Exercícios de interpretação de texto ensino médio questões abertas

Questão 02 – (FUVEST SP)

amora

a palavra amoraseria talvez menos docee um pouco menos vermelhase não trouxesse em seu corpo(como um velado esplendor)

a memória da palavra amor

a palavra amargoseria talvez mais docee um pouco menos acerbase não trouxesse em seu corpo(como uma sombra a espreitar)

a memória da palavra amar

Marco Catalão, Sob a face neutra.

É CORRETO afirmar que o poema:

a) aborda o tema da memória, considerada uma faculdade que torna o ser humano menos amargo e sombrio.b) enfoca a hesitação do eu lírico diante das palavras, o que vem expresso pela repetição da palavra “talvez”.c) apresenta natureza romântica, sendo as palavras “amora” e “amargo” metáforas do sentimento amoroso.d) possui reiterações sonoras que resultam em uma tensão inusitada entre os termos “amor” e “amar”.

e) ressalta os significados das palavras tal como se verificam no seu uso mais corrente.

Questão 03 – (FATEC SP)

Leia a charge:

Exercícios de interpretação de texto ensino médio questões abertas
https://tinyurl.com/y4xtwcwo Acesso em: 19.10.2019.

De acordo com as informações verbais e não verbais apresentadas na charge, pode-se depreender, corretamente, que:

a) a alta qualificação profissional da maioria da população acarreta um aumento no número de vagas não preenchidas no mercado de trabalho.b) as vagas de emprego cresceram devido à alta concorrência entre os trabalhadores, incluindo-se até mesmo crianças e mulheres na disputa por uma vaga no mercado de trabalho.c) a falta de oportunidade de trabalho, aliada a novos meios de transporte de massa, impedem o desenvolvimento de atividades paralelas no mercado de trabalho.d) as vagas ofertadas no mercado de trabalho, apesar de inúmeras e constantes, não garantem estabilidade e remuneram menos do que as atividades “empreendedoras”.

e) a resiliência, aliada à persistência, levam as pessoas a se realocarem dentro do mercado de trabalho e, consequentemente, adaptarem-se a novas oportunidades de trabalho.

Questão 04 – (IFBA)

É necessário que a mulher se coloque em um espaço mínimo de resistência, denunciando ameaças – quando há tempo para isso –, mas, ainda que ela denuncie, não evitará o crime se o Estado não se mobilizar para protegê-la. O que evita o feminicídio é a resposta estatal à violência.

COSTA, Waleska. No aniversário da LeiMaria da Penha, 5 feminicídios nas últi-

mas 48h.

Disponível em:. Acesso em 07 de agosto de 2018.

O apelo central da fala da Waleska Costa é:

a) A falta de tempo para as mulheres vitimadas denunciarem.b) O Estado não protege as mulheres.c) Alertar o Estado para a busca de ações com celeridade para proteção de mulheres vítimas de violência.d) As mulheres não denunciam a violência doméstica.

e) Os motivos que levam as mulheres vitimadas a não denunciarem.

Questão 05 – (FUVEST SP)

Examine o cartum.

Exercícios de interpretação de texto ensino médio questões abertas
Frank e Ernest – Bob Thaves. O Estado de S. Paulo. 22.08.2017.

O efeito de humor presente no cartum decorre, principalmente, da:

a) semelhança entre a língua de origem e a local.b) falha de comunicação causada pelo uso do aparelho eletrônico.c) falta de habilidade da personagem em operar o localizador geográfico.d) discrepância entre situar-se geograficamente e dominar o idioma local.

e) incerteza sobre o nome do ponto turístico onde as personagens se encontram.

Questão 06 – (UNIFOR CE)

Exercícios de interpretação de texto ensino médio questões abertas

O Governo pretende, com a campanha acima,…

a) criticar as pessoas que dirigem embriagadas.b) fazer propaganda das medidas socioeducativas criadas pelo governo.c) conclamar o povo brasileiro contra as pessoas que dirigem mal.d) expor aos leitores sobre as penalidades decorrentes de se dirigir inadequadamente.

e) convencer os leitores a se envolverem em uma campanha a favor da vida.

Questão 07 – (UNIFOR CE)

Texto I

Peixinho sem água, floresta sem mataÉ o planeta assim sem vocêRios poluídos, indústria do inimigo

É o planeta assim sem você

http://mataatlantica-pangea.blogspot.com. br/2009/10/parodia-meio-ambiente_02.html

Texto II

Avião sem asaFogueira sem brasaSou eu assim, sem vocêFutebol sem bolaPiu-Piu sem Frajola

Sou eu assim, sem você

(Claudinho e Buchecha)

Os textos I e II apresentam intertextualidade, que, para Julia Kristeva, é um conjunto de enunciados, tomados de outros textos, que se cruzam e se relacionam. Dessa forma, pode-se dizer que o tipo de intertextualidade do texto I em relação ao texto II é:

a) epígrafe, pois o texto I recorre a trecho do texto II para introduzir o seu texto.b) citação, porque há transcrição de um trecho do texto II ao longo do texto I.c) paródia, pois a voz do texto II é retomada no texto I para transformar seu sentido, levando a uma reflexão crítica.d) paráfrase, porque apesar das mudanças das palavras no texto I, a ideia do texto II é confirmada pelo novo texto.

e) alusão, porque faz referência, de modo implícito, ao texto II para servir de termo de comparação.

Questão 08 – (UEFS BA)

A análise do cartum, devidamente contextualizada, permite inferir que:

a) a desigualdade social é fruto de interesses econômicos de valorização do espaço urbano em detrimento das áreas rurais.b) as prioridades da classe alta nem sempre contemplam as necessidades básicas da camada social menos favorecida.c) a produção em massa de biocombustíveis representa um desrespeito à sobrevivência humana por seu impacto nos preços mundiais dos alimentos.d) a fome é um fato social específico de alguns países e só será mitigada depois que as nações desenvolvidas possibilitarem a equidade social.

e) a crise de alimentos, na atualidade, é resultante de uma economia neoliberal, que não se preocupa com a falta de desenvolvimento tecnológico em alguns países.

Questão 09 – (UNIRIO RJ)

LUZ DO SOL

Luz do sol,Que a folha traga e traduzEm verde novo, em folha, em graça,Em vida, em força e em luzCéu azul,Que vem até aonde os pés tocam a terra

E a terra expira e exala seus azuis.

Reza, reza o rio,Córrego pro rio,O rio pro mar.Reza a correnteza,Roça a beira,

Doura a areia.

Marcha o homem sobre o chão,Leva no coração uma ferida acesa.Dono do sim e do nãoDiante da visão da infinita belezaFinda por ferir com a mão essa delicadeza,A coisa mais querida:

A glória da vida.

(Caetano Veloso)

No verso “Que a folha traga e traduz”, os vocábulos sublinhados correspondem, semanticamente, a:a) absorve e transformab) interage e inserec) engloba e exalad) dissipa e reflete

e) dizima e capta

Questão 10 – (PUC MG)

Considere a charge a seguir. Examine-a atentamente.

Assinale a afirmativa CORRETA:

a) O título do texto sugere tratar-se de dúvidas comuns a todos os adolescentes, o que é ratificado pela imagem.b) A charge tem como objetivo criticar a condição em que se encontram os adolescentes brasileiros.c) Há uma discrepância em termos de registro no que se refere às duas partes de que se compõe a resposta.

d) A primeira parte do diálogo sinaliza uma insatisfação dos três jovens quanto à fase da vida em que encontram.

Gabarito:

1. B 2. D 3. E 4. C 5. D 6. E 7. C 8. E 9. A 10. C

Bom, agora que você já pegou o ritmo de estudos, que tal praticar com outros exercícios de interpretação de texto? Reunimos 848 questões em uma lista completa e dividida por níveis de dificuldade. Baixe agora a sua!