Energia solar como funciona vantagens e desvantagens

O mundo evolui cada vez mais rápido a nível tecnológico, foram introduzidas nos últimos anos uma séria de novas tecnologias no aproveitamento de energias renováveis como é o caso da energia solar térmica e fotovoltaica.

Apresentamos as principais vantagens e desvantagens no uso e utilização da energia solar térmica e fotovoltaica.

Principais vantagens e desvantagens da energia solar

Além do uso progressivo da energia solar residencial, existe cada vez mais a sua utilização na produção de energia elétrica a grande escala através de parques e usinas solares, em todo o mundo.

Conheça também as vantagens e desvantagens da energia solar no que se refere ao seu aproveitamento através de parques e usinas solares.

A energia solar é a energia produzida pelo Sol e é convertida em energia útil por seres humanos, quer para a produção de electricidade ou de calor algo (como as suas principais aplicações). Anualmente, o Sol produz 4 milhões de vezes mais energia do que consumimos, para o seu potencial é ilimitado.

Para se ter uma ideia, em apenas um segundo o sol produz mais energia (internamente) que toda energia usada pela humanidade desde o começo dos tempos.

Energia Solar – Painéis Solares Fotovoltaicos

Uma outra forma de se exprimir esta imensa grandeza energética, basta dizer que a energia que a terra recebe por ano vinda do sol, representa mais que 15000 vezes o consumo mundial anual de energéticos.

15% da energia emitida pelo sol que chega a terra é reflectida de volta para o espaço. Outros 30% são perdidos na evaporação da água a qual sobe para a atmosfera produzindo chuva.

A energia solar é também absorvida pelas plantas, pela terra e oceanos. A energia restante, para manter o equilíbrio energético do planeta, deve então ser emitida sob a forma de radiação térmica.

Considerando que a energia solar está disponível de forma absolutamente gratuita, pergunta-se por que é seu aproveitamento ainda é tão limitado? O problema é que a energia solar apresenta-se sob a forma disseminada e a sua captação, pelo menos para potências elevadas, requer instalações complexas e dispendiosas.

O aproveitamento da energia solar poderá em teoria e a longo prazo tornar-se como a grande solução para todos os problemas energéticos da nossa sociedade, apesar de todas as vantagens aparentes possui também desvantagens no decorrer do seu aproveitamento.

Vantagens da energia solar

  • A energia solar não polui durante seu uso. A poluição decorrente da fabricação dos equipamentos necessários para a construção dos painéis solares é totalmente controlável utilizando as formas de controlo existentes actualmente.
  • As centrais necessitam de manutenção mínima.
  • Os painéis solares são a cada dia mais potentes ao mesmo tempo que seu custo vem decaindo. Isso torna cada vez mais a energia solar uma solução economicamente viável. Saiba qual o tempo de vida útil dos painéis solares fotovoltaicos.
  • A energia solar é excelente em lugares remotos ou de difícil acesso, pois sua instalação em pequena escala não obriga a enormes investimentos em linhas de transmissão.
  • Em países tropicais, como o Brasil, a utilização da energia solar é viável em praticamente todo o território, e, em locais longe dos centros de produção energética sua utilização ajuda a diminuir a procura energética nestes e consequentemente a perda de energia que ocorreria na transmissão.
Globo Energia Solar

Desvantagens da energia solar

  • Existe variação nas quantidades produzidas de acordo com a situação climatérica (chuvas, neve), além de que durante a noite não existe produção alguma, o que obriga a que existam meios de armazenamento da energia produzida durante o dia em locais onde os painéis solares não estejam ligados à rede de transmissão de energia.
  • Locais em latitudes médias e altas (Ex: Finlândia, Islândia, Nova Zelândia e Sul da Argentina e Chile) sofrem quedas bruscas de produção durante os meses de Inverno devido à menor disponibilidade diária de energia solar. Locais com frequente cobertura de nuvens (Londres), tendem a ter variações diárias de produção de acordo com o grau de nebulosidade.
  • As formas de armazenamento da energia solar são pouco eficientes quando comparadas por exemplo aos combustíveis fósseis (carvão, petróleo e gás), e a energia hidroeléctrica (água).
  • Os painéis solares têm um rendimento de apenas 25%, apesar deste valor ter vindo a aumentar ao longo dos anos. Saiba quais os painéis solares fotovoltaicos mais eficientes do mercado.

A energia solar fotovoltaica é uma matriz energética cada vez mais atrativa, popularizando-se no Brasil e ao redor do mundo.

Lembrando que, no seu funcionamento, a energia solar fotovoltaica é coletada e processada por módulos fotovoltaicos, e os inversores vão transformar a corrente contínua gerada (CC) em corrente alternada (CA) para ser usada em diversas finalidades.

Essa geração de energia pelo sistema fotovoltaico pode ser armazenada por meio de baterias (off grid) ou injetada na rede (on grid), além do sistema híbrido que visa unificar os dois tipos de sistemas.

Mas quais são as vantagens e desvantagens da energia solar?

Vantagens

Energia limpa

As usinas solares partem de uma fonte energética não poluente, que é a luz do sol. Portanto, ao utilizar um gerador de energia fotovoltaica, você está contribuindo para a preservação do meio ambiente. Muitas fontes energéticas utilizadas no mundo contribuem para o aumento das emissões mundiais de gases que intensificam o efeito estufa, um dos principais responsáveis pelas graves consequências do aquecimento global.

Energia renovável

Como a fonte de energia é a luz do sol, um recurso disponível na natureza e cuja origem é praticamente ilimitada, ela é considerada renovável. Isso significa que para utilizá-la, não é preciso explorar os recursos finitos do planeta Terra, diferentemente de outras fontes de energia não renováveis, como é o caso do carvão mineral, gás natural e outros combustíveis fósseis.

Desconto na conta de luz

Um dos principais atrativos da energia solar fotovoltaica é a economia resultante na conta de luz. Uma vez que os sistemas fotovoltaicos geram energia própria na unidade consumidora, o usuário depende muito menos da energia elétrica vinda da rede pública. Caso a produção energética dos painéis solares seja maior do que o consumo, então o excedente é injetado na rede gerando créditos que podem ser utilizados posteriormente, abatendo o valor na conta de luz.

Fácil manutenção e durabilidade

Os equipamentos usados em um sistema fotovoltaico, como os painéis solares, inversores e baterias, têm fácil instalação e manutenção. Além disso os sistemas on grid, apresentam uma longa durabilidade, tornando o sistema um bom custo-benefício para quem o adquire. A sua vida útil costuma ficar em torno de, pelo menos, 25 anos.

Preços estão mais acessíveis

Os custos das placas e dos equipamentos fotovoltaicos têm caído muito nos últimos anos e a instalação da energia solar atualmente já é viável para os consumidores.

Expandindo no mundo (e no Brasil!)

Diante dos benefícios da geração de energia fotovoltaica e, especialmente, graças à necessidade do mundo passar por uma transição energética adotando matrizes limpas e renováveis, a energia solar só cresce. Muitos países, como a China – uma das nações mais poluentes do mundo -, têm apostado fortemente na energia solar como alternativa às outras fontes que utilizam.

O Brasil não é diferente. Devido a vasta disponibilidade de luz solar no território brasileiro o ano todo, a energia solar fotovoltaica pode se tornar uma das principais fontes de energia elétrica do país.

Desvantagens

Investimento inicial

Existe um custo inicial para a instalação de um sistema solar fotovoltaico (veja aqui como calcular o valor), que inclui o gasto com os equipamentos, o projeto e a mão de obra dos técnicos. Mas, depois de instalado, o sistema gera um enorme desconto na conta de energia, portanto o investimento realizado volta para o bolso do consumidor.

A média de retorno do valor inicial investido é de quatro anos, mas o tempo pode ser menor. Além disso, vários bancos hoje já oferecem financiamento destinado à instalação de energia solar fotovoltaica, apresentando-se como opção para quem não possui capital inicial.

Não gera energia a todo momento

Como depende da luz do sol, a energia solar fotovoltaica não é gerada durante a noite. Entretanto a unidade consumidora tem a opção de continuar conectada à rede elétrica pública, que alimenta-a com energia durante estes momentos. Se, durante o dia, a geração da fonte solar for maior que o consumo, o excedente de energia é injetado na rede elétrica.

A energia injetada é registrada por um medidor bidirecional e o proprietário recebe créditos de energia. Ainda existe a opção do sistema off grid, ou seja, com baterias, que são responsáveis pelo armazenamento da energia excedente e que pode ser utilizado onde não existe a conexão com a rede elétrica.

Conclusão

Apesar de apresentar algumas poucas desvantagens, que podem ser contornadas, a utilização da energia solar fotovoltaica apresenta muito mais vantagens. Estes benefícios são bastante impactantes, tanto em escala individual, para o usuário, quanto em escala global, na diminuição de impactos ambientais.

Postingan terbaru

LIHAT SEMUA