A nerd eo popular texto

Nerd ou geek? Tanto faz? Nem sempre. Apesar de serem usados como sinônimos, os dois termos têm origens distintas e não servem para definir a mesma pessoa — apesar de que é possível carregar consigo os dois títulos simultaneamente sem nenhum problema.

Há quem diga que essas expressões significam as mesmas coisas e descrevem os mesmos grupos. Defensores dessa posição afirmam que o geek nada mais é do que a forma socialmente aceita de ser nerd, ou seja, um “nerd descolado”. Mas algumas pesquisas podem indicar especificidades distintas entre um grupo e outro.

A nerd eo popular texto
Steve Jobs (à esquerda) e Bill Gates (à direita): geeks ou nerds? (Foto: Reprodução/GearLive.com)

Mas e aí, você sabe dizer qual a diferença entre um nerd e um geek? A situação pode até parecer complexa, mas não é tanto assim. Vamos fazer algumas explicações que pretendem ajudar a esclarecer (ou confundir ainda mais) esta questão.

Os geeks

A palavra “geek” começou a ser usada na Europa a partir da segunda metade do século XIX. Segundo o dicionário Oxford, sua origem seria o termo inglês “geck” (bobo) ou a palavra alemã “gek” (louco, bobo). Assim, desde o início ela foi utilizada como sinônimo de bobo.

Logo depois, passou a ser empregada para definir artistas de rua que executavam performances bizarras a fim de ganhar dinheiro — uma dessas atividades envolvia, por exemplo, arrancar a cabeça de uma galinha viva com os dentes. Depois, foi associada a uma expressão genérica para pessoas estranhas.

Atualmente, os dicionários de língua inglesa costumam definir o geek como um entusiasta ou especialista em tecnologia, ou, de forma mais genérica, alguém que demonstra grande interesse em atividades ou assuntos específicos (como um "computer geek"). Além disso, é comum ressaltarem a falta de trato social de um geek — algo em que ele e o nerd se igualam.

Popularmente falando, os geeks têm grande inclinação para interesses como tecnologia, computador, jogos de videogame, gadgets, histórias em quadrinhos, cinema e outras vertentes da cultura pop. Apesar de sua origem curiosa, o termo atualmente é empregado de forma bastante positiva, especialmente após o boom tecnológico dos anos 1990 e 2000.

A nerd eo popular texto
Linus Torvalds: nerd ou geek? (Foto: Reprodução/2linux.org)

Os nerds

Apesar de o termo ser mais recente dentro da língua inglesa, os nerds estão aí (socialmente falando) há muito mais tempo do que os geeks.

A expressão começou a ser utilizada no final dos anos 1950 e acredita-se que tenha origem no termo inglês “nert” (louco). A partir da década seguinte, teve seu uso empregado quase sempre de forma pejorativa para descrever pessoas estudiosas e inteligentes, mas com pouca ou nenhuma desenvoltura para envolvimento social.

Marginalizados e alvos de preconceito e até mesmo violência, os nerds se fechavam em seus círculos de discussões sobre temas científicos, jogos de RPG, programação, entre outros assuntos. Seu visual também é bem estereotipado, sendo comumente composto por óculos grandes, camisa xadrez e suspensórios.

Os interesses típicos de um nerd seriam tecnologia, RPG, matemática, física, livros, química, enfim, temas mais ligados à ciência e aos estudos. Essas características peculiares e o preconceito acabaram por transformar a palavra nerd em sinônimo de estranho, deslocado e sem habilidades para relações sociais — especialmente com pessoas do sexo oposto.

Em 2013, o engenheiro de software Burr Settles fez uma pesquisa no Twitter para descobrir quais são as palavras mais associadas a nerds e a geeks. Ele analisou nada menos do que 2,3 milhões de tuítes e publicou o resultado em forma de gráfico, destacando como os dois grupos são vistos socialmente.

A nerd eo popular texto
Burr Settles analisou o Twitter para descobrir diferenças entre nerds e geeks. (Foto: Burr Settles/StackProp)

Obviamente que um estudo no microblog não iria zerar a questão, mas olhar os resultados exibidos no gráfico acima serve para dar uma ideia de como o tema é visto pelas pessoas de modo geral. Na imagem, quanto mais à direita, mais nerd; quanto mais acima, mais geek.

De acordo com os resultados publicados por Settles, temas como cultura, documentários, webcomics, iPod, Unix, tecnologia e tendências têm mais a ver com os geeks. Já temas como violoncelista, capítulo, bioquímica, seminário, Harvard, física, matemática, biologia e neurociência são mais relacionados aos nerds.

Vale reparar que temas como jogos de videogame, Vingadores, óculos, Star Wars, cosplay, MacBook, Raspberry Pi e biblioteca são compartilhados quase que na mesma medida entre ambos, o que também é bastante significativo para ressaltar que as duas tribos guardam muita semelhança.

O site Masters In IT fez um infográfico enumerando uma série de questões que diferenciam nerds e geeks. Uma das seções exibidas na imagem trata do mercado de trabalho para um e para outro.

Segundo a figura, geeks normalmente atuam com webdesign, tecnologia da informação, marketing, design gráfico, design de jogos, bartender ou barista. Já os nerds tendem a seguir ramos profissionais como ciência, programação, engenharia e tecnologia da informação.

A nerd eo popular texto
Geeks e nerds no mercado de trabalho (Infográfico: Reprodução/Masters In IT)

Controvérsias

Após buscar as definições que diferenciam geeks e nerds, temos uma resposta clara do que é um e do que é outro? Talvez. Mas é bem provável que as semelhanças entre ambos tenham ficado ainda mais claras.

A grosso modo, a impressão é que, dada a conotação altamente negativa e estereotipada dos nerds, muita gente toma para si o termo geek em busca de diferenciação. É latente em ambos os grupos o grande interesse por tecnologia, cultura pop e ciência, com os geeks pendendo mais para as interseções entre tecnologia e cultura pop, enquanto os nerds ficam mais para o lado de tecnologia e ciência.

Qual a sua opinião sobre o embate conceitual entre nerds e geeks?

Às vezes, quando uma palavra nova começa a ser incorporada no vocabulário de um determinado idioma, ela demora um pouco para chegar oficialmente ao dicionário. Nesse meio tempo, pode ser que a origem exata do termo seja perdida ou se torne imprecisa. Essa é, em parte, a história da palavra “nerd”.

  • Veja também: Dia do Orgulho Nerd, as melhores promoções geek ao vivo

Dependendo da época e contexto, é possível entendê-la de diferentes formas. Para muitas pessoas a primeira coisa que vem à mente quando se fala em nerd é aquela imagem americana de um adolescente ou jovem universitário de camisa, gravata borboleta e óculos, com o cabelo levemente ensebado, extremamente concentrado em frente a um computador. 

A nerd eo popular texto
Um clássico estereótipo!Fonte:  (Fonte: Giphy/Reprodução) 

Esse estereótipo tem muito a ver com uma das explicações possíveis para o nascimento do termo. Há quem acredite que a raiz da palavra seja, na verdade, uma sigla para Northern Electric Research and Development, como era chamado o Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da companhia de energia elétrica canadense Northern Electric. 

A Nortel, como ficou mais tarde conhecida, possuía um laboratório de tecnologia onde trabalhavam vários pesquisadores, técnicos e especialistas dedicadíssimos, que costumavam virar a noite trabalhando em seus programas e fazendo análises de dados na empresa. Isso é muito coisa de nerd!

A nerd eo popular texto
Nerd alert!Fonte:  (Fonte: Giphy/Reprodução) 

Contudo, muitos linguistas não acreditam nisso, já que há registros anteriores da palavra. Segundo o dicionário Oxford, a primeira menção a ela foi em 1951, num artigo da revista Newsweek, por exemplo. 

Um clichê pejorativo

Há pelo menos 60 anos na boca do povo, a ideia de “nerd” se popularizou mesmo nos anos 90, quando os computadores ganharam o mundo. E, com isso, vieram também os estereótipos.

No dicionário Cambridge, em inglês, uma das definições da palavra Nerd é a de "uma pessoa, especialmente um homem, que não é atraente e é estranho ou socialmente constrangedor". Ou seja, pessoas com uma certa dificuldade de se ajustar às normas da vida social, tímidas, cuja obsessão por um determinado assunto e inteligência avançada tornam difícil manter uma conversa corriqueira. 

A nerd eo popular texto
Veja bem...Fonte:  (Fonte: Giphy/Reprodução) 

Aqui no Brasil, antes do termo em inglês se popularizar, era mais comum se ouvir falar em CDF (iniciais de "Cabeça de Ferro"). 

Parece uma coisa de gente que tinha inveja do coleguinha colecionador de notas 10, não é? Tudo isso tornou a vida dos nerds muito difícil na infância e adolescência, já que se tornam a vítima perfeita dos valentões e bullies. 

Quem não se lembra do pai de Marty McFly, em De Volta para o Futuro? Até mesmo Severo Snape, da saga Harry Potter, sofreu bullying por ser um nerd na infância — nem o mundo da magia escapa!

A nerd eo popular texto
No fim das contas, Marty e Doc eram os verdadeiros nerds de De Volta para o FuturoFonte:  (Fonte: Universal Pictures/Reprodução) 

O próprio Dia do Orgulho Nerd está ligado à raiz estereotipada dos anos 60. O preconceito era tanto que foi preciso criar um dia para gritar que não havia vergonha em ser nerd. 

Algumas séries de TV ajudaram a transformar um pouco essa imagem. The Big Bang Theory, por exemplo, deu um duro danado por várias temporadas para criar a maior simpatia pelos nerds de laboratório. Socialmente inadequados, talvez. Mas muito carismáticos, sem dúvida. 

Personagens como Spencer Reid e Penelope Garcia, em Criminal Minds, a Rory, de Gilmore Girls, e a Hermione, da saga Harry Potter, também ajudaram a desconstruir um pouco a forma como os nerds são vistos e a reforçar que eles podem ser descolados!

A nerd eo popular texto
Rory Gilmore poderia morar na bibliotecaFonte:  (Fonte: Warner Bros Television/Reprodução) 

Mas então, todo mundo pode ser nerd?

Se ter um interesse específico é coisa de nerd, então isso significa que qualquer um que goste muito de um assunto é nerd? Não necessariamente. Um dos pontos que está no núcleo da ideia de “nerdice” é o aprofundamento. 

Não basta só gostar de um tema, tem que ter disposição para ampliar seus conhecimentos sobre ele. Um nerd não tem medo de ler, estudar, pesquisar, analisar, se especializar, passar horas e horas absorvendo o máximo possível de conteúdo sobre aquilo. Não é só inteligência, mas também esforço e dedicação. Com isso, aproveite para ver edições especiais de livros e séries nerd.

A nerd eo popular texto
Ross, de Friends, também era um nerd com interesses específicosFonte:  (Fonte: NBC/Reprodução) 

Graças a toda essa trajetória, a imagem de um nerd hoje se expandiu e também abarca pessoas com interesses em particular, como fãs das sagas Star Wars, Star Trek, O Senhor dos Anéis, entre outros, o que dialoga com outro rótulo bem comum hoje em dia - o de geek, aquele cara apaixonado ou entusiasta de quadrinhos, videogames, jogos de tabuleiro, cinema e assuntos do tipo. 

Ciência, inovação, tecnologia, entretenimento, tudo isso pode estar no escopo de um nerd. Mas, é claro que você não precisa gostar de nada disso pra ser nerd. São só hábitos que, em geral, vem com o pacote. Especialmente no Dia do Orgulho Nerd, o legal é aproveitar a possibilidade de ser nerd cada um à sua maneira. 

Você se considera nerd? Conta pra gente nos comentários quais suas principais “nerdices”!