Pomada para lábios ressecados e rachados

Descrição

POMADA CICATRIZANTE LABIAL

Lábios rachados é uma condição de pele em que os lábios ficam secos e escamosos. Além da preocupação estética, existe o incomodo causado pela dor, e em alguns casos sangramento. É causado por fatores como o clima, desidratação, uso de certos medicamentos, falta de vitaminas, etc.

Pensando nisso, a Farmadoctor desenvolveu uma fórmula exclusiva para auxiliar na cicatrização dos lábios rachados, que contém vitaminas específicas e agentes hidratantes. Sabor Morango.

"Venda sob prescrição de profissional habilitado, podendo este ser o nosso farmacêutico de acordo com a Resolução 586/2013 do Conselho de Farmácia. Consulte-o!"

INDICAÇÃO

- Cicatrizar lábios rachados e ressecados.

COMPOSIÇÃO

Vitamina A 0,02%

Vitamina E 0,05%

Pomada Cicatrizante q.s.p 15ml

MODO DE USO

Aplicar nos lábios sempre que necessário.

VALIDADE

6 meses.

ADVERTÊNCIAS

1. Nunca compre medicamento/cosmético sem orientação de um profissional habilitado.

2. Imagens meramente ilustrativas.

3. Evitar contato com os olhos, caso isto ocorra lavar com água em abundância.

4. Em caso de hipersensibilidade ao produto, recomenda-se descontinuar o uso e consultar o médico.

5. Não use o cosmético com o prazo de validade vencido.

6. Manter em temperatura ambiente (15 a 30ºC). Proteger da luz, do calor e da umidade. Nestas condições, o produto se manterá próprio para o consumo, respeitando o prazo de validade indicado na embalagem.

7. Todo medicamento/cosmético deve ser mantido fora do alcance das crianças.

8. Recomendamos a utilização do produto para pacientes de idade adulta.

9. Não aplicar sobre a pele irritada ou lesionada.

10. "SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO"

REFERÊNCIAS

1. Literatura do fornecedor.

Pomada para lábios ressecados e rachados

Sem conexão

Rachaduras e ressecamento nos lábios devem ser tratados com hidratação constantemantia82 / stock.adobe.com

Embora a necessidade do uso de máscara durante a pandemia esconda os lábios, é importante não esquecer de hidratá-los para evitar o ressecamento da região. Uma pesquisa feita no ano passado pelo Instituto Insites, no Reino Unido, mostrou que 66% das pessoas que usaram o item de proteção facial por mais de uma hora declararam sentir a pele da boca mais seca, e 81% dos entrevistados relataram maior necessidade de hidratação. 

Além do uso contínuo da máscara, outro fator que provoca o ressecamento e a sensação de boca seca são as temperaturas mais baixas. Os lábios são muito sensíveis ao frio, à baixa umidade, ao vento e à água quente e merecem uma atenção especial no inverno. A seguir, os dermatologistas Francine Costa e Juliano Peruzzo, ambos membros da diretoria da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção RS (SBD-RS), explicam alguns cuidados necessários:

Rotina de hidratação

É importante hidratar os lábios antes de dormir, após escovar os dentes ou nas oportunidades que estiver sem a máscara.

 — É preciso ter uma rotina de hidratação labial com bálsamos ou lip balms, procurar usar batons hidratantes e evitar os de formulação matte. Além disso, evitar lamber os lábios, pois a saliva os ressecam, e beber água auxilia diretamente na hidratação do organismo e, consequentemente, dos lábios  — orienta Francine.

Quais os produtos indicados?

O lip balm, conforme a dermatologista, é o produto mais adequado para hidratar, regenerar e prevenir o ressecamento - alguns podem conter fatores de proteção solar (FPS) e substâncias benéficas labiais como manteiga de karité, ceramidas, glicerina de soja, ácido hialurônico, dexpantenol e vitamina E. Já a manteiga de cacau forma uma barreira de proteção contra o frio e o tempo seco, porém, possui pouca eficiência na hidratação.

O médico Peruzzo recomenda também que se evite a lanolina:

 — É bem agradável para passar, dá um alívio sintomático, mas muitas vezes o paciente acaba desenvolvendo uma irritação a ela. 

Pode passar hidratante de rosto?

Não é indicado. Segundo Peruzzo, o lábio é uma área de transição entre pele e mucosa, que tem propriedades específicas, então o ideal é usar produtos feitos para essa região.

 — É importante evitar produtos que tenham muito perfume, que acaba sendo um fator de agressão aos lábios  — destaca.

Pode puxar as "pelezinhas" soltas?

Nunca! A "pelezinha" solta já é uma espécie de ressecamento, explica o dermatologista, só que às vezes ainda não está pronta para ser destacada. A recomendação é manter bem hidratado e esperar que saia sozinha. 

Inflamação nos lábios

Quando as rachaduras na boca surgem com muita frequência, é importante procurar um dermatologista para investigar se não há algum problema maior. A médica Francine comenta que o ressecamento extremo dos lábios pode causar a queilite, uma inflamação da semimucosa com uma aparência avermelhada, descamativa e rachada:

 — A queilite pode surgir devido ao ressecamento, dermatite atópica, dermatite alérgica ou de contato, como, por exemplo, pelo contato da pasta de dente. E lábios muito ressecados podem criar feridas que facilitam o retorno do herpes em pessoas que já tiveram outros episódios da infecção viral ou favorecem os não infectados a se infectarem.

Pomada para lábios ressecados e rachados

A Manteiga de cacau

A aplicação da manteiga de cacau, pode representar solução adequada para que os lábios sejam mantidos macios e hidratados. Ajuda a combater rachaduras e o ressecamento.

O uso do batom incolor que tenha filtro solar FPS 15, é ainda importante para proteção dos lábios, em especial para dia frio ou se houver exposição ao sol. Mais soluções para o combate dos lábios rachados e ressecados é aplicação da camada fina de óleo de amêndoa, cera de abelha e batom com vitamina E.

Ainda batom com manteiga de karité, lanolina, vaselina, azeite de oliva, creme bepantol, banha de porco ou de ovelha ou óleo de coco. Temos ainda o gel de babosa, cortando a folha e passando nos lábios e deixando agir por  20 minutos, como medida para hidratação labial.

Ou ainda, misturar 1 colher da cera virgem, esta derretida no banho-maria, e mais 1 colher de óleo de amêndoas, e então armazenar em recipiente pequeno. Quando os lábios retornarem à condição normal, sem a rachadura, é indicado também esfoliar uma vez por semana.

Uma maneira caseira para fazer esfoliação é esfregar 1 colher de café de mel em mistura com açúcar nos lábios, e fazer movimentos circulares pequenos. Na seqüência, é importante hidratar bem os lábios usando um dos bálsamos citados acima.

Aplicar Bepantol e Geléias hidratantes

Uma dica é aplicar o bepantol anteriormente a dormir. Esta é uma pomada que tem efeito cicatrizante e hidratante potente, em especial apontado a tratar assaduras e queimaduras.

Esse remédio se mostra potente aliado em hidratar a pele, e assim pode ser passado nos lábios pela noite, anteriormente a dormir. O bepantol vai nutrir profundamente os lábios, auxiliando ainda em cicatrizar cortes e feridas por causa do efeito cicatrizante que tem, uma medida então para hidratar lábios ressecados. Mais uma medida importante é utilizar batons hidratantes e reparadores diariamente.

As geléias hidratantes como no caso da geléia real, ou batom rico nos óleos minerais, manteiga de karité, vitaminas, ou cera de abelha representam opções excelentes para lábios hidratados, bonitos e macios. O indicado é escolher um medicamento que tenha propriedades reparadoras e hidratantes, para nutrir e reparar os lábios ressecados e rachados.

O Que Causa?

Ressecamento do lábio pode ser ocasionado pelas situações como o tempo frio, desidratação, hábito de lamber os lábios, respirar pela boca, exposição ao sol, e durante tratamento da radioterapia.

Ainda por falta da vitamina B, excesso da vitamina A, pasta de dente com lauril sulfato de sódio, remédios para acne, psoríase, e usar batom que é mate de longa duração.

Portanto, é importante evitar todos estes agentes que causam o problema, e ainda não utilizar batons 24 horas, não molhar os lábios com saliva, e ingerir muita água.

No caso da desidratação, pode acontecer por não ingerir água suficiente, porém, a causa principal é transpirar excessivamente. Sobre o hábito de lamber os lábios, a saliva se mostra ácida e no constante contato com o lábio, este vai ficar ressecado podendo formar rachaduras.

A Exposição Solar

A exposição solar ocorre quando o indivíduo fica tempo demasiado exposto ao sol, sem proteger os lábios, podendo causar queimaduras e deixar um  aspecto ressecado resultante.

Pelo inverno e outono o tempo se caracteriza mais seco, e o lábio pode ficar muito ressecado e assim descamar e rachar, já que não há células gordurosas para proteção.

A passagem do ar pela boca é capaz de ressecar mais ainda os lábios, podendo ficar rachados e secos. Então, evite respirar pela boca. No tratamento da radioterapia na área do pescoço e cabeça, isso pode ser uma causa, já que a radiação tende a retirar mais ainda a camada da água protetora dos lábios.

O consumo de pouca vitamina B, que está presente no abacate, frango, feijão e banana, favorece também o lábio ressecado. E ingerir doses excessivas da vitamina A, presente no queijo, manteiga, cenoura e ovos, pode ocasionar rachaduras dos lábios, porém a pele tende também a ficar bastante alaranjada.

No caso da pasta de dente apresentando lauril sulfato de sódio, tal substância é irritante e pode ocasionar ressecamento dos lábios depois da escovação dental. Os remédios para acne como tretinoína, podem também levar ao ressecamento e desidratação dos lábios.

O uso do batom mate de longa duração que apresente chumbo na composição, pode ser uma causa do problema. E a pessoa com psoríase tem bem mais chance de sofrer com lábios ressecados.

Lábios Rachados e ressecados pelo canto da boca

Queilite se caracteriza uma condição em que aparece uma pequena ferida no canto da boca. Esta ferida fica dolorida, e a pele fica seca e até descama, dificultando a abertura da boca. Isto ocorre por causa do crescimento em excesso das bactérias ou fungos, devido o hábito de lamber constantemente os lábios.

Uma medida contra o problema, é aplicar pomada cicatrizante, recomendadas pelo dentista ou médico. Aplicar um pouco do aloe vera é também remédio caseiro bom para feridas pelo canto da boca.

Fonte:  Dermaweb

Agende uma consulta. Aceitamos diversos convênios, clique aqui para ver ⠀

✅ Unidade Moema: (11) 5561-0293⠀


✅ Unidade Santo Amaro: (11) 5523-9222⠀
✅ Unidade Paulista: (11) 3884-1867⠀
✅ Unidade Higienópolis: (11) 3078-0321⠀ ⠀ Derma Line | Há mais de 20 anos, cuidando da pele brasileira⠀

www.dermaline.com.br