira 13 é conhecida popularmente e mundialmente como o “dia do azar”. Este dia 13 de maio de 2022 cai em uma sexta e é a única sexta-feira treze do ano.

A superstição desaconselha que pessoas cruzem por um gato preto na rua, passem debaixo de escadas e quebrem espelhos, pois essas convicções podem causar azar.

Gatos pretos são perseguidos, torturados e mortos em sextas-feiras 13 e halloweens devido às superstições atribuídas ao animal.

O medo específico da sexta-feira 13 é chamado de parascavedecatriafobia ou frigatriscaidecafobia. 

Já o medo específico do número 13 é chamado de triscaidecafobia.

Diversas crenças e culturas antigas aludem o “13” como um número de má sorte, irregular, infelicidade e sinal de infortúnio. 

O dia é considerado amaldiçoado por vários motivos. Alguns deles são:

  • A morte de Cristo ocorreu em uma sexta-feira, conhecida como sexta-feira da Paixão
  • O grande dilúvio ocorreu em uma sexta-feira na tradição judaica
  • A carta de número 13 representa morte no Tarô
  • O Rei francês Felipe IV ordenou perseguição e tortura de templários em 13 de outubro de 1307, sexta-feira
  • Na Santa Ceia reuniram-se 13 pessoas na mesa, sendo que duas delas morreram em seguida por mortes trágicas

O que é sexta feira 13
Sexta-feira 13 é considerada como dia do azar - Marcelo Victor

Na numerologia, o 12 é considerado um número completo

  • Os 12 meses no ano
  • As 12 tribos de Israel
  • Os 12 apóstolos de Jesus
  • Os 12 deuses do Olimpo
  • Ou os 12 signos do Zodíaco
  • Os conjuntos de mesa para um jantar são compostos por 12 copos, 12 talheres e 12 pratos

O autônomo Waldir Bosso afirma ter um “pé atrás” com a sexta-feira 13, ainda mais no mês de agosto, por conta da energia negativa vibracional nesta data.

“Se tiver que fazer alguma coisa, preferimos deixar pra outro dia porque achamos que é um dia muito carregado de energias ruins. Se puder prefiro deixar qualquer compromisso pra outro dia”.

De acordo com Waldir, sexta-feira é 6º dia da semana. A soma de 13 (1+3) é 4. Mês de agosto é 8. A soma de 6 + 4 + 8 é igual a 18. A soma de 6 + 6 + 6 também é igual a 18. Portanto, 6 6 6 é o número da “besta”.

A profissional de ciências contábeis, Amanda Fernandes, acredita nas superstições de sexta-feira 13. 

“Quando acordo, coloco o pé direito no chão para atrair sorte neste dia. Viro as costas para gato peto e bato na madeira três vezes para espantar o azar”.

O jornalista Alex Mendes é autor de dois livros (Lei dos Mortos e Cinevil - o Terror está em cartaz), e afirmou que só publica suas obras em sextas-feiras 13.

"É o dia que o pessoal já pensa no gênero terror, então já tem uma áurea boa para isso e é uma boa opção para pessoas divulgarem literatura desses gêneros". 

O jornalista disse que nunca viveu uma situação inusitada em uma sexta-feira treze, mas que gosta de comemorar o dia.

"A sexta-feira treze tem que ser comemorada, o terror, a arte, folclore, assistir filmes e ler histórias de terror. Terror de mentirinha e não sair matando as pessoas na rua. Eu gosto dessa áurea do terror sobrenatural, assim como tem Dia das Mães, dos Pais, a sexta-feira treze é o dia do terror".

A autônoma Marcia dos Santos Gomes nasceu em uma sexta-feira 13 e conta que seu parto foi sofrido. 

“Mãe falou que sofreu uns três dias. Na época não tinha ultrassom na cidade. Você sofria sem saber se seria parto cesariana ou normal”.

Além disso, conta que não nasceu muito saudável. “Tive bronquite na infância e naquela época era tudo muito difícil a medicina não era tão evoluída quanto hoje”.

Márcia diz que cresceu ouvindo que quem nasce em uma sexta-feira 13 seria azarado, mas que não acredita nessa superstição.

“Se eu falar que nada nunca foi fácil na minha vida, mas acredito que não seja por eu ter nascido em sexta feira 13. [Risos]”.

A típica sexta-feira 13 também causou memes nas redes sociais, veja alguns deles:

O que é sexta feira 13
Conheça a origem da "Sexta-feira 13" e seus significados (foto: Reprodução/Pixabay)

Conhecida por ser uma data que remete ao mau agouro, a “Sexta-feira 13” é cercada de mistérios e contradições relacionadas a sua origem e significado. Enquanto para alguns é um dia de azar, para outros é um momento de prosperidade e renovação de ciclos. O POVO conversou com especialistas que explicam a história por trás dos dilemas da data.

Origem da Sexta-feira 13

Entre as muitas versões existentes sobre a origem da data, uma delas é relacionada ao cristianismo. A psicóloga e psicanalista Silvana Costa explica que, na última ceia, que ocorreu em uma quinta-feira, Jesus Cristo teria se reunido com os 12 discípulos, sendo 13 pessoas ao todo participando da refeição.

Um dos participantes, chamado Judas, foi quem traiu o anfitrião. No dia seguinte, uma sexta-feira, 13, Cristo morreu crucificado.

“Na visão do catolicismo, a sexta-feira era considerada o dia de morte dos ladrões da época. Por esse motivo, Jesus — que era conhecido pelos poderosos como uma pessoa ruim — foi crucificado e executado ao lado de dois ladrões nesse dia da semana”, explicou a psicóloga.

Já para a mitologia nórdica, a "Sexta-feira 13" era um dia dedicado ao culto da deusa da fertilidade, Frigga. O professor do Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT) e doutor em História, Odir Fontoura, conta que Frigga deu origem à palavra Friday (sexta-feira em inglês) por essa razão.

“À medida que a religião cristã avançou e essas divindades continuavam existindo, a deusa passou a ser vista como um demônio ou uma bruxa. Então, a sexta-feira, que era um dia social de Frigga, passa a ser um dia demonizado para o cristianismo”, pontuou Odir.

Conforme o historiador, ao longo de toda a Idade Média, surgiram vários relatos de que as bruxas se reuniam nas sextas-feiras, o que fez com que o dia fosse considerado como amaldiçoado.

Existe comprovação científica sobre azar na Sexta-feira 13?

Apesar das histórias que apontam a “Sexta-feira 13” como um dia de infortúnios, ambos os especialistas entrevistados afirmam que não existe nenhuma comprovação científica sobre essa associação da data ao azar.

“Não existe comprovação científica de que a 'Sexta-feira 13' é um dia de azar. Porém, segundo os estudos da Psicanálise, o que as pessoas buscam é sorte na vida. Há um desejo inconsciente de prosperidade. Então, para que realizem esse desejo, elas se utilizam de amuletos e seguem práticas para se protegerem da má sorte”, destacou a psicanalista Silvana Costa.

Quanto às principais superstições ligadas à data, a especialista lista itens como: evitar passar por baixo de escadas ou perto de gatos pretos, fazer um banho de sal grosso ou lavanda e utilizar ferraduras nas bolsas.

Vírus “Sexta-feira 13” para computadores

Quando a Internet ainda engatinhava, o vírus intitulado “Sexta-Feira 13” ou “Jerusalém” foi desenvolvido. Ele se espalhava por meio de disquetes, CD-ROM e anexos em e-mails, sendo projetado para se disseminar pelos computadores no ano seguinte, em 14 de maio de 1988, em homenagem à celebração do 40º aniversário da criação do estado judeu.

Para a ativação do vírus ser efetuada, bastava que o calendário do computador marcasse sexta-feira, 13. Segundo a psicanalista Silvana Costa, a partir disso, todos os programas e arquivos utilizados eram infectados e excluídos.

Já para eliminar o vírus, o recomendado na época era manter o sistema operacional e as soluções de segurança ativados, não abrir e-mails de origem desconhecida. Alguns especialistas chegaram a recomendar que os usuários alterassem a data do PC da sexta-feira, 13, direto para o sábado, 14, assim o código não seria ativado.

“Anos depois, com a chegada do Windows e o desenvolvimento de soluções de segurança mais eficientes, o 'Sexta-Feira 13' teve fim”, concluiu Silvana.

A sexta-feira 13 é uma data um tanto polêmica para algumas pessoas que acreditam que o dia contém ‘energias negativas’. Isso acontece porque de acordo com q cultura oriental, o número 13 é considerado o ‘azar’.

Quando a data ‘13’ cai em uma sexta-feira, os supersticiosos acreditam que o dia é infortúnio e algumas pessoas mudam, até mesmo, seus hábitos para fugir do azar.

A sexta-feira 13, para os supersticiosos, é um dia de ‘azar’. Por isso, que durante a data, algumas pessoas fazem simpatias e mudam hábitos.

SEXTA-FEIRA 13: ORIGEM

A origem da superstição sobre a data ainda é desconhecida. Mas, existem algumas histórias para a origem da sexta-feira 13.

A primeira delas parte do cristianismo, onde em sua última ceia, Jesus Cristo teria reunido todos os seus doze discípulos e, com ele, haviam 13 pessoas no local. A reunião teria acontecido na quinta-feira e no dia seguinte, sexta-feira, ele teria morrido.

Além disso, a tradição cristã ainda une o fato de ele ter morrido numa sexta-feira ablativa do apocalipse, que tem o número 13 como principal.

Ainda na linha cristã, Adão e Eva teriam comido o ‘fruto proibido’ em uma sexta-feira.

Mitologia

Além do cristianismo, algumas pessoas acreditam que o ‘terror’ que envolve a sexta-feira tem relação com a mitologia.

Uma história de origem nórdica afirma que o Odin teria feito um banquete e convidou outras doze divindades. Loki, que é o deus da discórdia e do fogo, não teria sido convidado para reunião.

Quando ficou sabendo do banquete, armou uma confusão que terminou na morte de um dos convidados. Na reunião 13 pessoas estariam presentes