O que é média movel

As médias móveis exponenciais (EMA) são projetadas para analisar o movimento dos preços dos instrumentos financeiros. A diferença entre EMAs e outras médias móveis é que os EMAs aplicam um valor mais alto aos pontos de dados mais recentes. Por exemplo, uma EMA de 14 dia valorizará o 5 dia mais recente mais do que os 5 dias menos recentes de dados.

Saiba mais neste rápido vídeo:

Abaixo, você pode ver uma MME de 14 dia sobre EUR | USD em um gráfico de negociação de moeda estrangeira :

O que é média movel

Negociando um sinal de compra altista usando uma média móvel exponencial

Quando o preço de um instrumento financeiro viola de forma convincente a média móvel exponencial durante uma tendência de baixa, uma reversão da tendência de alta pode ocorrer em um futuro próximo. Uma violação de alta da MME também pode ser vista como um sinal de compra potencial. Uma vez que a tendência é violada pela segunda vez consecutiva, mas para o lado negativo, pode ser identificada como um sinal de saída ou venda.

Negociando um sinal de venda de baixa usando uma média móvel exponencial

Quando o preço de um instrumento financeiro viola de forma convincente uma média móvel exponencial durante uma tendência de alta, uma reversão da tendência de baixa pode ocorrer em um futuro próximo. Uma violação de baixa da MME também pode ser vista como um sinal de venda potencial. Uma vez que a tendência é violada pela segunda vez consecutiva, mas para o lado positivo, ela pode ser identificada como uma entrada ou sinal de compra.

Como EMAs são usados com outros indicadores técnicos

As médias móveis exponenciais também podem ser usadas em conjunto com outros indicadores técnicos, como Bollinger Bands® . A média móvel exponencial mais comum usada com Bollinger Bands® é uma MME de 21 dia. A MME de 21 dia é circundada pela banda superior e inferior, a fim de fornecer um ponto de referência da ação de preço passada e presente.

Além disso, a MME de 21 dia é usada como um indicador técnico de negociação da ação do preço futuro. Se o Bollinger Bands® apertar em torno da MME, isso pode ser identificado como um período de baixa volatilidade com um movimento de preço potencial provavelmente em um futuro próximo. Se o Bollinger Bands® afrouxar em torno da MME, isso poderia ser identificado como um período de alta volatilidade com um movimento de preço potencial improvável em um futuro próximo.

Olhando para o gráfico EUR | USD abaixo, a EMA de dia 21 está localizada entre o Bollinger Band® superior e inferior:

O que é média movel

Pronto para começar a testar sua estratégia com médias móveis exponenciais no simulador de negociação gratuita e dados de mercado ao vivo da NinjaTrader? Baixe agora e registre-se para um teste gratuito de dados de futuros para começar a explorar os mercados!

76/92

Aplica a técnica de média móvel duas vezes, uma aos dados originais e, depois, aos dados resultantes da média móvel simples. Em seguida, esse método usa os dois conjuntos de dados suavizados para fazer uma projeção futura.

Esse método é melhor para dados históricos com uma tendência, mas sem sazonalidade. Ele resulta em uma previsão de linha direta e inclinada.

Figura B-2 Dados Típicos de Média Móvel Dupla, Ajuste e Linha de Previsão


O que é média movel

O que é média movel

O que é média movel

O que é média movel

A Média Móvel calcula os valores médios para uma janela especificada e plota os valores em um gráfico da série de tempo. Uma média móvel cria um efeito de suavização e reduz o ruído das flutuações diárias. A média móvel também pode ser usada para imputar dados ausentes com valores estimados.

Um analista do mercado de ações está analisando o valor de diferentes ações. O analista calcula a média móvel para rastrear as tendências nos preços das ações e determinar quais ações estão crescendo em valor e quais estão perdendo valor.

Um epidemiologista está estudando um surto de uma doença infecciosa, mas seu conjunto de dados não contém valores de várias datas. Uma média móvel central é usada para calcular os valores estimados para as datas ausentes.

A Média Móvel só pode ser executada usando um gráfico de série temporal com um campo numérico no eixo y.

Conclua as seguintes etapas para executar o recurso de análise de Média Móvel:

  1. Crie um gráfico de série temporal usando uma das seguintes combinações de dados:
    • Um campo de data/hora e um ou mais campos de número ou taxa/proporção
    • Um ou mais campos de data/hora e um campo de número ou taxa/proporção
  2. Se necessário, clique no cartão de série temporal para ativá-lo. Um cartão é ativo quando a barra de ferramentas e o botão Ação
    O que é média movel
    aparecem.
  3. Clique no botão Ação e escolha Média Móvel.
  4. Para Escolher campo de número ou Escolher campo de data/hora, selecione o campo de número ou data/hora com o qual deseja calcular a média móvel. Este parâmetro está disponível apenas se o gráfico de série temporal foi criado com vários campos de número ou vários campos de data/hora.
  5. Para o Período de média móvel, insira o número de dias a ser usado no cálculo da média móvel e ajuste o controle deslizante se necessário. Consulte Anotações de uso para mais informações.
  6. Expanda Opções adicionais e altere o parâmetro de Agregação diária, se necessário.
  7. Clique em Executar.

O parâmetro Escolha um campo de número está disponível em gráficos de série temporal criados com dois ou mais números no eixo y. O parâmetro Escolher campo de data/hora está disponível quando dois ou mais campos de data/hora são usados ​​na série temporal. Esses parâmetros determinam qual campo usar ao calcular a média móvel.

O parâmetro Período de média móvel determina quantos dias são incluídos no cálculo da média móvel. Por exemplo, se você deseja calcular uma média móvel de uma semana, use um período de sete dias. O período deve ser um número ímpar. O período padrão é de três dias.

O controle deslizante no parâmetro Período de média móvel determina quais dias são usados ​​no cálculo. Os usos mais comuns da média móvel colocam o valor calculado (rotulado como dia 0 no controle deslizante) como o ponto final (média móvel posterior) ou o ponto médio (média móvel central). Por padrão, a média móvel calcula uma média móvel central, o que significa que há um número igual de pontos de dados antes e depois do valor que está sendo calculado.

O que é média movel

Você pode mover o controle deslizante para alterar quais dias são usados ​​no cálculo. Mover o controle deslizante para a extremidade negativa altera o cálculo para uma média móvel posterior. Por exemplo, usar o período padrão de três cria uma média móvel posterior onde a data que está sendo calculada e os dois dias anteriores são usados ​​no cálculo.

O que é média movel

Você também pode usar o controle deslizante para criar um cálculo de média móvel com um número personalizado de dias antes e depois do dia que está sendo calculado, em vez de usar uma média móvel central ou posterior.

A média móvel é calculada usando um único ponto de dados para cada dia. O parâmetro Agregação Diária determina como vários valores de um único dia são agregados em um único ponto de dados. As opções de agregação incluem média, mínimo e máximo. A agregação padrão é média.

A linha da média móvel é adicionada ao gráfico da série temporal. Um novo campo denominado n-day moving average (onde n é o valor do parâmetro Período de média móvel) é adicionado ao conjunto de dados de entrada. Você pode executar a Média Móvel várias vezes no mesmo conjunto de dados. Cada resultado será adicionado ao gráfico da série temporal e anexado ao conjunto de dados de entrada.

A Média Móvel só pode ser executada a partir de um gráfico de série temporal criado usando pelo menos um campo numérico.

O parâmetro Período de média móvel deve ser um número ímpar entre 3 e 999.

A Média Móvel usa um cálculo de média móvel simples (SMA) com base em um dia. O parâmetro Período de média móvel e o controle deslizante correspondente são usados ​​para determinar quais dias são usados ​​no cálculo.

O cálculo da média móvel aplica o período da média móvel às datas em seu conjunto de dados, não aos dias do calendário. Se uma data estiver faltando em seu conjunto de dados, a próxima data mais próxima no conjunto de dados será usada, em vez de usar a data de calendário consecutiva. Portanto, conjuntos de dados com grandes intervalos de datas ausentes podem resultar em cálculos imprecisos próximos ao início e ao final das datas ausentes.

Datas contendo dados nulos ou ausentes são incluídas no período, mas subtraídas do valor de n (consulte a equação abaixo). Se você não quiser incluir dados nulos ou ausentes, pode aplicar um filtro ao conjunto de dados antes de executar a média móvel. Por exemplo, você deseja calcular a média móvel com base em dias úteis e excluir valores nulos para fins de semana. Você pode aplicar um filtro com base no subcampo Day of week para o campo de data/hora de entrada para remover valores para sábado e domingo.

Os dados de cada dia são agregados usando a estatística no parâmetro Agregação diária e, em seguida, aplicados à seguinte fórmula:

MA0 = (d1+...+dn-1+dn)/(n-x)

onde

  • MA0 = A média móvel da data atual. Esta data pode corresponder a qualquer posição na equação (d1 to dn).
  • d = O valor diário agregado.
  • n = O número de valores diários no cálculo da média móvel (o período da média móvel).
  • x = O número de valores diários agregados dentro do intervalo da média móvel que são nulos. Este valor pode variar de 0 a n-1 em um cálculo válido. Se x = n, a média móvel não será calculada para esse dia.