Que darei eu ao senhor, por todos os benefícios que me tem feito? salmos 116:12

Leia a Bíblia, descubra planos e busque a Deus todos os dias.

Psalms 116:12

What shall I render unto the Lord?
&c.] He considers the Lord only as the author and giver of his mercies, and has nothing to say of his own merits, nor of other persons, who might be instruments of good to him; but is for giving all the glory to God: not as though he could render anything proportional or equivalent to what he had received, but as having a grateful sense of mercies, and willing, to express it; though at a loss, in a great measure, in what manner to do it, and therefore puts this question to himself and others:

[for] all his benefits towards me;
or, "all his benefits are upon me" {m}. This being a clause of itself; and shows what moved him to put the question he did; a sense of divine favours was impressed upon him, a load of benefits lay on him, and he wanted to ease himself in expressions of gratitude. These benefits were the blessings of nature and providence; his being, and the preservation of it, food, raiment, &c. and the blessings of grace; spiritual blessings, all things pertaining to life and godliness, sanctification, adoption, pardon, justification, and eternal life. These may well be called "benefits", since they spring entirely from the free grace of God; and they were many, more than could be counted and reckoned up, and set in order before the Lord; and yet he was desirous that none of them might be forgotten, but that praise might be rendered to the Lord for them all.

Que darei eu ao SENHOR

Tema: O TESOURO ESCONDIDO É TUDO QUE PODEMOS DAR A DEUS COMO GRATIDÃO

“Que darei eu ao SENHOR, por todos os benefícios que me tem feito? Tomarei o cálice da salvação, e invocarei o nome do SENHOR.”
Salmos 116:12 e 13

“Também o reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido num campo, que um homem achou e escondeu; e, pelo gozo dele, vai, vende tudo quanto tem, e compra aquele campo.”
Mateus 13:44

INTRODUÇÃO

A verdade é que durante toda a história do homem, o homem nunca conseguiu retribuir a Deus tudo que Deus lhe fez. Nunca encontrou nada em que pudesse dizer: “Achei algo em que posso retribuir a Deus.” Veja a pergunta do salmista: Não é simplesmente dar. Dar por dar, mas dar por todos os benefícios que me tem feito. O homem conseguiu achar o que dar? Não.

O Senhor tirou o povo de Israel mas o povo sempre reclamou no Deserto. Deus disse que daria uma terra boa ao povo, não só isso, mas uma terra que mana leite e mel, mas o povo reclamou dos gigantes que havia na terra.

Nos livros dos profetas (Isaías cap. 1), vemos o povo oferecendo sacrifícios que não agradavam a Deus. O coração do homem não era reto, o pecado do homem o impossibilitava de retribuir a Deus. Sua oferta não chegava a Deus. O que dar a Deus? Algo precisava ser descoberto .

DESENVOLVIMENTO

A pergunta do salmista é a pergunta do homem que percorreu toda a história da humanidade.

E é a pergunta para nós respondermos neste mês da Dedicação. Que daremos ao Senhor por tudo que Ele tem nos feito?

Só Jesus poderia dar ao homem, através do seu sangue, a condição de ser grato a Deus. Só Ele levou um povo a encontrar a mesma resposta do salmista: Um tesouro escondido . Há 2 relações da resposta do salmista com a parábola do tesouro escondido.

1º relação: Tomarei o cálice da Salvação – um tesouro escondido num campo, que um homem achou e escondeu, e pelo gozo dele
O ato é tomar o cálice. Quando achamos este tesouro e escondemos, tomamos o cálice da Salvação e fomos cheios do Gozo. O Espírito Santo encheu o nosso coração de gozo. Ele é este Gozo. Porque só o Gozo nos faz vencer, lutar, batalhar. Foi o Gozo que fez aquele homem ir.

2º relação: Invocarei o nome do SENHOR – Vende tudo quanto tem, e compra aquele campo
O processo é invocar o nome do Senhor. É um futuro. O nosso gozo nos faz ter um compromisso com Deus de hoje em diante. Só estamos invocando o nome do Senhor se nos desfizermos de tudo desta vida e adquirirmos este campo. Se deixarmos para trás a velha vida, o pecado, os velhos valores. É um processo.

CONCLUSÃO

Se o homem se desfizer de tudo que tem e comprar este campo, aí sim ele invocou o nome do Senhor.
Ser grato ao Senhor não é só achar este tesouro, é se desfazer de tudo que tem e adquirir este campo que é a Obra do Espírito .

Mas, voltando a pergunta, que darei eu ao Senhor, por todos os benefícios que me tem feito? O salmista não escreveu o que podia dar a Deus porque o homem não pode dar nada de si mesmo ou desta vida para retribuir a Deus. O salmista não disse que tinha achado algo que pudesse dar.

Que darei eu ao senhor, por todos os benefícios que me tem feito? salmos 116:12

Mas ele encontrou uma resposta, e a sua resposta, profeticamente, apontava para uma profecia que levaria uma igreja a achar um tesouro escondido (tomar o cálice), e pelo gozo dela (O gozo é o Espírito Santo), ir e se desfazer de tudo quanto tem e comprar aquele campo (invocar o nome do Senhor).

Que nome? Qual o nome do Senhor que invocamos? Quando é que invocamos o nome do Senhor?

Quando dizemos: Maranata! O Senhor Jesus vem!

Bruno Rocha
Maceió/AL

Que darei eu ao senhor, por todos os benefícios que me tem feito? salmos 116:12
Link de DOWNLOAD para Usuários Premium

Mais conteúdo

Jesus a grande pedra de testemunho – Josué 24:26-27a

Um coração sincero e generoso – II Reis 10:15-16

O servo que luta na revelação vencerá – I Samuel 17:38-45

Carta à Igreja de Sardes – Apocalipse 3:1-6

Efésios 3:17-19 – Amor de Deus

Simão, o Cireneu – Lucas 23:26

O Pardal solitário – Salmos 102:7

Ester 4:16 – Se perecer, pereci

Que darei eu ao Senhor? – Salmo 116:12–14

Gênesis 19:17 – Abraão e Ló

Que darei eu ao Senhor, por todos os benefícios que me tem feito?

1 Amo ao SENHOR, porque ele ouviu a minha voz e a minha súplica.

2 Porque inclinou a mim os seus ouvidos; portanto, o invocarei enquanto viver.

3 Os cordéis da morte me cercaram, e angústias do inferno se apoderaram de mim; encontrei aperto e tristeza.

4 Então invoquei o nome do Senhor, dizendo: Ó Senhor, livra a minha alma.

5 Piedoso é o Senhor e justo; o nosso Deus tem misericórdia.

6 O Senhor guarda aos símplices; fui abatido, mas ele me livrou.

7 Volta, minha alma, para o teu repouso, pois o Senhor te fez bem.

8 Porque tu livraste a minha alma da morte, os meus olhos das lágrimas, e os meus pés da queda.

9 Andarei perante a face do Senhor na terra dos viventes.

10 Cri, por isso falei. Estive muito aflito.

11 Dizia na minha pressa: Todos os homens são mentirosos.

12 Que darei eu ao Senhor, por todos os benefícios que me tem feito?

13 Tomarei o cálice da salvação, e invocarei o nome do Senhor.

14 Pagarei os meus votos ao Senhor, agora, na presença de todo o seu povo.

15 Preciosa é à vista do Senhor a morte dos seus santos.

16 Ó Senhor, deveras sou teu servo; sou teu servo, filho da tua serva; soltaste as minhas ataduras.

17 Oferecer-te-ei sacrifícios de louvor, e invocarei o nome do Senhor.

18 Pagarei os meus votos ao Senhor, na presença de todo o meu povo,

19 Nos átrios da casa do Senhor, no meio de ti, ó Jerusalém. Louvai ao Senhor.

12 Que darei eu ao Senhor por todos os benefícios que me tem feito? 13 Tomarei o cálice da salvação e invocarei o nome do Senhor. 14 Pagarei os meus votos ao Senhor, agora, na presença de todo o seu povo.

15 Preciosa é à vista do Senhor a morte dos seus santos. 16 Ó Senhor, deveras sou teu servo; sou teu servo, filho da tua serva; soltaste as minhas ataduras. 17 Oferecer-te-ei sacrifícios de louvor e invocarei o nome do Senhor. 18 Pagarei os meus votos ao Senhor; que eu possa fazê-lo na presença de todo o meu povo,

Read full chapter