Do que fala o poema tem tudo a ver

Do que fala o poema tem tudo a ver

Dia de São José Cafasso

O amoroso padroeiro das prisões italianas!

Do que fala o poema tem tudo a ver

Mensagens sobre outono

Renove-se junto com essa estação que se inicia

Do que fala o poema tem tudo a ver

Dia de São Luís Gonzaga

O jovem santo que se dedicou aos necessitados

Do que fala o poema tem tudo a ver

Dia do profissional de Mídia

Celebre a mente por trás de cada produção!

Do que fala o poema tem tudo a ver

Sonia Abrão

Conheça mais sobre esta apresentadora que dá o que falar

Do que fala o poema tem tudo a ver

Jaqueline Carvalho

Uma verdadeira campeã do Brasil: conheça sua trajetória!

Do que fala o poema tem tudo a ver

Dia de São Romualdo

Aquele que abandonou riquezas por Deus

Do que fala o poema tem tudo a ver

Retrospectiva 2022

Confira os fatos históricos mais importantes de cada mês

Tem tudo a ver A poesia tem tudo a ver com tua dor e alegrias, com as cores, as formas, os cheiros, os sabores e a música do mundo.

A poesia tem tudo a ver com o sorriso da criança,

o diálogo dos namorados,

as lágrimas diante da morte, os olhos pedindo pão.

A poesia Tem tudo a ver com a plumagem, o voo e o canto,

a veloz acrobacia dos peixes,

as cores todas do arco-íris, o ritmo dos rios e cachoeiras,

o brilho da lua, do sol e das estrelas, a explosão em verde, em flores e frutos.

A poesia - é só abrir os olhos e ver – tem tudo a ver com tudo. Elias José

Tem tudo a ver A poesia tem tudo a ver com tua dor e alegrias, com as cores, as formas, os cheiros, os sabores e a música do mundo. A poesia tem tudo a ver com o sorriso da criança, o diálogo dos namorados, as lágrimas diante da morte, os olhos pedindo pão. A poesia Tem tudo a ver com a plumagem, o voo e o canto, a veloz acrobacia dos peixes, as cores todas do arco-íris, o ritmo dos rios e cachoeiras, o brilho da lua, do sol e das estrelas, a explosão em verde, em flores e frutos. A poesia - é só abrir os olhos e ver – tem tudo a ver com tudo. ELIAS JOSÉ

O que é poesia? Poesia é a emoção mais sublime que podemos experimentar. O nascer ou o pôr do sol, uma paisagem, um sorriso, um olhar, as lágrimas, uma cena do cotidiano têm poesia se conseguirem tocar nossas emoções. É como se a poesia estivesse nos olhos de quem vê, num olhar que vai além da aparência das coisas.

O que é o poema? Quando falamos de poema, estamos tratando do próprio texto, não um texto qualquer, mas aquele que trabalha com as palavras de uma forma muito especial, com a finalidade de expressar sentimentos e emoções pessoais.

O poema é escrito em VERSOS. VERSO é cada linha do poema. Um conjunto de versos forma uma ESTROFE.

Uma voz Sua voz quando ela canta me lembra um pássaro mas não um pássaro cantando: lembra um pássaro voando. Ferreira Gullar

Rima A rima é a semelhança sonora de palavras no final de versos (rima externa) e, às vezes, no interior de versos (rima interna).

Cantiga do Folclore Brasileiro: Como pode um peixe vivo Viver fora da água fria? Como poderei viver Sem a tua companhia?

Versos brancos: sem rima Amor punk aquele beijo na boca que você me deu semana passada está doendo até hoje. Nícolas Behr

Receita de olhar nas primeiras horas da manhã desamarre o olhar deixe que se derrame sobre todas as coisas belas o mundo é sempre novo e a terra dança e acorda em acordes de sol faça do seu olhar imensa caravela Roseana Murray

Linguagem figurada As palavras de um poema geralmente não têm um sentido comum, mas sentidos que permitem interpretações diversas. Para conseguir esse efeito, são utilizadas as figuras de linguagem. Estudaremos duas delas: a comparação e a metáfora.

Comparação Índia Índia, seus cabelos nos ombros caídos, Negros como a noite que não tem luar! José A. Flores.

“Minha dor é inútil Como uma gaiola numa terra onde não há pássaros. Fernando Pessoa

Metáfora A mão é uma estrela de cinco pontas. Uma diz brinque. Outra, sonhe. Outra, cresça. Outra, crie. Outra, ame. Maria Dinorah.

“Teu amor é cebola cortada, meu bem, Que logo me faz chorar Teu amor é espinho de mandacaru Que gosta de me arranhar [...] Petrúcio Maia, Clodô Metáfora

é Semelhança : faz chorar, machuca.

A metáfora se baseia numa relação de semelhança, como a comparação, mas sem os termos comparativos (como, assim como, etc.). Em outras palavras: Metáfora é uma c omparação subentendida, implícita.

Fotopoemas

Adriele

André