Guia alimentar para a população brasileira 2006

O surgimento da NOVA, em 2009, revolucionou a maneira como a ciência enxerga a Nutrição. Historicamente, as classificações convencionais agrupavam os alimentos de acordo com seu perfil de nutrientes. Dessa forma, pertenciam à mesma categoria carnes frescas e produtos processados à base de carne e adicionados de sal porque ambos são fontes de proteínas. Da mesma maneira, por serem fonte de carboidratos, ficavam no mesmo grupo grãos de arroz ou de trigo, pães, “cereais matinais” e outros produtos adicionados de açúcar e gordura.

A NOVA jogou luz sobre os diferentes tipos de processamento de alimentos, tecnologias necessárias e que fazem parte de nossa rotina alimentar. O ponto crucial da classificação é a atenção para a extensão e o propósito do processamento industrial a que os alimentos são submetidos antes da sua aquisição, de seu preparo e do consumo pelos indivíduos. Por isso, sua definição propõe a categorização em quatro grupos: in natura/minimamente processados, ingredientes culinários, alimentos processados e alimentos ultraprocessados.

A classificação NOVA reconhece a utilidade e os benefícios de diversos tipos de processamento de alimentos que ampliam a sua duração e ajudam a diversificar a dieta. Exemplos são a secagem de feijões, a moagem de grãos e cereais no formato de farinhas, a pasteurização do leite, a extração e refino de óleos vegetais e a fermentação de queijos – alimentos e ingredientes que compõem os três primeiros grupos da NOVA.

Os alimentos ultraprocessados, quarto grupo da NOVA, são completamente diferentes. Na realidade, são formulações de ingredientes, em sua maioria, de uso exclusivamente industrial (como amido modificado, corantes e aromatizantes), que resultam de uma série de processamentos industriais. Diversas evidências científicas vêm demonstrando a relação destes produtos com o desenvolvimento de obesidade, diabetes, câncer e outras doenças crônicas não transmissíveis.

Neste sentido, o Guia Alimentar, que baseia suas recomendações na classificação NOVA, traz uma regra de ouro, que resume, de certa forma, seu conteúdo: “Prefira sempre alimentos in natura ou minimamente processados e preparações culinárias a alimentos ultraprocessados”.

Para saber mais sobre a classificação NOVA de alimentos, leia sobre seu histórico e suas categorias na página dedicada ao tema.

Ir para o conteúdo principal

USP Extensão

Obter o aplicativo para dispositivos móveis