Explique por que algumas estrelas no hemisfério norte não são vistas no hemisfério sul e vice-versa

Constelação representa um conjunto de estrelas e objetos celestes numa determinada região do céu.

As principais constelações astronômicas que existem no universo e vistas do planeta Terra são:

  • Andrômeda
  • Cruzeiro do Sul
  • Ursa Maior
  • Ursa Menor
  • Cão Maior
  • Cão Menor
  • Pégaso
  • Fênix
  • Constelação de Órion

Classificação

Importante observar que dependendo do local, as constelações não são vistas ou possuem outra disposição.

Assim, a constelação Cruzeiro do Sul, a mais importante do hemisfério sul é somente vista desse hemisfério, que faz parte das constelações austrais.

Por outro lado, as constelações vistas do hemisfério norte celeste (ursa maior e ursa menor, por exemplo) são denominadas de constelações boreais.

Explique por que algumas estrelas no hemisfério norte não são vistas no hemisfério sul e vice-versa
Explique por que algumas estrelas no hemisfério norte não são vistas no hemisfério sul e vice-versa
Constelações Vistas dos Hemisférios Norte e Sul

Cada constelação apresenta uma estrela mais importante, por exemplo, a estrela polar, na Ursa menor, ou a estrela Sírius da Cão maior, a mais brilhante do céu.

Além das constelações austrais (sul) e boreais (norte), há as constelações equatoriais, situadas próximas ao Equador Celeste (Órion), e as constelações zodiacais, localizadas próximas aos limites entre norte e sul celestes.

Muitas constelações podem ser vistas nitidamente dos dois hemisférios, tal qual a de Escorpião e a Constelação de Órion (formato de um caçador que inclui a popular constelação chamada de “três marias”).

Saiba tudo sobre Estrelas.

Nomenclatura

Os nomes das constelações foram inventados pelos seres humanos oriundos das representações imaginárias que surgem no céu quando ligamos as estrelas próximas.

No entanto, vale lembrar que elas parecem estar próximas, porém estão muito distantes no espaço celeste.

Geralmente, os nomes estão relacionados aos desenhos que formam no céu, seja de pessoas, animais, objetos ou seres mitológicos.

História

Note que o ato de observar o céu já era realizado pelos homens desde a antiguidade. Até hoje elas são utilizadas como referências para a navegação e noutras áreas do conhecimento.

Já o cientista grego Ptolomeu, em II a.C. listou 48 constelações em sua famosa obra “Almagesto”.

Além dele, outros astrônomos contribuíram para os estudos das constelações celestes:

  • o astrônomo alemão Johann Bayer (1572-1625);
  • o astrônomo polonês Johannes Hevelius (1611-1689);
  • o astrônomo francês Nicolas Louis de Lacaille (1713-1762).

Segundo a União Astronômica Internacional (UAI) existem cerca de 88 constelações modernas reconhecidas desde 1922, sendo 13 delas as constelações zodiacais.

Constelações do Zodíaco

Nos estudos de astrologia, há doze constelações correspondentes aos 12 signos (divididos nos doze meses do ano) que surgem conforme a posição dos astros na data de nascimento:

Explique por que algumas estrelas no hemisfério norte não são vistas no hemisfério sul e vice-versa
Constelações do Zodíaco

  • Aries (Áries)
  • Taurus (Touro)
  • Gemini (Gêmeos)
  • Cancer (Câncer)
  • Leo (Leão)
  • Virgo (Virgem)
  • Libra (Libra)
  • Scorpius (Escorpião)
  • Sagittarius (Sagitário)
  • Capricorn (Capricórnio)
  • Aquarius (Aquário)
  • Pisces (Peixes)

Segundo os astrólogos, as pessoas sofrem influências em sua personalidade sob o signo o qual é regido. Observe que as doze constelações do zodíaco são vistas dos dois hemisférios.

Estudos recentes incluíram uma nova constelação zodiacal chamada Serpentário (Ophiuchus), que fica localizada próxima as constelações de Libra, Escorpião e Sagitário.

Do grego, a palavra zodíaco significa “círculo de animal”, posto que muitos signos fazem referências a animais.

Curiosidade: Você Sabia?

Nas estrelas da Bandeira do Brasil aparecem nove constelações e 27 estrelas em representação a cada uma das unidades da Federação, das quais se destacam as constelações:

  • Cruzeiro do Sul
  • Escorpião
  • Triângulo Austral
  • Cão Maior
  • Cão Menor

A posição delas representa o céu do Rio de janeiro, no dia em que foi proclamada a República no país, em 15 de novembro de 1889.

Constelação é um conjunto de estrelas visíveis que estão numa mesma posição. Antigamente, os astrônomos acreditavam que as constelações formavam figuras de animais, pessoas e objetos, o que os incentivou a nomeá-las.

Conhecer o céu e a posição das estrelas antigamente era muito importante para a vida, pois utilizavam o céu na navegação como pontos de localização e na agricultura para perceber as mudanças das estações do ano.

No ano de 140, o astrônomo egípcio Ptolomeu determinou pela primeira vez o zodíaco. O zodíaco é uma faixa imaginária que designa a criação do sistema solar e é formado por constelações zodiacais. Estas são cortadas pelo caminho solar, pelo movimento de translação que a Terra exerce que pode ser visto tanto no hemisfério norte quanto no hemisfério sul.

As constelações Boreais que são vistas apenas no hemisfério norte e as constelações Austrais que são vistas somente no hemisfério sul são caracterizadas de acordo com o hemisfério que as visualizam.

Nos dias atuais, as constelações não possuem tanta importância como antigamente, já que não mais necessitamos das mesmas para a sobrevivência. Hoje, as constelações são utilizadas como identificadoras de direção e para o reconhecimento do céu em análises espaciais. Em 1930, o céu estrelado foi dividido de forma geométrica em 88 constelações a fim de facilitar suas identificações. Algumas que já eram conhecidas desde antigamente preservaram os nomes dados pelos antigos.

No Brasil, a constelação mais popular é a Constelação de Órion ou parte dela, mais conhecida como Três Marias. As Três Marias representam o centro desta constelação e ao localizá-las pode-se facilmente visualizar toda a constelação.

  • Paulricar
  • há 2 anos
  • Geografia
  • 73

e vice-versa?
pergunta de ciências mas não achei a materia entao coloquei geografia

Veja a resposta detalhada em vídeo:

Explique por que algumas estrelas no hemisfério norte não são vistas no hemisfério sul e vice-versa

Algumas estrelas no hemisfério Norte não são vistas por um observador no hemisfério Sul e vice-versa, porque o planeta Terra esférico e se mantem girando torno de seu eixo. A Terra gira sobre si mesma passando seu eixo de rotação pelos pólos geográficos norte e sul, os quais estão diretamente opostos.

Qual é a constelação mais importante do hemisfério norte?

Principais constelações

  • Ursa Maior: Uma das constelações mais famosas do hemisfério celestial norte, também é conhecida em outras partes do mundo como O Arado;
  • Ursa Menor: É uma constelação de forma similar à Ursa Maior, porém, reduzida;

Porque não é possível visualizar as mesmas estrelas nos dois hemisférios?

Resposta:As estrelas não surgem e se põem igualmente para todos os homens que estão em todos os lugares;mas primeiramente surgem e se põem para aqueles que estão para o oriente, e surgem e se põem mais tarde para os outros.

Porque era importante para os povos antigos observar as constelações e associados as estações do ano?

Conhecer o céu e a posição das estrelas antigamente era muito importante para a vida, pois utilizavam o céu na navegação como pontos de localização e na agricultura para perceber as mudanças das estações do ano.

Por que as estrelas Circumpolares nunca se põem?

Explicação: As estrelas que nunca se põe no horizonte são chamadas de circumpolares, e esse efeito ocorre devido à sua proximidade a um dos polos celestes, que também são os eixos de rotação da terra.

Como se chama o tipo de estrela que nunca fica abaixo do horizonte?

Uma estrela circumpolar é uma estrela que, vista de determinada latitude da Terra, nunca se põe, isto é, nunca desaparece abaixo do horizonte devido à sua proximidade a um dos polos celestes.

Qual a constelação mais importante do hemisfério sul?

Cruzeiro do Sul Assim, a constelação Cruzeiro do Sul, a mais importante do hemisfério sul é somente vista desse hemisfério, que faz parte das constelações austrais. Por outro lado, as constelações vistas do hemisfério norte celeste (ursa maior e ursa menor, por exemplo) são denominadas de constelações boreais.

Qual a importância do aparecimento da constelação no céu noturno?

Atualmente, as constelações não possuem a mesma importância da antiguidade. Mas ainda são úteis para os estudos astronômicos, como por exemplo, indicar direções no Universo e tornar mais fácil a identificação de astros no céu.

Porque as constelações não mudam de posição?

A posição de uma estrela em relação a outra nos parece fixa. No entanto, as estrelas estão se movendo, geralmente em grande velocidade. Em razão da imensa distância entre as estrelas e nós, só é possível perceber essa movimentação com o uso de instrumentos apropriados ou no decorrer de séculos.

Porque as estrelas não são as mesmas durante o ano?

Se ao longo do ano a Terra vai girando em torno do Sol, não deveríamos ver estrelas diferentes? Mas nós vemos estrelas diferentes! ... Essa alternância se deve à órbita da Terra: quando estamos de um lado do Sol, vemos a fração do céu que está na direção oposta à do Sol.

Como as estrelas são visíveis no hemisfério sul?

  • As estrelas são muito mais visíveis do que nos hemisfério sul. O Sol nasce no leste e se põe no oeste, tanto no norte quando no sul, mas as sombras se movem em sentidos diferentes.

Qual a estrela mais brilhante do hemisfério norte celeste?

  • Por outro lado, as constelações vistas do hemisfério norte celeste (ursa maior e ursa menor, por exemplo) são denominadas de constelações boreais. Cada constelação apresenta uma estrela mais importante, por exemplo, a estrela polar, na Ursa menor, ou a estrela Sírius da Cão maior, a mais brilhante do céu.

Qual a constelação mais importante do hemisfério sul?

  • Assim, a constelação Cruzeiro do Sul, a mais importante do hemisfério sul é somente vista desse hemisfério, que faz parte das constelações austrais. Por outro lado, as constelações vistas do hemisfério norte celeste (ursa maior e ursa menor, por exemplo) são denominadas de constelações boreais.

Quando começa a primavera no hemisfério norte?

  • No norte, a primavera começa em 21 de março, o verão no dia 21 de junho, outono em 21 de setembro e o inverno no dia 21 de dezembro. No hemisfério sul, por outro lado, a primavera começa no dia 21 de setembro, verão no dia 21 de dezembro, outono em 21 de março e, por fim, inverno em 21 de junho.