Como é que se escreve história

Você está em Ajuda > Dúvidas Frequentes

Como é que se escreve história

Quando a palavra estiver grafada com ‘H’ maiúsculo, refere-se à ciência. Exemplo: História Geral. "Estória" ou "história" (com ‘h’ minúsculo) referem-se à narração, conto. Exemplo: Meu avô contou-me uma história assustadora.

Como é que se escreve história

Outras dúvidas

Como é que se escreve história
"Circum" e o hífen

Como é que se escreve história
"Afro-brasileiro" ou "Afrobrasileiro"?

Como é que se escreve história
"Micro-organismo" ou "microrganismo"?

Como é que se escreve história
"Externo" ou "Esterno"?

<< Voltar para seção "Dúvidas frequentes"

Como referenciar: ""História", "história" ou "estória"?" em Só Português. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2022. Consultado em 12/08/2022 às 03:18. Disponível na Internet em https://www.soportugues.com.br/secoes/FAQresposta.php?id=69

As duas formas são corretas.

Num dos sentidos de história, ambas as palavras são sinónimas.

Estória é uma história de carácter ficcional ou popular, uma narrativa ou conto curto.

História, num dos seus sentidos, significa o mesmo que estória, porém tem muitos outros sentidos para além desse (como por exemplo evolução da humanidade, narração crítica e pormenorizada de factos sociais, políticos, económicos, militares, culturais ou religiosos, etc.).

Revisão por Juliana Bezerra

Escrito por Emerson Machado

A palavra história seria utilizada para a história enquanto ciência, ou seja, para narrativas de acontecimentos reais. Já estória faz referência a narrativas ficcionais e é muito antiga na língua portuguesa, sendo considerada um arcaísmo.

No entanto, oficialmente a partir de 1943, a palavra história passou a ser usada para ambos os tipos de narrativa, sejam de fatos verídicos ou ficcionais.

História Estória
Definição Utilizada para narrativas de acontecimentos reais, no entanto, atualmente, o termo é usado em qualquer situação. Palavra utilizada como sinônimo de narrativas ficcionais.
Exemplo

A história do Brasil é muito rica e repleta de episódios interessantes.

A menina não quis ler a estória sobre fadas e princesas.

Acordo Ortográfico Hoje em dia, a palavra "história" é utilizada tanto para narrativas ficcionais quanto para fatos reais. Medida reconhecida em 1943 pela Academia Brasileira de Letras. A palavra "estória" é considerada um arcaísmo, ou seja, é muito antiga, antiquada, com poucos usuários. Atualmente, não é tão comum, sendo substituída pela palavra "história".

História ou estória?

Muitos defendem que apenas a palavra "história" seria válida para fazer referência a fatos reais ou ficcionais. Isto porque a palavra "estória" deveria ter caído em desuso, sendo uma variação antiga do original em grego (historia) e também influenciada pelo idioma inglês, com a palavra story (que é diferente de history).

Por não ter sido deixada de lado pelos falantes da língua portuguesa, a palavra estória é considerada um arcaísmo. Isto significa que é muito antiga, antiquada.

Porém, com o passar do tempo, incorporou o significado de referência a narrativas ficcionais. O contraste teria surgido para distinguir fábulas e contos infantis da história enquanto ciência.

Exemplos de história e estória

  • A história do Reino Unido é repleta de guerras.
  • A avó contou uma estória muito engraçada sobre bruxas aos netos.
  • O professor iniciou a aula destacando os principais pontos da história americana.

Neste sentido, a palavra estória foi empregada em uma frase que faz referência a uma narrativa inventada. Já a aula do professor tocou em tópicos reais, sendo utilizada a palavra história.

Entretanto, é fundamental ter em mente que, hoje em dia, a palavra história é a mais correta e aceita para ambas as narrativas.

Exemplos sem diferenciação

  • A história da Inglaterra é marcada pelo incêndio de Londres.
  • O menino leu a história dos dragões em apenas um dia!
  • O turista descansou e depois contou toda a história do assalto.

Nos exemplos acima, as palavras história foram usadas sem diferenciação, mas não têm significado igual. No caso do menino, é uma narrativa ficcional.

Maiúscula ou minúscula?

Muitos têm essa dúvida quando precisam escrever a palavra história. No entanto, segundo o Acordo Ortográfico, colocar a primeira letra maiúscula é opcional quando se faz referência à história enquanto ciência ou disciplina. Em todo o restante, deve ser utilizada letra minúscula. Com exceção, é claro, para inícios de frase.

Veja também a diferença entre:

Revisão por Juliana Bezerra

Bacharelada e Licenciada em História, pela PUC-RJ. Especialista em Relações Internacionais, pelo Unilasalle-RJ. Mestre em História da América Latina e União Europeia pela Universidade de Alcalá, Espanha.

Escrito por Emerson Machado

Escritor e jornalista, muito ligado a literatura e artes em geral. Trabalha com textos informativos e criativos desde que se lembra, tendo publicado seis livros e diversas reportagens, com direito a prêmios e tudo. É apaixonado por ciência e tecnologia e já escreveu para revistas, assessoria, jornal impresso e online. Vive no Porto, Portugal.

Algumas palavras da língua portuguesa são responsáveis por dúvidas frequentes, mas duas delas apresentam um aspecto curioso e, por isso, nem sempre sabemos como empregá-las corretamente: história e estória. Você sabe a diferença existente entre elas? Qual a forma correta? História ou estória?

Pois bem, as duas grafias existem e antigamente havia uma diferença significativa entre elas. A palavra estória é muito antiga na língua portuguesa, acredita-se que tenha surgido no século XIII. Empregava-se a forma estória quando a intenção era se referir às narrativas populares ou tradicionais não verdadeiras, ou seja, ficcionais. Já a palavra história era utilizada em outro contexto, quando a intenção era se referir à História como ciência, ou seja, a história factual, baseada em acontecimentos reais.

A palavra estória é considerada um tipo de arcaísmo, isto é, aquelas palavras que, por serem muito antigas, quase não usamos mais. Ela era utilizada quando ainda não havia uma grafia uniformizada para as nossas palavras, mas, em 1943, com a vigência do nosso sistema gráfico, a Academia Brasileira de Letras entendeu que não deveria mais haver diferenças entre história e estória e que a palavra história deveria ser empregada em qualquer situação, seja para nomear narrativas ficcionais ou reais. Observe os exemplos:

A mãe contou uma história para o filho dormir.

Os amigos adoram contar histórias de pescador.

(Antigamente, a forma correta a ser empregada nos exemplos era estória).

Os alunos irão aprender sobre a história da Língua Portuguesa.

A turma ouviu atenta a história da vida de Machado de Assis.

Viu só? Agora que você já sabe qual é a maneira correta, não precisa mais ficar na dúvida, pode usar história com h em qualquer situação!

Por Luana Castro

Graduada em Letras

Flávia Neves

Professora de Português

A palavra mais correta e socialmente aceita é história, sendo essa a forma preferencial. A palavra estória aparece em dicionários e no vocabulário ortográfico da Academia Brasileira de Letras mas não é unanimemente aceita.

Há quem defenda que devemos utilizar o termo história para a narração de fatos documentados e situações reais sobre o passado da humanidade e o termo estória para a narração de fatos imaginários, de ficção.

Há, também, quem condene o uso da palavra estória. Visto a palavra história abranger os dois significados, consideram desnecessário o uso da palavra estória.

Diferença entre história e estória

História e estória têm sua origem na palavra grega historía. A forma estória também tem influência da palavra em inglês story. Estória é uma forma antiga da palavra história, que deveria ter caído em desuso.

Tal não aconteceu e esta palavra é utilizada atualmente não como sinônimo de história, mas para distinguir a história de fatos reais das histórias das fábulas e contos infantis.

Exemplos de diferenciação entre história e estória

  • A história do Brasil se inicia com a chegada dos portugueses e vai até aos dias atuais.
  • Filha, hoje vou contar a estória da princesa inteligente e do príncipe sapinho.

Alguns defendem que não há razão para esta distinção porque a palavra história abrange as duas significações.

  • A história do Brasil se inicia com a chegada dos portugueses e vai até aos dias atuais.
  • Filha, hoje vou contar a história da princesa inteligente e do príncipe sapinho.

Assista ao vídeo, para aprender de forma rápida e divertida:

Segundo o Novo Acordo Ortográfico, que entrou em vigor em janeiro de 2009, devem ser utilizadas letras iniciais minúsculas em nomes que indicam domínios do saber, cursos e disciplinas, podendo ser opcional o uso da letra maiúscula.

Assim, a palavra história, sendo uma disciplina e ciência, poderá ser escrita com letra inicial maiúscula ou minúscula. Sendo sinônimo de conto e narração, deverá ser escrita com minúscula.

Exemplos de história como disciplina ou ciência

  • Vamos para a aula de história?
  • Vamos para a aula de História?

Exemplos de história como conto ou narração

  • Mãe, você pode ler uma história para mim?
  • Você conhece a história do Menino Maluquinho?

Palavras relacionadas: história, estória.

Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.