Como fazer para o dente do bebê nascer mais rápido

  • Incisivos inferiores: geralmente são os primeiros a aparecer, em torno de cinco a sete meses de idade.
  • Incisivos superiores: tendem a nascer entre os seis e oito meses.
  • Incisivos laterais superiores: entre nove e 11 meses.
  • Incisivos laterais inferiores: entre 10 e 12 meses.
  • Primeiros molares: entre 12 e 16 meses.
  • Caninos: entre 16 e 20 meses.
  • Segundos molares: entre 20 e 30 meses.

Durante a dentição, alguns bebês ficam mais agressivos do que o habitual por causa da dor e inchaço nas gengivas. Os sintomas geralmente aparecem cerca de três a cinco dias antes do dente nascer (mas há casos em que duram semanas), e desaparecem assim que  os dentes rompem a pele. Mas há alguns bebês sortudos que não sofrem absolutamente nada com o nascimento dos primeiros dentinhos.

Os sintomas mais comuns são:

  • Chorar ou choramingar mais do que o comum.
  • Vermelhidão e dor na gengiva, no local onde o dente vai nascer.
  • Uma bochecha mais corada do que a outra.
  • Babar mais do que o usual.
  • Roer e mastigar muito as coisas.
  • Irritabilidade e mau humor.
  • Se recusar a comer e beber.
  • Acordar mais vezes durante a noite.
  • Pequeno sangramento da gengiva, no local onde o dente deverá nascer.

Os sintomas são normais e desaparecem conforme os dentes vão nascendo. Caso sejam muito severos ou não desapareçam, consulte o médico. Muita gente acredita que febre e diarreia são sintomas da dentição, mas não há comprovação científica. Leve o bebê ao pediatra sempre que algo estiver fora do normal.

Como aliviar os sintomas

Caso o bebê esteja sofrendo muito durante o nascimento dos primeiros dentinhos, é possível tomar algumas medidas para ajudá-lo. Uma delas é lavar bem suas mãos e esfregar um dos dedos na gengiva da criança por cerca de dois minutos. Muitas se sentem aliviadas com a massagem.

Dar carinho e afago também pode oferecer alívio. Como o bebê pode ficar irritado e manhoso, é preciso ser paciente e dar atenção. O melhor remédio, no entanto, é mastigar. Objetos como anéis de dentição, chocalhos e outros brinquedos flexíveis ajudam o bebê a aliviar a dor e coceira. Eles têm que ser seguros e aprovados pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia)

Em casos extremos, o bebê pode tomar um analgésico, desde que receitado pelo médico.

Cuidados com os dentes

Assim como você passa fio dental e escova os dentes após cada refeição, é preciso cuidar da saúde bucal do bebê. Para que ele cresça com um belo sorriso saudável, pode-se tomar alguns cuidados:

  • Mamar no peito é a primeira e melhor forma de estimular o bom desenvolvimento dos dentes e da face, de acordo com a Organização Mundial da Saúde e a Sociedade Brasileira de Pediatria
  • Quando aparecerem os primeiros dentes da frente, sua limpeza deve ser feita com um tecido macio e limpo, umedecido em água limpa.
  • Quando surgirem os outros dentes, a limpeza já pode ser feita com uma escova de dente macia e sem pasta de dente, apenas molhada em água limpa.
  • Limpar sempre os dentes após a ingestão de alimentos e medicamentos.

Dúvidas comuns sobre dentição dos bebês

O Ministério da Saúde esclarece dúvidas comuns sobre o nascimento dos primeiros dentes e a saúde bucal dos bebês:

É preciso limpar a boca do bebê antes do nascimento dos primeiros dentes?

Sim. Existem escovas de dente que são dedeiras, encaixadas diretamente no dedo do adulto para que possa esfregar a gengiva e limpar todo o resto da comida. Na ausência da escova, pode-se utilizar uma gaze ou cotonete.

Quando usar pasta de dente?

A pasta de dente pode começar a ser utilizada quando o bebê tiver todos os dentes de leite. Durante a infância, é recomendável que use a pasta infantil, pois possui flúor em quantidade recomendada para a idade.

Mamadeira, chupeta e chupar o dedo fazem os dentes nascerem tortos?

Sim, isso pode acontecer. Hábitos como esses podem entortar tanto os dentes quanto a arcada dentária (parte óssea da mandíbula).

Mordedores ajudam os dentes a crescer mais rápido?

Não, isso é um mito. O mordedor serve apenas para causar sensação de conforto no bebê quando a gengiva está sensível e irritada. O ato de morder ajuda a mucosa a ficar mais preparada para a erupção dos dentes.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Ministério da Saúde (“Caderneta de Saúde da Criança - Passaporte da Cidadania”) Site oficial do sistema de saúde do Reino Unido (“Baby teething symptoms”) WebMD Medical Team (“Teething - Topic Overview”) Ministério da Saúde (“Saúde bucal: nascimento de primeiros dentes pode até causar febre nos bebês”)

Redação Pais&Filhos 15.09.2017

Os primeiros dentes começam a nascer. Suspira a família toda. Enquanto alguns bebê lidam com a novidade sem muito sofrimento, outros acabam fazendo a casa toda sofrer. Mas, depois de noites mal dormidas, irritabilidade e choros, no lugar da gengiva inchada e vermelha, desponta um dentinho simpático.

É bom manter os remédios tradicionais guardados, mas talvez deixa-los como segunda opção já que existe uma infinidade de opções naturais que podem aliviar as pequenas gengivas doloridas. Quer checar 14 dos melhores remédios caseiros?

  1. Dê todos os brinquedos de dente disponíveis. Quando seu bebê estiver esperando um dentinho novo, vai sentir uma grande satisfação em roer tudo que aparece pela frente. De borracha ou silicone macio, alguns brinquedo podem ser preenchidos com água geladinha para dar maior alívio.
  2. Tente uma toalha fria. É um truque antigo, mas alivia muito o bebê. Basta molhar uma flanela, congelá-la por 15 minutos e depois entregá-la ao seu bebê.
  3. Dê o seu dedo. Sua mãe limpa à disposição sempre será o melhor alívio.
  4. Use um colar que ele possa morder. Hoje em dia existem colares feitos de silicone designados para seu bebê morder.
  5. Asse biscoitos. Além de se deliciar, seu pequeno poderá aliviar o incômodo.
  6. Cuide da imunidade dele. Dentinhos novos podem causar febre e resfriados, então dê uma atenção especial à imunidade nessa fase. Continue a amamentar (se você ainda está), o leve para tomar ar fresco, dê vitamina D e purê de vegetais.
  7. Faça sorvete de palitinho de fruta. São fáceis de fazer e seu bebê vai amar (o gosto e o alívio). Basta escolher uma fruta, colocar um pouco de água e congele em um molde.
  8. Iogurte gelado. Algumas colheres de iogurte natural gelado podem ajudar a acalmar as gengivas doloridas do seu bebê. Além disso, as bactérias boas ajudarão a saúde intestinal.
  9. Compre um mordedor Sophie. Essa adorável girafinha francesa é feita de borracha natural.
  10. Dê uma colher gelada. Basta deixar por um tempo na geladeira e dar ao seu bebê para acalmar a gengiva.
  11. Faça cubos de gelo de chá de camomila. Da próxima vez que você fizer um chá de camomila, salve a bolsinha e mexa o que restou dentro com água. Coloque em uma bandeja de gelo e congele. Então é só pegar um cubo dentro de algum saquinho ou toalha e dê para seu bebê mastigar. Ele vai se sentir mais calmo e aliviado ao mesmo tempo.
  12. Compre um colar de âmbar para ele. A teoria é que esses colares tenham propriedades analgésicas que ajudam a aliviar a dor no corpo.
  13. Compre um brinquedo de madeira. Seu bebê já mordeu o berço? Se sim, é porque a textura da madeira alivia sua gengiva.
  14. Congele alguns vegetais e frutas. Já percebeu que coisas geladas aliviam seu bebê, certo?! Congele fruta ou vegetais cozidos e coloque dentro de um mordedor de silicone ou toalha (para evitar que ele engasgue) e dê pra ele roer.

Leia também:

3 erros que a gente comete quando o dente está mole

Saiba como lidar com os primeiros dentes do bebê 

Guardar os dentes de leite do seu filho pode ajudar em tratamentos de saúde no futuro

Como pai ou mãe de primeira viagem, você provavelmente tem muitas perguntas sobre o que esperar do seu filho. Quando seu bebê começa a dar os primeiros sinais de dentição, a maior dúvida em sua cabeça provavelmente será: "Quando nasce o primeiro dente dos bebês?". O processo de dentição é diferente para cada criança, mas você deve ter em mente algumas informações.

Sinais da dentição

Para alguns bebês, a dentição é um processo rápido e fácil, mas para outros não. Os sinais de dentição podem durar semanas antes do dente realmente emergir, mas para alguns sortudos, pode não haver nenhum sinal. Cada criança é diferente, mas há alguns sinais típicos a ser observados que indicam que seu pequeno está se preparando para o surgimento do primeiro dente. De acordo com a Mayo Clinic, os sintomas da dentição incluem babar, morder objetos, irritabilidade ou mau humor e dor e sensibilidade na gengiva.

O bebê também pode acordar ou ficar agitado durante a noite e apresentar mudanças nos hábitos alimentares ou das mamadas. Por exemplo, um bebê que já costumava dormir a noite inteira pode de repente acordar durante a noite e querer mamar em busca de conforto. Os sintomas da dentição podem continuar ao longo de todo esse processo, até que a criança tenha o conjunto total de dentes de leite.

Quando nasce o primeiro dente dos bebês?

Na maioria dos bebês, o primeiro dente começa a surgir a qualquer momento entre 3 e 9 meses de idade, mas essa idade pode variar muito; por isso, não se preocupe se o dente do seu bebê começar a nascer mais cedo ou mais tarde. Os dentes dos bebês costumam nascer em pares e os primeiros a surgir são os incisivos centrais inferiores. Os dentes inferiores serão seguidos pelos incisivos centrais superiores, incisivos laterais inferiores e superiores, primeiros molares, caninos e segundos molares. A maioria das crianças terá o conjunto completo de dentes de leite até os 3 anos de idade.

Como aliviar a dor na gengiva durante a dentição do bebê

Embora a dentição possa ser um processo longo e difícil, existem várias coisas que você pode fazer para aliviar a dor causada por esse processo. A maioria dos bebês costuma morder qualquer coisa que encontra para aliviar a dor na gengiva. Deixe vários brinquedos macios e de pano e mordedores de borracha à mão para que o bebê possa aliviar essa vontade de morder tudo. Objetos frios também ajudarão a reduzir a necessidade de morder e irão amenizar a dor ao mesmo tempo. Ofereça ao bebê anéis de dentição ou panos frios e mordedores de malha com alimentos resfriados dentro. Você também pode aliviar a dor do seu pequeno massageando a gengiva dolorida. Use um dedo limpo para esfregar e aplicar uma pressão suave ao longo da gengiva.

Início dos cuidados bucais

Mesmo antes do primeiro dente começar a nascer, você pode acostumar seu bebê com a ideia de higiene bucal, limpando sua gengiva com uma gaze. Após a erupção do primeiro dente, você pode usar uma escova dental pequena de cerdas macias para limpar o dente e a gengiva. Desenvolver uma rotina regular de escovação não é importante apenas para manter o sorriso do bebê saudável, mas também para acostumá-lo com o cuidado diário desde cedo.