Por que o mico leão dourado está ameaçada de extinção

voltar

O que é

Com até 50 centímetros e densa pelagem dourado-alaranjada, o mico-leão-dourado é uma espécie única da Mata Atlântica do Rio de Janeiro. Assim como a floresta, a população do Leontopithecus rosalia encontra-se hoje fragmentada. Isso ocorre, principalmente, devido a expansão de pastagens, obras de infraestrutura e atividade agrícola ao longo da bacia do Rio São João. A (re)conexão entre os grupos de mico-leão-dourado, que vivem em ilhas de vegetação e reúnem até 11 indivíduos, é fundamental. Essas ações são necessárias a afim de assegurar o futuro da espécie, já que se encontra ameaçada de extinção.

Essa iniciativa recebe o nome de “Parceria: Restauração Florestal para a Conservação do Mico-Leão-Dourado”. O projeto será executado pela Associação Mico-Leão-Dourado (AMLD) com recursos doados pela ExxonMobil, com a finalidade de plantar 20 mil mudas de espécies nativas da Mata Atlântica em Silva Jardim. Desta forma, o projeto contribui para a sobrevivência da espécie. A área restaurada corresponde à de 14 campos de futebol.

Hoje, estima-se que a população de mico-leão-dourado na natureza seja formada 2.500 animais. Como resultado, o trabalho beneficiará também diretamente moradores do entorno que trabalham em viveiros de mudas. E, indiretamente, a população dos municípios da região, que em virtude do contínuo trabalho de restauração florestal promovido pela AMLD, contará com uma melhoria dos serviços ecossistêmicos.

ODS

'

A devastação da Mata Atlântica quase exterminou toda a população de micos-leões-dourados. Originalmente, a espécie era encontrada em todo o litoral fluminense, chegando até o Espírito Santo. O mico-leão-dourado (nome científico: Leontopithecus rosalia) é um primata endêmico do Brasil, da família Callitrichidae e gênero Leontopithecus. Ocorre exclusivamente na Mata Atlântica brasileira, no estado do Rio de Janeiro, mas alguns autores já consideraram sua ocorrência no sul do Espírito Santo. Distribuição Geográfica: Como todas as 4 espécies de mico-leão, esta é endêmica do Brasil e ocorre na região central e norte do estado do Rio de Janeiro. Habitat: Mata Atlântica. Alimentação: Onívoro. Reprodução: Gestação de 130 dias, nascendo em média 2 filhotes. não extinto Mico-leão/Status de extinção Mico-leão-dourado (nome científico: Leontopithecus rosalia), também conhecido simplesmente como mico-leão, saguipiranga e sauimpiranga, é uma espécie de primata endêmica do Brasil, da subfamília Callitrichinae e gênero Leontopithecus. Já a tartaruga-de-pente (2 reais) e o mico-leão-dourado (20 reais) foram escolhidos pelos brasileiros em uma consulta pública, já que foram lançadas apenas em 2001. ... É uma espécie de réptil (do grupo dos quelônios) criticamente ameaçada de extinção. Mamíferos Mico-leão-dourado/Classe

São chamadas espécies endêmicas aqueles animais ou plantas que só podem ser encontrados em uma determinada região geográfica. O mico-leão-dourado é um deles. Nativa da Mata Atlântica e encontrados em sua maioria no Rio de Janeiro, o primata de pelagem reluzente corre sérios riscos de ser afetado pelas mudanças climáticas — e ele não será o único. 

Animais em extinção: incêndios no pantanal colocam onça-pintada em risco

Estudo internacional liderado por brasileiras mostra que mico-leão-dourado está entre os animais mais suscetíveis às mudanças climáticas.

De acordo com um estudo publicado no começo do mês na revista “Biological Conservation“, o aquecimento global pode exterminar diversas espécies endêmicas de plantas e animais ao redor de todo o globo terrestre. 

O mico-leão-dourado, por exemplo, perderia 70% de seu habitat até 2080, segundo a publicação. As tartarugas marinhas que embelezam as águas de parte da América do Sul e Central também estão na lista de possíveis vítimas do aumento de temperatura da Terra. 

10 espécies animais que correm risco de extinção por conta das mudanças climáticas

A pesquisa foi liderada por duas cientistas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Stella Manes e Mariana Vale. Ladeadas por uma equipe internacional, elas analisaram 300 localidades em terra e no mar que possuem a ocorrência de espécies específicas.

O resultado mostrou que animais endêmicos têm até 2,7 vezes mais chances de sumirem do mapa do que outras. Se a temperatura do planeta continuar a subir, eles estarão extremamente suscetíveis à extinção. 

Se a temperatura do planeta não parar de subir, animais e plantas endêmicos serão mais afetados.

Se a temperatura global continuar a subir, cerca de 92% das espécies endêmicas em terra e cerca de 95% das espécies endêmicas que vivem no mar serão extintas. Os valores representam 84% da biodiversidade endêmica de montanhas e 100% dos animais e plantas endêmicos de ilhas e arquipélagos.

Cientistas divulgam lista de animais menos conhecidos ameaçados de extinção

Apesar do prognóstico assustador, cientistas alertas que é possível reverter esse quadro antes que seja tarde. Para isso, cabe às nações do mundo seguirem as condições do Acordo de Paris, firmado em 2016 e que propunha a redução da emissão de gases estufa a partir de 2020.

As mudanças climáticas ameaçam áreas transbordantes de espécies que não podem ser encontradas em nenhum outro lugar do mundo. O risco de que tais espécies se percam para sempre aumenta mais de dez vezes se falharmos os objetivos do Acordo de Paris”, alerta Stella.

Os tons dourados e avermelhados dos pelos do mico-leão-dourado, sua longa cauda e a incomparável vivacidade enquanto pula de galho em galho tornam esse primata um dos animais mais carismáticos da fauna brasileira. Primordialmente, esse animalzinho era encontrado de norte a sul do estado do Rio de Janeiro. No entanto, hoje ele vive apenas em pequenos fragmentos de mata atlântica, graças ao apoio de ONG’s e pessoas preocupadas com a conservação da biodiversidade.

Afinal como vive um mico-leão-dourado?

O mico-leão-dourado (Leontopithecus rosalia) vive uma média de 8 anos e possui hábitos diurnos. Durante a noite, troncos ocos de árvore estão entre seus lugares favoritos pra tirar uma soneca. Sua dieta inclui pequenos animais, além de dezenas de espécies vegetais.

Importância do mico-leão-dourado para a natureza

Todos os animais possuem um papel ecológico importante no meio em que vivem. Mas esse miquinho desempenha uma função fundamental para as florestas: dispersa sementes após se alimentar de vegetais, ajudando a semear novas árvores. Essa “ajudinha” do mico-leão-dourado favorece a manutenção das matas que protegem e abastecem os rios e garantem água limpa para nós, seres humanos e todos os integrantes dos ecossistemas.

Por que o mico-leão-dourado está ameaçado de extinção

  • Foram animais caçados e vendidos desde o período colonial brasileiro;
  • Tiveram as florestas de Mata Atlântica, o seu lar, quase que inteiramente destruído pelos diferentes ciclos econômicos brasileiros: pau-brasil, cana-de-açúcar, café, pecuária, especulação imobiliária (hoje o Rio é o terceiro estado mais populoso do Brasil). Além disso, a construção de estradas segrega porções de floresta e propicia atropelamento de animais.
  • Os micos que sobreviveram habitam em poucos fragmentos de Mata Atlântica, muitas vezes, não conectados entre si por corredores ecológicos.

O que fazer para ajudar o mico-leão-dourado ?

  • Preservar as atuais áreas florestadas onde eles vivem e reflorestar lugares que já foram desmatados, de preferência, com árvores nativas de mata atlântica. Lembre-se: as árvores são casa e fornecem alimento para o mico-leão-dourado.
  • Criar tuneis e passarelas ecológicas para que os animais possam atravessar as estradas em segurança.
  • Criar corredores ecológicos, ligando fragmentos isolados de Mata Atlântica.
  • Apoiar pesquisas e projetos que se dedicam a estudar e preservar a biodiversidade.
  • Compartilhar conhecimento e informações

Caso queira visitar um projeto engajado com a preservação desse miquinho e ter uma experiência enriquecedora fale com a gente. Organizamos toda a logística para grupos pequenos e grandes em uma experiência de um dia, saindo do Rio de Janeiro.

Postingan terbaru

LIHAT SEMUA