O que é esqueleto axial

O complexo articular do corpo humano tem a função de conectar os ossos a outros ossos ou a cartilagens possibilitando o movimento entre eles por meio da atuação conjunta com músculos e ligamentos.

Quais os tipos de articulações?

Há muitos tipos de articulações no nosso corpo, que podem ser divididas de acordo com seu grau de mobilidade em:

  • Sinartroses que são articulações fibrosas imóveis;
  • Anfiartroses que são articulações cartilaginosas com pouca mobilidade e
  • Diartroses que são articulações móveis. 

A mobilidade das articulações se dá ao longo de um eixo (uniaxial), de dois eixos (biaxial), de três eixos (multiaxial).

Também podem ser divididas segundo o tecido de ligação em:

Sinoviais em que os ossos estão ligados a uma cápsula articular que fecha uma cavidade sinovial;

Fibrosa na qual une os ossos por tecido conjuntivo fibroso denso e cartilaginosa que une os ossos por cartilagens. Seja primária (sincondrose) que possui cartilagem hialina que no futuro será ossificada ou secundária (sínfise) que cobre os ossos com cartilagem hialina, mas é fibrocartilagem que une os ossos.

O que é esqueleto axial
FONTE: i.pinimg

O que preciso saber sobre o esqueleto axial?

O esqueleto axial é formado por um complexo com cerca de 80 ossos, dentre eles, os ossos do crânio, da caixa torácica e coluna vertebral. Todos esses ossos são conectados por articulações dos mais diversos tipos que permitem a movimentação, sem que haja desgaste ósseo em condições normais.

Os ossos da cabeça que protegem parte do sistema nervoso central são divididos em ossos do crânio e da face, sendo 8 do primeiro e 14 do segundo respectivamente.

A caixa torácica é composta pelas costelas e pelo externo, sendo 12 pares de costelas, das quais temos costelas verdadeiras, falsas e flutuantes, todas elas são conectadas às vertebras, mas verdadeiras conectam-se ao externo, as falsas possuem cartilagens na extremidade que se liga ao externo e as flutuantes possuem somente conexão com as vertebras.

A coluna vertebra é composta de 33 vértebras intercaladas sobre discos intervertebrais. Totalizando cerca de 79 estruturas, em indivíduos com diferenciação anatômica esse número pode variar sem que se tenha prejuízo de funcionalidade.

Mas qual o tipo de articulação do esqueleto axial?

Por ser uma área de menor mobilidade, as articulações do esqueleto axial são basicamente as Sinartroses e Anfiartroses.

  • Sinartroses encontradas principalmente nas conexões de ossos da cabeça,
  • Anfiartroses nas conexões entre vértebras e costelas.

Articulações da cabeça

Como foi dito anteriormente, o corpo humano possui 22 ossos na cabeça, desses 8 são referentes ao crânio e 14 referentes à face.

Por ser uma área muito importante do corpo humano, os ossos que protegem o sistema nervoso central são conectados por estruturas chamadas suturas. Elas são formadas por fibras e não possuem movimentação, classificadas, portanto, como Sinartroses, são elas:

O que é esqueleto axial
FONTE: pixabay

Já a face, composta por 14 ossos, apresenta não só um conjunto de articulações inflexíveis, mas também algumas flexíveis, como a articulação temporomandibular que envolve a parte escamosa do osso temporal, o disco articular no interior da cápsula articular, a cabeça da mandíbula e os ligamentos que as unem.

Na base do crânio há um complexo especial de articulações que possibilita a movimentação da cabeça, a conexão é feita com duas vértebras atípicas, atlas e axix e pela base do crânio.

O atlas possui dois arcos e duas massas laterais que se articulam com os côndilos occipitais do crânio sustentando seu peso. Já o axix possui uma projeção, em formato de dente, que permite a articulação com o atlas e, consequentemente, a rotação da cabeça.

O que é esqueleto axial
FONTE: KENHUB.COM

Articulações da coluna vertebral

A coluna vertebra é a estrutura óssea que protege a medula espinhal, parte do sistema nervoso central, além de possibilitar movimentos de torção, curvatura, rotação parcial do tronco, entre outros.

Ela se estende desde a base do crânio até a ponta do cóccix e é dividida em coluna cervical, torácica, lombar e sacral. É formada por 33 vértebras intercaladas por discos intervertebrais que possibilitam movimentação, além de outras conexões pouco móveis que conectam as vértebras entre si e que conectam as vértebras às costelas no caso da coluna torácica.

A coluna possui 23 discos intervertebrais que aumentam de acordo com o tipo de vértebra, de modo que as cervicais são estreitas e possuem discos pequenos enquanto as lombares são largas e possuem discos grandes.

Essas estruturas são formadas por anéis cartilaginosos e na sua parte central por uma estrutura gelatinosa chamada núcleo pulposo, possuem pouca vascularização, formam cerca de ¼ do comprimento total da coluna e com o decorrer da idade eles vão sendo desidratados e diminuem de tamanho, podendo provocar problemas de coluna. Esses discos permitem a movimentação da coluna, o amortecimento de choques mecânicos, além de auxiliar na conexão das vértebras adjacentes.

Caixa torácica

A caixa torácica é formada por 12 pares de costelas,7 verdadeiras que se articulam diretamente com o esterno, 3 falsas que se articulam com o esterno por meio de cartilagens e 2 flutuantes que não se conectam ao esterno.

Na coluna torácica há os espaços para conexões com as costelas que são chamados de facetas ou fóveas costais superiores, inferiores e transversas.

A articulação das costelas com as vértebras é chamada de Costovertebral e é uma articulação do tipo sinovial plana. Há também a articulação da cabeça da costela com o processo transverso da vértebra que é chamada de Costotransversária e articulação costocondral, entre a costela e sua cartilagem costal.

O que é esqueleto axial

FONTE: slidetodoc

Articulações do esterno

As articulações com o Esterno são chamadas de esternocostais, são articulações sinoviais planas, do tipo diartrose, com exceção da primeira costela que apresenta uma sincondrose.

O esterno ainda possui mais duas articulações, a manúbrioesternal, entre o manúbrio e o corpo, que é uma anfiartrose, uma vez que possui fibrocartilagem; a xifoesternal, entre o processo xifoide e o corpo do esterno, que é uma articulação cartilaginosa normalmente ossificada por volta dos 50 anos.

O que é esqueleto axial
FONTE: Gray’s Anatomy for Students

AUTOR: Rian Barreto Arrais Rodrigues de Morais

Instagram: https://instagram.com/rianrodrigues10?utm_medium=copy_link

O que é esqueleto axial

O texto acima é de total responsabilidade do autor e não representa a visão da sanar sobre o assunto

         Referências