Por que a maior parte da população brasileira se concentra próximo a região litoral do país

Por que a maior parte da população brasileira se concentra próximo a região litoral do país

Porque ela é a mais desenvolvida. Tem maiores meios de comunicação, tem muitas cidades e por isso é tbm onde muitas pessoas vão para morar.

Quais estados da região Sudeste não fazem limite entre si?

Limites. Limita-se com Distrito Federal a noroeste, com São Paulo a sul e sudoeste, Mato Grosso do Sul a oeste, Goiás a noroeste, Espírito Santo a leste, Rio de Janeiro a sudeste e Bahia a norte e nordeste.

Porque a maioria da população brasileira se concentra no Sudeste?

O surgimento da indústria no Sudeste foi primordial para a urbanização e a concentração populacional na região, pois se tornou uma área de atração para trabalhadores de diversos pontos do país.

Qual a situação da Região Sudeste se comparada às demais?

A região sudeste é uma das menores do Brasil, com uma extensão de aproximadamente 924 620,678 km², ocupando 10,85% do território brasileiro. ... Entre as regiões brasileiras, é considerada a mais rica do país, a região sudeste também é a mais povoada com cerca de 92 habitantes por metro quadrado.

Qual é o único estado da região Sudeste que não é banhado pelo mar?

d) Falso – Minas Gerais é o único estado da Região Sudeste que não é banhado pelo Oceano Atlântico.

Quais são os estados brasileiros que não têm litoral?

Os estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Rondônia, Acre, Roraima, Amazonas e mais o Distrito Federal não tem saída para o litoral.

Por que a maior parte da população brasileira se concentra próximo a região?

Por exemplo: a grande concentração econômica e política do Brasil no Sudeste brasileiro, sobretudo nos séculos XVIII e XIX, fez com que a maior parte dos habitantes do país se concentrasse nessa região. O Brasil é um país populoso, porém não é considerado um país povoado!

Onde se concentra a maioria da população brasileira por quê?

A maior parte da população brasileira encontra-se concentrada no Sudeste do país ou no litoral. Isso se deve aos acontecimentos históricos que levaram tais regiões a serem mais ricas e, consequentemente, mais desenvolvidas no decorrer da história nacional.

Qual a região sudeste do Brasil?

  • A Região Sudeste é a principal do país, sua importância está em seu destaque industrial e econômico. A população total é de 80,3 milhões de habitantes e a densidade demográfica é de 87 habitantes por quilômetro quadrado, se consolidando como a mais populosa e mais povoada do país - de 100 brasileiros, 42 residem na Região Sudeste.

Qual a distribuição das indústrias na região sudeste?

  • A distribuição das indústrias na Região Sudeste possui uma hierarquia, em que alguns estados são mais desenvolvidos industrialmente com base na concentração do número de indústrias presentes.

Qual a origem da industrialização do Sudeste?

  • Geografia do Brasil. A industrialização do Sudeste, região de maior destaque industrial e econômico do Brasil, ocorreu a partir do declínio do café, por volta de 1920. A Região Sudeste é a principal do país, sua importância está em seu destaque industrial e econômico.

Qual a maior região do Brasil?

  • A região Sudeste do Brasil é a segunda menor região do país, sendo maior apenas que a região Sul. A área real ocupa aproximadamente 924 620 km², 1/10 da ...

A densidade demográfica é um conceito populacional referente à média do número de pessoas residentes por unidade de área em uma dada localidade e é geralmente medida na relação habitante por quilômetro quadrado. No Brasil, o estudo da densidade demográfica, em termos gerais e também regionais, permite-nos facilmente observar a má distribuição da população pelo território nacional.

De acordo com a estimativa oficial do IBGE realizada para a população Brasileira no ano de 2014, o número de habitantes do país é de 202.768.562. Ao mesmo tempo, a área territorial oficial do país é de 8.515.767,049 km². Dessa forma, ao calcularmos a densidade demográfica do Brasil, temos que:

D = H / T (densidade demográfica é igual ao número de habitantes pela área territorial)

D = 202.768.562 hab. / 8.515.767,049 km²

D = 23,81095687954627

D ~ 23,8 hab/km²

Portanto, a densidade demográfica do Brasil é de 23,8 habitantes por quilômetro quadrado.

No entanto, se considerarmos os valores demográficos regionais, essa relação altera-se significativamente, pois, como já afirmamos, a população do país encontra-se má distribuída, havendo regiões com uma elevadíssima concentração de pessoas e outras com verdadeiros “vazios demográficos”. A cidade de São Paulo, por exemplo, apresenta mais de 7.300 hab/km², ao passo em que várias cidades na região Norte apresentam índices menores do que 10 hab/km².

Em virtude da história econômica do Brasil, as maiores taxas de densidade demográfica do Brasil encontram-se na região Sudeste, seguida pelo Sul e pelo Nordeste. Confira os dados regionais*:

1º Sudeste = 67.77 hab/km²

2º Sul = 38.38 hab/km²

3º Nordeste = 27.33 hab/km²

4º Centro-Oeste = 5,86 hab/km²

5º Norte = 2,66 hab/km²

Se considerarmos a divisão dos estados brasileiros, a liderança fica a cargo do Distrito Federal – 444,7 hab/km² – tanto por causa da capital Brasília quanto pelas grandes aglomerações urbanas que se formaram após a rápida urbanização de seu entorno. Em seguida, temos o Rio de Janeiro (365,2 hab/km²), São Paulo (166,2 hab/km²), Alagoas (112,3 hab/km²) e Sergipe (94,3 hab/km²).

Portanto, considerando a análise dos dados, é possível também observar que, espacialmente, o Brasil possui uma concentração populacional em toda a faixa litorânea do território nacional. Isso, de certa forma, é um reflexo do povoamento histórico do país e demonstra que as políticas de “marcha para o oeste” adotadas no século XX ainda foram insuficientes para promover uma total interiorização da população e dos investimentos no espaço geográfico do Brasil.

Por que a maior parte da população brasileira se concentra próximo a região litoral do país

A população brasileira encontra-se, em maior parte, nas áreas litorâneas do território

* Os dados regionais foram obtidos com base no Censo Demográfico de 2010, quando a densidade demográfica nacional ainda era de 22,4 hab/km².

Conforme dados do Censo Demográfico de 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população total do Brasil é de 190.755.799 habitantes. Esse elevado contingente populacional coloca o país entre os mais populosos do mundo. O Brasil ocupa hoje o quinto lugar dentre os mais populosos, sendo superado somente pela China (1,3 bilhão), Índia (1,1 bilhão), Estados Unidos (314 milhões) e Indonésia (229 milhões).

A população brasileira está irregularmente distribuída no território, pois há regiões densamente povoadas e outras com baixa densidade demográfica. A população brasileira estabelece-se de forma concentrada na Região Sudeste, com 80.364.410 habitantes; o Nordeste abriga 53.081.950 habitantes; e o Sul acolhe cerca de 27,3 milhões. As regiões menos povoadas são: a Região Norte, com 15.864.454, e o Centro-Oeste, com pouco mais de 14 milhões de habitantes.

A irregularidade na distribuição da população fica evidente quando alguns dados populacionais de regiões ou estados são analisados. Somente o estado de São Paulo concentra cerca de 41,2 milhões de habitantes, sendo superior ao contingente populacional das regiões Centro-Oeste e Norte juntas.

A população brasileira está distribuída em um extenso território, com 8,5 milhões de quilômetros quadrados. Em virtude disso, a população relativa é modesta, com cerca de 22,4 hab./km². O dado apresentado classifica o país como pouco povoado, apesar de ser populoso diante do número da população absoluta.

O Sudeste é a região mais populosa do país por ter ingressado primeiramente no processo de industrialização, encontrando-se hoje bastante desenvolvido industrial e economicamente. O surgimento da indústria no Sudeste foi primordial para a urbanização e a concentração populacional na região, pois se tornou uma área de atração para trabalhadores de diversos pontos do país.

Em relação à densidade demográfica, a região Sul ocupa o segundo lugar. As causas dessa concentração devem-se principalmente pelo fato de a região ser composta por apenas três estados e pela riqueza contida neles, o que proporciona um elevado índice de urbanização.

O Nordeste é a segunda região mais populosa, no entanto, a densidade demográfica é baixa, proveniente da migração ocorrida para outros pontos do Brasil, ocasionada pelas crises socioeconômicas comuns nessa parte do país.

O Centro-Oeste ocupa o quarto lugar quando se trata de população relativa. Isso é provocado pelo tipo de atividade econômica vinculada à agropecuária e que requer pouca mão de obra.

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia

Por que a maior parte da população brasileira se concentra próximo a região litoral do país

O Brasil é um dos países mais populosos do mundo.

Por que a maior parte da população brasileira se concentra próximo a região litoral do país

O Sudeste brasileiro é a região mais populosa do país.

Por que a maior parte da população brasileira se concentra próximo a região litoral do país

O Nordeste brasileiro é a segunda região mais populosa do Brasil.