Como calcular altura de um triângulo retângulo

Suponha que você tem um triângulo com lados {6,7,8} – como encontrar a altura?  

Como calcular altura de um triângulo retângulo


Esta é uma pergunta que alguns candidatos do GMAT fazem. Eles sabem que precisam da altura para achar a área, então se perguntam: como encontrar a altura? Uma resposta rápida é: fuhgeddaboudit! (Esqueça-se disso! – em português)

Qual altura?

Primeiro de tudo, a “altura” de um triângulo é sua altitude. Qualquer triângulo possui três altitudes, portanto, três alturas. Veja, qualquer lado pode ser uma base. De qualquer vértice, você pode desenhar uma linha perpendicular ao oposto da base – esta é a altitude. Qualquer triângulo possui três altitudes e três bases. Você pode usar qualquer par de altitude-base para encontrar a área do triângulo, pela fórmula A = (1/2)bh.  

Como calcular altura de um triângulo retângulo
Como calcular altura de um triângulo retângulo
Como calcular altura de um triângulo retângulo

 

Em cada um desses diagramas, o triângulo ABC é o mesmo. A linha verde é a altitude, a “altura”, e o lado com o quadrado perpendicular vermelho é a “base”. Todos os três lados do triângulo têm uma.

Encontrando uma altura

Dadas as alturas dos três lados do triângulo, a única forma de se encontrar a altura e a área dos lados individuais iria envolver trigonometria, o que está bem além do escopo do GMAT. Você está 100% ISENTO da responsabilidade de saber como fazer esse tipo de cálculo. Essa matemática é muito mais avançada do que é realmente necessário conhecer. Não se preocupe com essas coisas.  

Na prática, se o problema do GMAT quer que você calcule a área de um triângulo, eles teriam que fornecer a altura. A única exceção seria em um triângulo retângulo – aqui, se uma das pernas é a base, a outra é a altitude, a altura, então é particularmente fácil encontrar a área de triângulos retângulos.

Como calcular altura de um triângulo retângulo

Alguns Exemplos de “mais do que você precisa saber”

Se você não quiser saber nada sobre esse tópico pois definitivamente não precisa para o GMAT, pule esta seção!  

a. Tecnicamente, se você sabe os três lados de um triângulo, é possível encontrar a área com algo chamado fórmula de Heron, mas isto também é algo além do que o GMAT espera de você. Mais do que precisa saber!

  b. Se um dos ângulos de um triângulo é obtuso, então as altitudes para qualquer base adjacente ao seu ângulo obtuso está fora do triângulo. Super tecnicamente, uma altitude não é um segmento através de um vértice perpendicular à base oposta e sim, um segmento através de um vértice perpendicular à linha que contém a base oposta.  

Como calcular altura de um triângulo retângulo

  No diagrama acima, o triângulo DEF, uma das três altitudes é DG, que vai do vértice D à uma linha reta infinita que contém o lado EF. Isto é uma técnica que o GMAT não irá colocar no teste ou exigir de você. Novamente, mais do que precisa saber!   c. Se os três lados de um triângulo são todos inteiros perfeitamente positivos, então em toda a sua probabilidade, o valor matemático real das altitudes serão decimais bem feios. Muitas fontes de preparações do GMAT e professores no geral irão passar por cima disso, e, para facilitar a resolução dos problemas, irão fornecer um número perfeitamente positivo para a altitude também. Por exemplo, o real valor da altitude de C para AB no triângulo 6-7-8 do começo é:  

Como calcular altura de um triângulo retângulo

  Você tanto NÃO precisa saber encontrar esse número como também a maioria dos criadores das questões do GMAT vão poupar detalhes feios e apenas dizer, por exemplo, que a altitude = 5. Isto torna bem fácil o cálculo da área. Sim, tecnicamente, é uma mentira, mas uma que poupa os estudantes de vários decimais matemáticos feios que não requerem preocupação. Na verdade, professores de matemática de todos os níveis fazem isto o tempo todo – pequenas mentirinhas matemáticas, para poupar os estudantes de detalhes que não precisam saber.  

Até onde eu sei, as próprias pessoas que escrevem o GMAT são caçadoras da verdade de todos os tipos, e nem ao menos fazem esses tipos de mentirinhas de “simplificação para estudantes”. É mais provável que contornem todo o problema, por exemplo, ao fazer todas as variáveis com comprimentos relevantes ou algo do tipo. Novamente, mais do que precisa saber!

O que você precisa saber

É preciso saber geometria básica. Sim, há muita matemática além disso, e muito mais que poderia entender sobre triângulos e suas propriedades, mas você não é responsável por nada disto. É necessário conhecer a geometria básica de triângulos, incluindo a fórmula A = (1/2)b*h. Se o triângulo não é retângulo, você não tem responsabilidade nenhuma de saber como encontrar a altura – ela sempre será dada se precisar. Aqui está uma questão prática gratuita para você.  

1) http://gmat.magoosh.com/questions/81

   

Esta postagem apareceu originalmente em inglês no Magoosh blog e foi traduzida por Jonas Lomonaco.

O triângulo retângulo é um tipo especial de triângulo que recebe esse nome porque possui um ângulo reto, ou seja, um ângulo que mede 90°. Os outros dois ângulos internos são inferiores a 90°, chamados ângulos agudos.

Considere o triângulo ABC a seguir:

Como calcular altura de um triângulo retângulo

Onde:

  • b e c são os catetos oposto e adjacente, respectivamente;
  • a é a hipotenusa;
  • h é a medida da altura;
  • m é a projeção ortogonal do cateto AB sobre a hipotenusa;
  • n é projeção ortogonal do cateto AC sobre a hipotenusa.

A altura do triângulo, dependendo de qual seja a sua base, ela pode ser igual a um dos lados do triângulo.

Como calcular altura de um triângulo retângulo

Área do Triângulo Retângulo

A área é calculada da seguinte forma:

Como calcular altura de um triângulo retângulo

A fórmula é idêntica à fórmula geral para o cálculo da área do triângulo, porém devemos ficar atento, pois dependendo de qual seja a base do triângulo, o valor referente a altura pode ser igual a um dos lados.

Em qualquer triângulo retângulo, a medida em relação à mediana, ou seja, o ponto médio entre os vértices da hipotenusa, mede a metade da hipotenusa.

Como calcular altura de um triângulo retângulo

Podemos demonstrar que a mediana é realmente a metade da hipotenusa da seguinte forma: se pegarmos o triângulo retângulo acima e duplicarmos ele formando dois, unirmos esses triângulos pela hipotenusa teremos um retângulo onde a mediana dos dois se intercepta na metade do retângulo.

Como calcular altura de um triângulo retângulo

Logo M é o ponto médio da hipotenusa para o triângulo ABC.

Assim, como AD = BC e AM = AD/2, então AM = BC/2

Também podemos verificar que essa propriedade é verdadeira através da circunferência circunscrita ao triângulo retângulo.

Como calcular altura de um triângulo retângulo

Dessa forma, fazendo com que os vértices do triângulo fique sobre o círculo da circunferência e o ângulo inscrito na circunferência é um ângulo reto, o arco

Como calcular altura de um triângulo retângulo

que ele enxerga mede 180°. Assim, o segmento de reta do triângulo retângulo

Como calcular altura de um triângulo retângulo

é o diâmetro da circunferência, e M, o ponto médio, é o centro da circunferência.

Como calcular altura de um triângulo retângulo

é a mediana.

Portanto, como ela é igual ao raio da circunferência, temos que AM = BC/2

Teorema de Pitágoras para o triângulo retângulo

O Teorema de Pitágoras nos diz que a soma dos quadrados dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa. Em muitos problemas esse teorema pode ser empregado na resolução do problema, por exemplo, se dois lados tem valores conhecidos podemos achar o valor do terceiro. O mesmo também vale para a altura do triângulo retângulo.

Teorema de Pitágoras: a² = b² + c²

Exercícios

Acesse os exercícios através do link abaixo: