O que é arte popular e arte erudita


Arte erudita, arte popular e arte de massa

A arte erudita refere-se àquela produzida e apreciada pela elite de uma sociedade. Mas não necessariamente uma elite econômica, compreendida pelas pessoas ricas, e sim por uma minoria de pessoas que conhecem vários estilos artísticos e que são bem informadas, ou seja, a elite cultural. Os artistas eruditos possuem estudos refinados de diversas técnicas, materiais, estudos e de história da arte.

A arte erudita é encontrada em grandes museus e galerias e possuem um valor artístico e qualidade estética.

A arte popular é aquela feita pelo povo e para o povo. O artista popular mantém raízes com a comunidade que faz parte sendo grandemente influenciado na sua criação pelos seus motivos e significados simbólicos e estéticos.

A arte popular faz referência a uma herança cultural das diferentes etnias que consistem um povo.  As manifestações da arte popular como o

artesanato, a cerâmica em argila, as peças de madeira, as xilogravuras na literatura de cordel etc.

Algumas manifestações artísticas atingem a uma quantidade maior de

pessoas, de diferentes classes sociais e culturais por isso são consideradas como arte popular e, ao mesmo tempo, arte de massa, significando “ao alcance de todos e para todos”.

Nos tempos modernos, com a evolução tecnológica dos meios de comunicação de massa – rádio, televisão, jornais, revistas e cinema – a arte pôde ser explorada no sentido deampliar o público que pretende conhecê-la, entendê-la e apreciá-la.

Contudo, mesmo com a arte ao alcance de quase todos, ela continua sendo produzida por uma minoria que forma uma elite cultural. A grande diferença entre “arte popular” e “arte de massa” seria sua origem, ou seja, quem as produz. 


Page 2

Qual a diferença entre arte e arte popular? A arte erudita refere-se àquela produzida e apreciada pela elite de uma sociedade. ... A arte erudita é encontrada em grandes museus e galerias e possuem um valor artístico e qualidade estética. A arte popular é aquela feita pelo povo e para o povo.

Quais são os apreciadores da arte erudita?

➢ Entre alguns artistas que são homenageados com o seu nome na história cultural de um povo podemos citar: Sandro Botticelli, Leonardo da Vinci , Michelangelo, Salvador Dalli , Pablo Picasso , Cândido Portinari , Di Cavalcanti , Tarsila do Amaral entre outros .

O que é arte erudita exemplos?

As pinturas, como a Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, e as esculturas, como a David, de Michelangelo, consideradas grandes obras de arte, são expressivos exemplos de cultura erudita.

O que é cultura erudita e dê exemplos?

Cultura erudita é aquela formada através de estudos, investigações teóricas e dados empíricos que permitem o desenvolvimento de um pensamento mais elitizado, elaborado e crítico. ... As óperas, orquestras e concertos de músicas clássicas são alguns exemplos de produtos da cultura erudita.

Arte Popular é a atribuição que se dá a produções artísticas (pintura, literatura, escultura etc.) com relevante valor, de pessoas que nunca se especializaram em arte, de fato, frequentando escolas etc.

Há quem considere que a arte popular é formada pelas manifestações artísticas que cria e consome o povo, em oposição à alta cultura ou à cultura académica. Um copo de barro criado por um artesão para recolher água é um exemplo de arte popular, ao passo que uma pintura numa tela num museu pertenceria à arte elitista.

A arte erudita refere-se àquela produzida e apreciada pela elite de uma sociedade. ... A arte erudita é encontrada em grandes museus e galerias e possuem um valor artístico e qualidade estética. A arte popular é aquela feita pelo povo e para o povo.

Cultura erudita e popular: diferenças e relações Em geral, consideramos erudito o que é acessível apenas a uma classe privilegiada, e popular o que é acessível à maioria das pessoas. Comumente, quando pensamos sobre o que é erudito, pensamos em coisas bonitas, de grande valor cultural.

Qual o conceito de cultura erudita?

A cultura erudita pode ser definida como uma produção artística elaborada por e para as pessoas da elite social. Sob o pressuposto de ser um produto voltado ao público intelectual, só tinha acesso a esse bem cultural aqueles que tinham maior poder aquisitivo.

O que é a arte erudita Ela tem um período específico?

A cultura erudita é uma forma de produção artística feita das elites dominantes para as elites dominantes. ... Na tradição artística ocidental, o centro de origem da produção cultural de elite deu-se na Europa.

Qual a origem da cultura erudita?

  • A origem da cultura erudita está ligada à formação dos Estados Nacionais, no período que vai do século XIII ao século XIX, no continente europeu, especialmente na formação de países como França, Inglaterra, Alemanha e Itália.

Por que a cultura erudita chegou às Américas?

  • Os colonizadores trouxeram para os territórios apropriados a sua cultura hegemônica e forçaram os povos nativos a aderirem-na. Como parte desse movimento, a cultura erudita chegou às Américas e à África como uma forma de produção cultural supostamente superior, por ser fruto de uma técnica artística esteticamente mais elaborada.

  • No entanto, essa visão pode ser extremamente excludente e elitista se considerar-se como refinamento estético apenas aquilo que aceita o padrão europeu de cultura. A distinção da cultura erudita surgiu na Europa para marcar a fronteira que a separa da cultura popular.

  • Por isso a arte popular se encontra mais afetada pela cultura de existência de uma cultura erudita da elite e de uma cultura popular do povo. Hoje, ideologia, vende visões do mundo, vende idéias, desejos. Feita para uma massa de massas, aí surge a cultura de massas (o produto da Indústria Cultural). A cultura

O que é arte popular e arte erudita

ARTE ERUDITA E ARTE POPULAR - Arte popular: é aquela em que o artista aprende seu oficio como estrutura, modelagem e outros, sem terem frequentado escolas de artes. Mas criam obras de reconhecido valor estético e artístico. A arte popular é também intuitiva e trata de valores locais, regionais, representa crenças, lendas, costumes típicos de determinada cultura. O artista popular traduz o universo no qual ele vive, seu dia-a-dia humilde e, muitas vezes difícil [...] - Arte erudita: cria obras de valores universais, é fruto do trabalho de grandes artistas que possuem conhecimento técnicos e formais apurador, As obras eruditas são marcos de determinadas épocas e trazem reflexões acerca dos modos de expressão plástica e de inovações conceituais[...] Mona lisa é a mais notável e conhecida obra do pintor italiano Leonardo da Vinci é nesta obra que o artista melhor concebeu a técnica do sfumato. O quadro apresenta uma mulher com uma expressão introspectivo e um pouco tímida. O seu sorriso restrito é muito sedutor, mesmo que um pouco conversador. Seu corpo representa o padrão de beleza da mulher na época de Leonardo. Este quadro é provavelmente o retrato mais famoso na história da arte, senão, o quadro mais famoso de todo o mundo. Poucos outros trabalhos de arte são tão controversos, questionados, valiosos, elogiados, comemorados ou reproduzidos. Leonardo começou o retrato em 1503 e terminou-o três ou quatro anos mais tarde. A pintura a óleo sobra madeira de álamo encontrasse exposta agora no Museu do Louvre, em Paris, e é a maior atração do museu.

O que é arte popular e arte erudita
O que é arte popular e arte erudita
O que é arte popular e arte erudita