O que comer quando esta com dor de estomago

Você sabe o que é gastrite? Sabe aquela sensação de queimação no estômago que chega a piorar depois de comer? Bem, esse é um exemplo de que pode ser gastrite, lesão inflamatória no órgão classificada em vários graus e tipos —como aguda, crônica e autoimune, por exemplo.

Os motivos são variados, mas uma causa da gastrite comum é a infecção provocada pela bactéria H. pylori, normalmente contraída pelo consumo de alimentos mal lavados.

O uso prolongado de substâncias como anti-inflamatórios, álcool, drogas e cigarro também irritam a mucosa do estômago. Ainda existe a gastrite nervosa, causada por ansiedade e estresse. É muito comum, no entanto, as pessoas cunharem de gastrite o que, na verdade, é apenas uma dispepsia --a popular má digestão. Portanto, antes de cravar que tem gastrite, é preciso obter um diagnóstico médico.

Abaixo, veja como aliviar a gastrite por meio da alimentação e o que comer e o que não comer caso esteja sofrendo com o problema. UOL VivaBem elaborou essa lista com ajuda de Eduardo Antonio André, pós-doutor em gastroenterologia pela Universidade de Londres e membro da FBG (Federação Brasileira de Gastroenterologia); e Ricardo Machado de Minas, gastroenterologista do Hospital São Luiz Anália Franco (SP).

Melhores alimentos para a gastrite

Os legumes cozidos estão entre os melhores alimentos contra a gastrite Imagem: iStock

Legumes e verduras cozidos
O mais importante para controlar a gastrite é ter uma alimentação equilibrada e saudável. No entanto, os alimentos cozidos são recomendados, pois facilitam a mastigação e a digestão, dando uma aliviada nas funções do estômago.

Você sabia? A maçã é um dos alimentos que aliviam a gastrite Imagem: Getty Images

Maçã
A fruta é conhecida por aliviar os desconfortos gástricos, por conta de seu efeito antiácido. Outra dica importante, para aliviar o desconforto gástrico, é sempre comer alguma coisa no intervalo das refeições. A maçã, portanto, é um ótimo snack para não deixar seu estômago vazio.

Imagem: iStock

Sardinha
Os peixes, especialmente os de água fria, são uma ótima pedida, já que possuem ômega-3, que reduz a inflamação do estômago e, de acordo com alguns estudos, também impede o crescimento da bactéria H. pilory. O salmão também entra na categoria, mas opte pelos peixes selvagens e não os de cativeiro.

Imagem: iStock

Frutas vermelhas
Os flavonoides, compostos antioxidantes presentes em morango, amora, mirtilo e framboesa, por exemplo, são conhecidos pelo poder anti-inflamatório e cicatrizante.

VEJA TAMBÉM:

Piores alimentos para a gastrite:

Quem tem gastrite deve evitar exagerar no café Imagem: iStock

Café
A principal regra para quem tem gastrite é evitar o que sabe que faz mal, mas a cafeína tem um efeito direto na mucosa do estômago, provocando irritação. Se estiver de estômago vazio, passe longe da bebida.

Imagem: iStock

Refrigerante


As bebidas gaseificadas são ácidas e provocam a parede do estômago. Além disso, refrigerantes também levam dose de cafeína.

Imagem: iStock

Sucos ácidos
Os sucos de abacaxi ou de limão, por exemplo, são ácidos e podem provocar incômodos. Também não é aconselhável tomar líquidos de qualquer natureza durante as refeições. A lógica aqui é simples: o alimento precisa do ácido do estômago para ser digerido. E se jogamos líquido no estômago, este ácido fico mais diluído, o que tornará a digestão mais lenta.

Imagem: iStock

Molho de tomate


Por conta da acidez, também é recomendável comer com moderação.

Na dúvida sobre que alimentos evitar para a gastrite? Os embutidos fazem parte desse grupo! Imagem: iStock/VivaBem

Embutidos
É melhor evitar salsicha, linguiça, mortadela e bacon, que apresentam quantidades altas de sódio, gordura e aditivos químicos e provocam inflamações no organismo, além de outras doenças, como hipertensão e até mesmo câncer.

Imagem: iStock

Álcool


A bebida tem efeito irritante sobre a mucosa gástrica, já que aumenta o tempo de esvaziamento gástrico. Ou seja, o alimento acaba ficando mais tempo no estômago. Quando o paciente tem crise aguda de gastrite, tem que cortar o álcool, para não provocar erosão e até sangramento do estômago. Como não existe um limite seguro, muitos especialistas recomendam a retirada completa das bebidas alcoólicas do cardápio.

Veja o que comer na dor de estômago e o que evitar na dieta se estiver sentindo esse incômodo no momento ou com frequência.

Uma dor de estômago pode ser causada por diversos fatores: prisão de ventre, ciclo menstrual, gastroenterite, apendicite, úlcera estomacal perfurada ou que esteja sangrando, colecistite aguda (inflamação da vesícula biliar, geralmente provocada por cálculos biliares), cálculos renais, diverticulite, síndrome do intestino irritável, doença inflamatória intestinal, gastrite, azia, refluxo e infecção do trato urinário, por exemplo.

Continua Depois da Publicidade

Mas as possibilidades não acabam por aí: a ocorrência de dor na região abdominal também pode ser fruto de indigestão, doença de Chron, alergias ou intoxicações alimentares, gases, hérnia e endometriose.

Ou seja, enquanto é possível que a dor de estômago não seja algo tão sério e que o sintoma passe logo, ela também pode ser um indicativo de que existe um problema mais sério, que exige um tratamento mais profundo e completo.

Por isso, é importante procurar o auxílio médico para identificar o que pode estar por trás desse incômodo na região estomacal e receber o tratamento necessário, principalmente quando a dor é severa, começa repentina e inesperadamente, se concentra em uma área particular ou é recorrente.

Mas o que comer na dor estômago?

Seja por um motivo sem muita gravidade, seja como sintoma de um problema mais sério, enquanto a dor de estômago não é resolvida, pode ser complicado saber quais são os melhores alimentos para o estômago, já que a ingestão de comidas e bebidas inadequadas pode piorar o desconforto causa pela dor.

Antes de tudo, é importante ter em mente que a resposta ideal para o que comer na dor de estômago vai depender também se a dor foi provocada por uma condição. Por exemplo, quando ela é fruto de uma gastrite, toda a dieta certamente precisará ser revista de maneira permanente, já que isso faz parte das estratégias de tratamento da doença. Veja como pode funcionar uma dieta para gastrite em detalhes.

Continua Depois da Publicidade

Dito isso, como podem existir diversas causas para a dor de estômago, vamos abordar de maneira geral o que não comer e o que comer na dor de estômago. Vamos nessa?

– Quando a comida não para no estômago

Para quem, além de sentir a dor de estômago, não está dando conta de manter alimentos sólidos na barriga, é aconselhável dar prioridade aos líquidos como as bebidas esportivas, caldos claros ou água de coco, que fornecem minerais necessários ao organismo como potássio, cálcio e sódio.

No entanto, quando falamos de líquidos, isso não inclui os refrigerantes: essas bebidas são ricas em açúcar e se uma quantidade grande de açúcar chega no organismo de uma vez só, pode haver a piora da diarreia, um sintoma que pode acompanhar uma dor de estômago.

Nutricionistas apontam as canjas e as sopas mornas como algumas das melhores comidas para serem consumidas em um quadro de dor de estômago.

– Banana

Os benefícios da banana podem contribuir quando o quadro de dor de estômago vem acompanhado de diarreia ou vômito.

Isso porque, além de ser fácil de ser digerida, a fruta apresenta quantidades elevadas de potássio, um mineral que o organismo pode começar a perder justamente quando há o vômito ou a diarreia.

Continua Depois da Publicidade

– Outras frutas e legumes

Legumes cozidos como a cenoura e o chuchu, sucos de fruta, fruta assada ou fruta cozida também caem bem no cardápio para o que comer na dor de estômago.

Por outro lado, os alimentos crus como as saladas não são apropriados na presença do sintoma devido ao fato de serem difíceis de ser digeridas.

– Arroz

Entretanto, dessa vez, o arroz branco é a melhor escolha – o arroz integral ou o arroz selvagem, que costumam ser mais saudáveis, são mais difíceis de serem digeridos, principalmente quando se tem problemas estomacais.

Os alimentos ricos em amidos e pobres em fibras como o arroz podem auxiliar a tornar as fezes mais firmes e interromper a diarreia, que pode acompanhar a dor de estômago.

– Chás

Chás como o de alface, o chá de camomila e o chá de aroeira, por exemplo, são dotados de propriedades medicinais calmantes que podem contribuir com o alívio da dor de estômago.

Entretanto, antes de beber qualquer chá para lidar com o sintoma, certifique-se que ele não é contraindicado para você. Sim, mesmos os produtos naturais como os chás podem fazer mal, principalmente quando ingeridos de maneira equivocada ou em quantidades exageradas. Tanto que diversos chás não podem ser consumidos por mulheres que estão grávidas ou no período de amamentação.

Continua Depois da Publicidade

O que deve ser evitado

– Produtos laticínios

Por serem ricos em gorduras, produtos laticínios como queijo, sorvete e leite não caem bem para quem tem dor de estômago – isso especialmente se o sintoma estiver associado a problemas de digestão.

– Frituras

Elas podem até ser saborosas, mas são pesadas e certamente não irão contribuir com um quadro de dor no estômago, não é mesmo? Como são cheias de óleos e gorduras, as frituras não são boas nem para quando a pessoa está saudável e podem piorar ainda mais um quadro de dor estomacal.

– Alimentos picantes

Quando a dor de estômago bate, você provavelmente não sente muita vontade de comer um prato apimentado, não é mesmo? E não é para menos: os alimentos picantes podem fazer com que o sistema digestivo tenha que se esforçar mais para digeri-los, o que pode piorar a situação já desconfortável do estômago.

– Outros alimentos que devem ser evitados

Itens como café, chá preto, bebidas com cafeína, bebidas alcoólicas, embutidos como a mortadela, margarinas e manteigas são outros que não devem ser consumidos para quem busca o que comer na dor de estômago. Além disso, vale lembrar que o fumo e o estresse também pioram a dor de estômago.

Referências Adicionais:

Você já sabia ligeiramente o que comer na dor de estômago? Sofre muito com essa condição no dia a dia e pretende mudar a dieta? Comente abaixo!

5 de 5 (2 Votes)