Como ocorre a divisão do continente de acordo com os critérios históricos culturais e econômicos?

A América Latina é concebida a partir de duas principais divisões regionais: uma obedece ao critério da localização e posição geográfica, outra obedece a critérios culturais e econômicos. A primeira divide o continente em América do Sul, Central e do Norte. A segunda divide em América Latina e Anglo-saxônica.

Divisão Física

Tendo como critério a posição física dos continentes no que se refere às suas respectivas latitudes e respeitando, ainda, as divisões político-nacionais, a América é dividida em América do Norte, Central e do Sul.

A América do Norte é composta por Estados Unidos, Canadá e México.

A América Central é formada por Belize, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Panamá, Antígua e Barbuda, Bahamas, Barbados, Cuba, Dominica, República Dominicana, Granada, Haiti, Jamaica, Santa Lúcia, São Cristóvão e Névis, São Vicente e Granadinas, Trinidad e Tobago.

Já da América do Sul fazem parte: Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Peru, Chile, Colômbia, Equador, Venezuela, Guiana, Guiana Francesa e Suriname.

Além da posição latitudinal, nota-se também a configuração dos formatos do continente americano, notadamente marcado por duas grandes porções de terras ligadas por outra parte menor. Além disso, nessa divisão, cada parte encontra-se sobre uma placa tectônica distinta.

Divisão sociocultural

A divisão sociocultural da América divide esse continente em América Anglo-Saxônica e América Latina. Na primeira região, encontram-se apenas Estados Unidos e Canadá; na outra, todos os demais países do continente americano. É comum ouvir que os principais critérios dessa divisão são o idioma e a diversidade étnica, entretanto, isso não é totalmente verdadeiro.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os idiomas da América Anglo-Saxônica, de acordo com essa divisão, seriam aqueles de origem inglesa ou saxônica, no caso o Inglês. No entanto, uma parte do Canadá fala o Francês – língua de origem latina –, que é, inclusive, um dos idiomas oficiais do país. Além disso, alguns estados dos EUA adotam outros idiomas oficiais além do inglês, como o próprio Francês e o Espanhol, outra língua de origem latina.

Além disso, nem todos os países da América Latina utilizam idiomas de origem latina. É o caso, por exemplo, do Suriname, que fala Holandês, e de alguns países da América Central que adotaram o inglês como idioma oficial. Isso sem contar as inúmeras línguas pré-colombianas utilizadas por povos indígenas, algumas delas também adotadas oficialmente (como o guarani, no Paraguai).

Essa divisão das Américas, por sua vez, também não obedece à distribuição étnica da população, como muitos autores argumentam, uma vez que desconsidera uma infinidade de etnias, muitas delas nativas, que habitam o continente.

Na verdade, o principal fator que divide essas duas Américas é o econômico. Enquanto os anglo-saxões possuem economias mais desenvolvidas, os latinos apresentam economias subdesenvolvidas ou emergentes.

 Continentes são grandes massas de terra banhadas por mares e oceanos. A superfície do planeta Terra se divide hoje em seis grandes continentes, que são África, América, Ásia, Europa, Oceania e Antártida. A sua formação e a atual disposição dos continentes são explicadas por meio da teoria da deriva continental. Com exceção da Antártida, todos os continentes se dividem em unidades territoriais chamadas de países. Alguns países pertencem a mais de um continente ao mesmo tempo, sendo chamados de transcontinentais.

Confira nosso podcast: Conceitos de Geografia que você precisa conhecer

Tópicos deste artigo

Resumo sobre continentes

  • Continentes são imensas porções de terra banhadas pelos oceanos.

  • Juntos, somam uma área de 149 milhões de km², aproximadamente.

  • Sua configuração atual é explicada pela teoria da deriva continental.

  • A Terra se divide em seis continentes: América, África, Ásia, Europa, Oceania e Antártida.

  • País é a unidade política em que os continentes estão divididos, exceto a Antártida.

  • Todos os continentes são banhados por pelo menos um dos cinco oceanos que formam a parcela de água da superfície terrestre.

  • A Ásia é o mais extenso e mais populoso continente do mundo. O menor deles é a Oceania.

  • A Terra é formada por cinco oceanos: oceano Atlântico (América, Europa, África), oceano Pacífico (América, Ásia, Oceania), oceano Índico (Oceania, Ásia, África), oceano Glacial Ártico (Ásia, Europa, América) e oceano Glacial Antártico (Antártica).

Quais são os continentes da Terra?

A superfície do planeta Terra se encontra dividida em seis continentes:

  • América;

  • África;

  • Europa;

  • Ásia;

  • Oceania;

  • Antártida.

Com exceção da Antártida, todos os continentes apresentam subdivisões estabelecidas com base em critérios políticos, econômicos e socioculturais.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os continentes são extensas parcelas de terra banhadas pelos oceanos. Eles são formados por uma imensa área emersa e uma extensão situada abaixo do nível da água do mar, que é denominada plataforma continental. Juntos, perfazem uma área de aproximadamente 149 milhões de quilômetros quadrados, o equivalente a 30% da superfície terrestre.

Estando posicionados sobre placas tectônicas, os continentes se originaram por meio do movimento desses blocos sobre o magma terrestre, processo explicado através da teoria da deriva continental. A atual configuração da superfície do planeta teve início há 200 milhões de anos, com a desagregação do supercontinente Pangeia, e adquiriu o formato dos continentes observados hoje durante o começo do período Quaternário, há 2,6 milhões de anos.

→ África

O continente africano é o terceiro maior em extensão do planeta, com área de 30.365.000 km², o equivalente a 20,3% de todas as terras emersas. Trata-se ainda do segundo continente mais populoso, com 1.373.486.000 habitantes, 17,4% da população mundial. Uma parcela do continente africano está localizada acima da Linha do Equador, e a maior parte de suas terras se encontra na zona tropical do planeta. A África é formada por 54 países, além de ilhas e territórios pertencentes a nações de outros continentes.

Divide-se em cinco regiões:

  • África Setentrional;

  • África Ocidental;

  • África Central;

  • África Oriental;

  • África Meridional.

A Argélia é o maior país africano em área, enquanto a Nigéria é o mais populoso. Próximo da zona equatorial, se estende o Deserto do Saara, o maior deserto de areia do mundo. A África abriga uma imensa biodiversidade, sendo rica em recursos naturais. Apesar disso, o continente apresenta o maior índice de pobreza do mundo.

→ América

O continente americano é o segundo maior em extensão territorial, com 42.044.000 km², ou 28,1% do total global. Reúne uma população de 1.030.851.000 habitantes, sendo portanto o terceiro continente mais populoso do mundo, com aproximadamente 13% da população mundial. A América tem 35 países e 18 territórios, que são divididos em três subcontinentes:

  • América do Norte;

  • América Central;

  • América do Sul.

A maior parcela do continente americano se distribui pelo hemisfério norte, situando-se integralmente no Ocidente. O país com maior área do continente é o Canadá, ao passo que os Estados Unidos constituem a sua nação mais populosa. O continente apresenta enorme diversidade climática e paisagística, além de ser detentor de muitos recursos naturais e grande biodiversidade. Fica na América do Sul a maior floresta tropical do mundo, a Amazônia. No norte estão situados os países mais ricos, e a América Central reúne os países mais pobres do continente.

→ Ásia

O continente asiático é o mais extenso e mais populoso do mundo. A sua área de 44.614.000 km² corresponde a quase 30% de toda a área continental do planeta, além de reunir 4.679.661.000 de habitantes, número que equivale a 59,4% da população mundial. A Ásia é formada por 49 países, dentre os quais se encontram nações transcontinentais. Divide-se também em regiões:

  • Oriente Médio;

  • Ásia Central;

  • Ásia Meridional;

  • Ásia Oriental;

  • Sudeste Asiático.

A Rússia é o maior país do mundo e também da Ásia, além de ter seu território dividido entre esse continente e a Europa. Já o título de país mais populoso do continente asiático é da China, onde vivem mais de 1,4 bilhão de pessoas. O continente dispõe de uma grande diversidade étnica e cultural, além de ser o local onde surgiram algumas das primeiras civilizações. É detentor de inúmeras riquezas naturais, como o petróleo, além de ampla biodiversidade.

→ Europa

O continente europeu possui área de 10 milhões de km², o equivalente a 6,7% das terras emersas. Trata-se do quarto em extensão territorial e segundo menor dos continentes. A sua população é hoje de 747.747.000 de habitantes, uma parcela de aproximadamente 9,5% da população mundial. A Europa possui 50 países, alguns deles transcontinentais, além de territórios e departamentos ultramarinos.

Divide-se nas seguintes regiões:

  • Europa Meridional;

  • Europa Ocidental;

  • Europa Oriental ou Leste Europeu;

  • Europa Setentrional.

A Rússia apresenta a parte ocidental do seu território situada na Europa, podendo ser considerado o mais extenso e populoso país do continente. A Europa está situada integralmente no hemisfério norte e divide-se entre o Ocidente e o Oriente, apresentando uma grande variedade climática, com predomínio de climas frios, bem como de relevo. O continente é um importante centro cultural do Ocidente, além de ter sido marcado por eventos históricos, como a Revolução Industrial.

→ Oceania

Com área de 8.564.000 km², a Oceania é o menor continente do mundo. Dentre os continentes habitados, é também o menos populoso, com 43.220.000 habitantes, o que corresponde a somente 0,54% da população mundial. É formado por 14 países insulares e uma série de outras ilhas e territórios ultramarinos, os quais se situam no hemisfério sul e, em sua maioria, na parte oriental do globo.

Divide-se entre as seguintes regiões:

  • Australásia;

  • Melanésia;

  • Micronésia;

  • Polinésia.

A Austrália é o seu maior país, tanto em área quanto em população. Por essa razão, existem muitos materiais e textos na literatura que utilizam a denominação Austrália para todo o continente da Oceania. Seus territórios apresentam enorme pluralidade étnica e cultural, além de paisagens muito diversas. Os países oceânicos são detentores de uma biodiversidade única, formada por uma série de espécies endêmicas, isto é, originárias e presentes somente naquela região do planeta.

→ Antártida

A Antártida tem 14.200.000 km² de extensão, constituindo assim o quarto maior continente em área. Devido às condições climáticas extremas, uma vez que está situado abaixo do Círculo Polar Antártico, trata-se de um território não habitado. O frio severo e o tempo muito seco fazem com que a Antártida seja considerada o maior deserto do mundo.

O continente antártico não é dividido em unidades territoriais, sendo administrado desde 1959 por meio do Tratado da Antártida, assinado por diversos países, dentre eles o Brasil. A Antártida possui um grande valor científico e acadêmico, razão pela qual existem inúmeras bases de pesquisa instaladas em seu território. Seu subsolo é rico em minérios e combustíveis fósseis, mas a exploração está proibida. O continente dispõe de inúmeras espécies animais, com vegetação muito restrita devido ao solo congelado.

Transcontinentalidade

Transcontinentalidade é a característica de territórios situados em mais de um continente ao mesmo tempo. Os países transcontinentais que existem são:

  • Localizados na Europa e na Ásia: Armênia, Azerbaijão, Cazaquistão, Chipre, Geórgia, Rússia e Turquia.

  • Localizados na África e na Ásia: Egito.

Existem vários países formados por arquipélagos, como é o caso da Indonésia, que se distribuem também por mais de um continente. A cidade de Istambul, na Turquia, tem seu território dividido entre os continentes europeu e asiático. A separação física é realizada pelo Estreito de Bósforo. Trata-se de uma cidade transcontinental.

Leia também: O que dizem aqueles que acreditam que a Terra é plana?

Continentes e seus países

Os países correspondem às unidades políticas em que os continentes estão divididos.

Veja na tabela abaixo os países da África.

Veja na tabela abaixo os países da América.

*A Groenlândia e a Guiana Francesa são ambos territórios ultramarinos integrantes de outros países, a Dinamarca e a França, respectivamente.

A gradação de cores indica a qual subcontinente o país faz parte. O grupo em verde mais claro corresponde à América do Norte. O tom mediano diz respeito aos países da América Central. Em verde escuro está o conjunto de países e territórios da América do Sul.

Veja na tabela abaixo os países da Ásia.

Veja na tabela abaixo os países da Europa.

Veja na tabela abaixo os países da Oceania.

Tipos de continentes

Além daqueles continentes hoje estabelecidos, existem outros três tipos de continentes:

  • Supercontinentes: extensão de terra formada pela junção de dois ou mais dos continentes atualmente conhecidos. São exemplos a Pangeia e os dois supercontinentes que se formaram após a sua separação, que são Laurásia e Gondwana.

  • Subcontinentes: vastas extensões de terra que são parte de um continente já existente, porém menores do que eles, como é o caso das grandes penínsulas. Um exemplo é o subcontinente indiano. Podem ser ainda subdivisões com critérios preestabelecidos (aspectos econômicos, culturais, naturais), como no caso das três Américas.

  • Microcontinentes: correspondem aos fragmentos dos continentes, diferindo das ilhas na teoria pelo seu processo de separação e evolução geológica. O principal exemplo é Madagascar.

Oceanos de cada continente

Por definição, os continentes são imensas porções de terra cercadas por água. Esses corpos d’água correspondem aos oceanos, que ocupam as áreas mais rebaixadas do relevo da superfície terrestre, constituindo 70% da sua área. Eles detêm ainda 97% de toda a água disponível no nosso planeta.

O planeta Terra é formado por cinco oceanos, os quais banham as costas litorâneas dos seguintes continentes:

  • Oceano Atlântico: América, Europa, África.

  • Oceano Pacífico: América, Ásia, Oceania.

  • Oceano Índico: Oceania, Ásia, África.

  • Oceano Glacial Ártico: Ásia, Europa, América.

  • Oceano Glacial Antártico: Antártica.

Exercícios resolvidos sobre continentes

Questão 1

Trata-se de um continente com superfície de quase 45 milhões de quilômetros quadrados e que concentra mais da metade da população mundial. Nele estão localizados vários países que integram a lista dos mais populosos do mundo, o que inclui as duas únicas nações com mais de 1 bilhão de habitantes cada. Estamos tratando do continente:

A) norte-americano.

B) oceânico.

C) africano.

D) asiático.

E) europeu.

Resolução:

Alternativa D

O continente asiático é o maior e mais populoso do mundo. Nele, ficam a China e Índia, países que possuem, respectivamente, 1,4 e 1,3 bilhões de habitantes.

Questão 2

Os continentes são grandes extensões de terra cercadas por águas, que são os mares e os oceanos. O planeta Terra é composto por seis continentes que chegaram à atual configuração por meio do movimento das placas tectônicas. Todas as afirmativas abaixo a respeito dos continentes estão corretas, exceto uma. Marque a incorreta.

A) A Oceania é constituída por milhares de ilhas, sendo o menor continente do mundo.

B) Existem países que têm território em mais de um continente, como é o caso da Rússia.

C) A Antártida é um continente praticamente inabitado e até hoje inexplorado por viajantes.

D) O continente americano está dividido em três subcontinentes.

E) Os países mais pobres do mundo estão localizados no continente africano.

Resolução:

Alternativa C

A Antártida não é habitada, mas suas terras apresentam grande valor científico e acadêmico, razão pela qual existem diversas estações e bases de pesquisa no local. As explorações geográficas no continente tiveram início no começo do século XX.

Crédito de imagem

[1] Wikimedia Commons (reprodução)

Por Paloma Guitarrara
Professora de Geografia